Prazeres da mesa

Contemporânea

Voilà Bistrot

Tesouro em Paraty

Por: Prazeres Da Mesa | 11.feb.2015
Voilà bistrot 1

Contemporânea

dica prazeres da mesa: Pousada Caminho do Ouro

contatos: (24) 3371-6548

Por Ursula Alonso Manso

A voz do povo é a voz de Deus, já diz o ditado. E o povo – ou melhor, os internautas do Trip Advisor – elegeu o Voilà Bistrot como o nono melhor restaurante do mundo e primeiro da América do Sul. Se isso é um exagero ou não, só visitando e tirando suas conclusões.

A casa fica em Paraty, na charmosa Pousada Caminho do Ouro, por si só um capítulo à parte. Tem no comando o francês Christophe Legond, que começou a cozinhar aos 12 anos, “para melhorar o dia a dia da família”, já que a mãe não era lá tão amiga das panelas. O ambiente é intimista, romântico, com decoração à luz de velas, louças Limoges e talheres de prata.

Devidamente bem acompanhado, então, comece pela terrine de foie gras, marinada em Pineau des Charentes, pimenta-verde e sal por 12 horas. Entre os pratos principais, a estrela do cardápio são as coxas e as sobrecoxas de pato, que cozinham dois dias na própria gordura antes de assar e são acompanhadas de batatas e cogumelos. Outra boa pedida é o fettuccine com tinta de lula e coquiles ao açafrão italiano, cuja massa é feita na casa.

Para fechar com chave de ouro, crêpe suzette, flambado em cachaça da região e servido com molho de laranja e raspas de limão. Oh-là-là! Se quiser o bis, é só esticar a noite na pousada que os crepes estarão lá no dia seguinte, no café da manhã servido em meio à Mata Atlântica, num deck sobre o Rio Perequê-Açu. Melhor maneira de começar o dia – ou encerrar a noite – não há.

01/12

 

 

localização

Estrada Paraty-Cunha, km 4
Paraty, RJ

Mais Restaurantes

Restaurantes