Prazeres da mesa

Brasileira

Tordesilhas

EMBAIXADA  BRASILEIRA O restaurante paulistano Tordesilhas, que prima pela leveza, é um dos pontos certeiros para provar a cozinha brasileira...

Por: Prazeres Da Mesa | 18.jul.2014
Creme Inglês com suspiros de jatobá - Tordesilhas

Brasileira

contatos: (11) 3107-7444

tordesilhas.com

EMBAIXADA  BRASILEIRA

O restaurante paulistano Tordesilhas, que prima pela leveza, é um dos pontos certeiros para provar a cozinha brasileira de raiz em versão mais contemporânea. A seleção rigorosa dos ingredientes é o forte da casa, pilotada há 23 anos pela chef Mara Salles – que ganhou o título de personalidade da gastronomia no prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2013. Desde maio de 2013, o restaurante está de endereço novo, na Alameda Tietê, depois de ocupar por tempos um casarão na Rua Bela Cintra.

Repaginado, ganhou ares elegantes, mas sem perder o charme caipira. Toques de cor aqui e ali pontuam o ambiente, que conta com um alpendre arejado, e rodeado de vidros, ideal para refeições sem pressa em dias de calor. O serviço continua atencioso e simpático. Para jantares intimistas, escolha uma mesa no salão, de onde se pode apreciar o movimento.

O novo menu é bastante didático e começa com entradinhas “para compartilhar”, caso do pastel de camarão, sequinho e bem recheado, e do bolinho “errado”, elaborado com massa de mandioca e parmesão. Na categoria “para não dividir”, há o tacacá e o caldinho de feijão com torresmo. Gotas de pimenta curtida na casa são bem-vindas. Entre os principais, quem é fã dos clássicos não precisa se preocupar: a chef os manteve no cardápio. O intenso barreado continua lá, feito à moda de Morretes, no Paraná, cozido por horas a fio em panela de barro vedada. A boa notícia é que agora o prato também está disponível na versão individual – antes, era preciso no mínimo dois comensais para fazer o pedido.

O cardápio também oferece opções autorais, como o filhote ao molho de hortaliças com purê de banana-da-terra. De sobremesa, valem a pedida o pudim de tapioca e o creme inglês de pequi com compota de maracujá e suspiros de jatobá. Para acompanhar, há uma boa carta de cachaças, drinques e vinhos, com diversas opções de vinícolas nacionais. Cada prato tem uma sugestão de bebida.

Nesta nova fase, a chef ocupa também a rua: uma vez por mês, servirá tacacá no meio da tarde, bem ao estilo de Belém, para quem estiver passando pelo restaurante. Por Luciana Mastrorosa

 

localização

Alameda Tietê, 489, Cerqueira César
São Paulo, SP

Mais Restaurantes

Restaurantes