Prazeres da mesa

Uzi

Modo de preparo

RECEITA DE CRISTINA FARAH

1 pacote de massa folhada pronta, retangular – laminada.
1 gema, crua, misturada com uma colher, de chá, de manteiga.
1 e 1/2 cebola bem picada
1 dente de alho bem picado
2 colheres de (sopa) manteiga
1 colher de (sopa) óleo
1/4 xícara rasa de arroz já lavado e escorrido
1 xícara de água
100 g de sopa de fava cozida
50 g de pinoles dourados em uma colher (sobremesa) de manteiga
100 g de lombo de cordeiro moído
900 g de lombo de cordeiro
2 xícaras de vinagre de vinho branco
1 maço pequeno de hortelã
6 ramos de alecrim
Sal e pimenta síria.

Para o uzi – Recorte em 6 círculos de 12 cm de diâmetro.

Recheio para o uzi – 1. Misture as 100g do lombo de cordeiro moído com 1/2 cebola picada e tempere com sal e pimenta Síria a gosto.
2. Em uma panela aquecida, refogue a carne em uma colher de sopa de manteiga, acrescente o arroz e misture bem. Adicione a água, retifique o sal e deixe, em fogo baixo, até que o arroz esteja cozido. Retire do fogo, adicione a fava e 25g de pinoles, misture delicadamente e deixe esfriar.
3. Após esfriado, distribua este recheio, no centro, de cada um dos seis círculos de massa folhada, molhe as bordas com água e feche formando uma bola, bem perfeita, para não abrir.
4. Coloque os uzi em uma assadeira untada com manteiga, pincelo-os com a mistura de gema com manteiga e leve ao forno, pré-aquecido à 180ºC, por aproximadamente 40 minutos ou até que fiquem dourados.

Lombo de cordeiro – 1. Em um recipiente prepare uma vinha d’alhos com uma cebola picada, o alho picado, uma xícara de vinagre, sal e pimenta síria a gosto. Coloque as 900 g do lombo de cordeiro e deixe marinar por uma hora.
2. Aqueça uma panela de fundo grosso, coloque uma colher de sopa de manteiga e o óleo, doure o cordeiro e acrescente aos poucos a vinha d’alhos. A seguir vá acrescentando água suficiente para o cozimento da carne, em fogo lento, até que esta fique macia e o molho espesso.

Molho de hortelã – 1. Bata no liquidificador as folhas lavadas de hortelã com uma xícara de vinagre e sal a gosto.

Montagem – Coloque um Uzi em cada prato, fatie o lombo de cordeiro e distribua as fatias nos seis pratos com um pouco do molho por cima. Coloque o molho de hortelã em taças e sirva-as junto com o prato.
Decore com o alecrim e as 25g restantes de pinoles.

Rendimento: 6 pessoas
Menu: prato principal

Receitas Relacionadas