Prazeres da mesa

Bacalhau simples cozido (com legumes)

Ingredientes

250 g de vagem macarrão 4 postas de lombo de bacalhau demolhado (cerca de 2 kg) 4 batatas médias 1 folha de louro 8 folhas de couve manteiga ou tronchuda 6 colheres (sopa) de azeite Vinagre de vinho tinto para regar Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gusto

Nível de dificuldade:

Modo de preparo


1 Em uma panela com água fervente, cozinhe as batatas com a casca até ficarem al dente; escorra-as e reserve-as envolvidas em um pano de prato limpo.
2 Em outra panela, aqueça água com a folha de louro e quando estiver borbulhando, junte as postas de bacalhau (2 de cada vez, por 5 a 10 minutos ou até começarem a se soltar em lascas); escorra e reserve em lugar aquecido.
3 Na mesma água, sem o louro, cozinhe rapidamente as vagens até ficarem al dente e escorra; passe as folhas de couve pela água por alguns segundos e reserve.
4 Enrole cada batata em um pedaço de pano e dê um murro seco; aqueça a metade do azeite em uma frigideira antiaderente e frite as batatas “esmurradas” por alguns minutos de cada lado ou até a casca começar a dourar ligeiramente.
5 Sirva cada posta cozida, acompanhada de folhas de couve aferventadas, um punhado de vagens e uma batata ao murro temperada com sal e pimenta; regue azeite e vinagre.
bacalhau simples cozido com legumes - edição bacalhau

Receitas Relacionadas