Prazeres da mesa

Doçaria

Chocolate Academy

A ideologia da empresa é oferecer o material para a produção do chocolate final e não vender o bombom em si

Por: Prazeres Da Mesa | 26.jan.2015
Camila Fontana

Doçaria

contatos: (11) 2123-7955

chocolate-academy.com/br

Por Isabel Raia

Brilho, barulho estalado ao ser quebrado, aroma forte e o rápido derretimento na boca são as principais características de um bom chocolate. Uma delas denuncia, inclusive, se o doce é preparado com manteiga de cacau ou gordura hidrogenada. Isso porque o primeiro se torna líquido na temperatura do corpo e provoca até a salivação, normalmente seguida por um extenso “Huum” do comensal, enquanto o segundo não.

Em fins de outubro, mais especificamente no dia 29, a Chocolate Academy, escola de chocolates da marca Callebaut, recebe a etapa brasileira do World Chocolate Masters. A sexta edição do concurso tem por tema a “Inspiração da Natureza” e terá cinco concorrentes pré-selecionados por análise curricular. Durante um dia inteiro, os candidatos farão cinco receitas com ingredientes da marca, incluindo uma escultura, enquanto são julgados por especialistas e assistidos pelo público. O vencedor participará da final no próximo ano, em Paris. Com exclusividade, Prazeres da Mesa divulgará as receitas participantes da competição.

Como a ideologia da empresa é oferecer o material para a produção do chocolate final e não vender o bombom em si, a Callebaut abriu a 15a unidade de sua academia em São Paulo, há aproximadamente um ano, com o intuito de ensinar profissionais e amadores a manusear o doce. Para o chef Bertrand Busquet, diretor da Chocolate Academy na capital paulista, um dos diferenciais da unidade é não esconder o segredo das receitas. “Nossa estrutura foi pensada com maquinário especializado em confeitaria e com utensílios que não são encontrados em outros locais”, afirma. A marca é resultado da fusão que aconteceu em 1996 entre a belga Callebaut e a francesa Cacau Barry. Hoje, a empresa é centralizada na Bélgica. No Brasil há uma fábrica em Extrema, Minas Gerais, e uma produção de cacau na Bahia, onde também é realizado um trabalho social para manter a qualidade de vida dos produtores.

Se você quiser aprender mais sobre chocolate, saiba que as aulas teóricas comportam até 32 pessoas e têm a duração média de 3 horas. Os cursos práticos têm de 8 a 12 vagas e extensão de um a três dias inteiros. Além disso, são feitas aulas com foco em datas comemorativas como Páscoa e Natal, e outras com participação de chefs com experiência internacional. O calendário completo dos cursos pode ser consultado no site chocolate-academy.com.

18.06.2013 - CHOCOLATE ACADEMY SP - FOTO: KEINY ANDRADE

localização

Avenida Paulista, 1.048, 12º andar, Bela Vista
São Paulo, SP

Mais Restaurantes

Restaurantes