Prazeres da mesa

Italiana

L’Ulivo Cucina e Vini

Preparada com o legítimo guanciale (bochecha de porco) da Umbria, a melhor all’amatriciana do Rio está no cardápio do L’Ulivo

Por: Prazeres Da Mesa | 4.sep.2017
Spaghettoni all´amatriciana, considerado por muitos o melgor do Rio de Janeiro.

Italiana

contatos: (21) 3576-7785

Por Ursula Alonso Manso
Fotos Berg Silva

Poucos restaurantes vêm atraindo tantos chefs quanto o L’Ulivo Cucina e Vini, do italiano Renato Ialenti, inaugurado no Rio de Janeiro em novembro de 2016. Em uma das noites que jantei lá, Luciano Boseggia, do Alloro, aguardava uma mesa. Antes dele, já haviam estado na casa Roberta Sudbrack, José Hugo Celidônio, Elia Schramm e Thiago Berton. “Conheci a cozinha do Renato quando ele abriu uma pequena portinha em Copacabana chamada Pra Vadiar, onde ele preparava a melhor all’ amatriciana do Rio, e, desde que fechou, fiquei procurando por ele na cidade”, diz Roberta. “Visitei o L’Ulivo e me emocionei. A cozinha do Renato é franca, territorial e extremamente pura, é um chef que estampa a alma em cada prato.” Preparada com o legítimo guanciale (bochecha de porco) da Umbria, a melhor all’amatriciana do Rio está no cardápio do L’Ulivo, assim como o rigatoni alla carbonara, que também segue a receita tradicional.

Afirmando se sentir no dever de tutelar a culinária italiana, principalmente por viver fora do país, Renato ainda importa pancetta, finocchiona (salame), trufas negras e farinha da Umbria. Os pratos de massa têm preços que começam em inacreditáveis 36 reais, e não passam de 49 reais. Entre as sugestões do dia, tomatinhos e favas verdes suavizam o sabor do alice e do pecorino no molho do saboroso linguine das terças-feiras. Para acompanhar, todos os vinhos da carta são italianos.

01/12

localização

Rua Miguel Lemos, 54, loja B, Copacabana
Rio de Janeiro, RJ

Mais Restaurantes

Restaurantes