Prazeres da mesa

Contemporânea

DES CUCINA

Inaugurado em junho de 2016, o Des Cucina se tornou neste ano uma das casas mais disputadas do bairro de Perdizes

Por: Prazeres Da Mesa | 2.jul.2018
Ravióli de queijo brie e compota de figo com redução de vinho do porto

Contemporânea

contatos: tel. (11) 3872-0050

descucina.com.br

Por Carolina Esquilante

Fotos Ricardo D’Angelo

Inaugurado em junho de 2016, o Des Cucina se tornou neste ano uma das casas mais disputadas do bairro de Perdizes, região famosa por abrigar mais bares do que restaurantes. Apesar do salão enxuto e das mesas bem próximas, o ambiente não fica barulhento e é um dos charmes do local. Um sofá compõe a parede inteira e algumas mesas são dispostas do outro lado do salão, que é dividido por um bar, todo feito de madeira clara. A decoração é bem clean, com destaque para as paredes em relevo. Ambientação à parte, a comida é o grande chamariz do Des – que leva esse nome em homenagem à rua em que está hospedado, a Desembargador do Vale –, dos sócios Orestes Duarte e Luis Mendes, que confiaram a cozinha ao chef Sergio França, pupilo do chef Sergio Arno, com quem trabalhou por 20 anos, no restaurante La Vecchia Cucina e a quem considera um pai e um mestre espetacular. Antes de chegar ao Des, ele passou ainda por locais como o Eataly e o Brasserie des Arts.

O sucesso do Des foi imediato e nos fins de semana são formadas longas filas, de pessoas ansiosas para provar as delícias feitas por França, que atribui essa aceitação do público ao bom atendimento, desde a chegada do cliente até o serviço da comida preparada com ingredientes frescos e muita dedicação. “O segredo é fazer um trabalho bem-feito, com calma, a cada dia, com o mínimo possível de erros. Acompanho de perto os fornecedores, o preparo dos pratos, a saída deles da cozinha.Enfim, é você colocar a alma naquilo que faz”, afirma o chef.

França está na categoria dos chefs que se apaixonam pela profissão e estudam exaustivamente até alcançar a perfeição dos pratos. Suas criações são tão saborosas que vale a pena aproveitar todas as etapas da refeição, da entrada à sobremesa. As massas são todas recheadas na hora, absolutamente nada é feito antecipadamente. “Não abro mão de ter uma variedade de massas no cardápio, mas também sou apaixonado por verduras e peixes. Meus pratos queridinhos são o ravióli de brie com redução de vinho do Porto e o bacalhau grelhado com arroz vermelho, que é mais leve e ideal para o verão.”

Alguns preparos merecem destaque, caso do carpaccio gratinado com shiitake, funghi e azeite trufado, no qual a salada vai por baixo do gratinado, para continuar fresca e não murchar, e do atum com redução de tangerina, uma verdadeira explosão de sabores. Para os principais, a dica é o risoto de frutos do mar e o nhoque de batata com fonduta de queijo e prosciutto. Para os mais formiguinhas, o petit gâteau de goiaba com sorvete de queijo, é imperdível! Uma releitura para o romeu e julieta, muito saborosa e levinha. A calda de goiaba tem o dulçor na medida certa e é impossível resistir quando ela sai, quentinha, do bolinho.

Nos fins de semana, França coloca algumas sugestões do dia, igualmente deliciosas, e que ocasionalmente entram para o cardápio fixo.

01/12

localização

Rua Desembargador do Vale, 233, Perdizes
São Paulo, SP

Mais Restaurantes

Restaurantes