Prazeres da mesa

Notícias

Sabores do Acre

Chef Mara Alcamim realiza menu inspirado nas receitas que experimentou durante viagem ao estado brasileiro

Por: Prazeres Da Mesa | 20.apr.2017

Da Redação 

Fotos Divulgação / Mara Alcamim 

Depois de passar uma temporada no Acre apreciando o melhor dos insumos locais, Mara Alcamim, chef do Universal, voltou para Brasília inspirada.  A chef selecionou as receitas que marcaram sua viagem e reproduzirá em seu restaurante de 20 a 22 de abril durante o Festival de Cozinha Acriana.

O jantar em sete tempos inicia com couvert do Líbano, um charuto de folha de couve recheado com arroz, carne moída e especiarias árabes. A inspiração para essa receita vem de Sibelle Khalil, do Restaurante La Nonna, e homenageia a grande quantidade de libaneses no Acre.

O segundo prato da noite será pirão de galinha caipira, preparo que a chef aprendeu na Pensão da Mãezinha, uma barraca que fica no Novo Mercado Velho. Na sequência será servido a baixaria, um prato com carne moída, cuscuz de milho, cheiro-verde e ovo frito, especialidade de Antônia Pereira, que tem uma banca do Mercado do Bosque.

Em seguida será servida a moquequinha de filhote com pirão de farinha de Cruzeiro do Sul, receita de Luciano Santiago, que também possui banca no Mercado do Bosque. Depois, Mara prepara uma receita de própria autoria, o pirarucu com banana-comprida e creme de castanha-do-brasil e limão.

O último prato salgado é uma reprodução da criação de Socorro Jorge, chef do Point do Pato. A receita é arroz de pato com tucupi e confit. Encerrando o menu, Mara recria a sobremesa creme de tapioca com doce de abacaxi, de Sibelle Khalil.

O jantar sai por 149 reais por pessoa e as reservas podem ser feitas pelo telefone (61) 3443-2089.

Restaurante Universal

CLS 210, Bloco C, Loja 18, Asa Sul, tel. (61) 3443-2089, Brasília, DF

01/12

Matérias Relacionadas