Prazeres da mesa

Frutos do Mar

Bazzar ao Mar

Por Ursula Alonso Manso Fotos Rodrigo Azevedo/ divulgação A ideia da restauratrice Cristiana Beltrão era criar um espaço com a...

Por: Prazeres Da Mesa | 4.apr.2018
Entre os diferenciais do cardápio estão o fato de servir pequenas porções, como somente uma ostra, e as boas opções de vinho em taça

Frutos do Mar

contatos: (21) 3202-2284

Por Ursula Alonso Manso
Fotos Rodrigo Azevedo/ divulgação

A ideia da restauratrice Cristiana Beltrão era criar um espaço com a cara do verão carioca, que privilegiasse os peixes e frutos do mar e não fosse engessado como um restaurante – oferecendo pequenas porções (é possível pedir uma única ostra) e vinhos em meia taça (excelente notícia nestes tempos de crise). Mas, para o cardápio do Bazzar Ao Mar sair do papel, foi preciso muita pesquisa. Uma história de êxitos e também de frustrações.

Com apoio de Jonas Leite, doutor em biologia marinha e pesquisador do Projeto Meros do Brasil, Cristiana conseguiu desenvolver um fornecedor local para entregar o camarão fresco (sem adição de sulfito), servido cru na varanda do Bazzar. As torradinhas que acompanham o petisco são salpicadas do verde de algas cultivadas em Barra de Guaratiba e o siri-açu, recheando pastéis ou gratinado com purê de funcho e chicória, vem de manguezais sustentáveis de Niterói. “A ideia era trabalhar só com fornecedores do estado, a exceção ficou por conta das ostras e dos mexilhões, que não temos por aqui com qualidade e segurança alimentar. As vieiras e os beijupirás são trazidos de Ilha Grande”, afirma. “Mas mesmo as ostras e os mexilhões chegam frescos”, diz Cristiana, acrescentando que, por não conseguir ouriços frescos e não aceitar o produto congelado vindo de São Paulo, o chef Claudio de Freitas desistiu de incluir a opção no menu.

Assado inteiro, o peixe depende da pesca do dia. “Ainda existe muito preconceito contra o que não é cherne ou robalo, mas a gente não se limita a isso, o limite é dado pela sazonalidade. Aqui você pode encontrar até a desconhecida prejereba”, afirma Cristiana, sem medo de dizer “não tem” ao cliente. “Não vamos ao mercado ao lado comprar um ingrediente industrializado para substituir algo que acabou.”

01/12

 

localização

Rua Barão da Torre, 538, Ipanema
Rio de Janeiro, RJ

Mais Restaurantes

Restaurantes