Prazeres da mesa

Notícias

As novidades da primeira edição do Sirha em São Paulo

Tudo que você precisa saber sobre o Bocuse d’Or, a Coupe du Monde de la Pâtisserie, o Talentos do Gelato e as outras atrações da feira

Por: Prazeres Da Mesa | 17.jan.2018

Da Redação

Fotos Arquivo 

Depois de duas edições no Rio de Janeiro, o Sirha, feira internacional para profissionais de foodservice e hotelaria, está de casa nova. Dessa vez, o evento acontecerá em São Paulo, no São Paulo Expo, nos dias 14, 15 e 16 de março. Com 250 expositores, a feira pretende receber mais de 15.000 pessoas ao longo dos três dias.

A mudança de cidade não é a única novidade do evento. Giovanna Grossi substituirá Laurent Suaudeau no comando da etapa brasileira do Bocuse d’Or, concurso gastronômico criado em 1987, que reúne a cada dois anos em Lyon, 24 jovens chefs dos cinco continentes para cozinhar ao vivo, em frente à plateia e aos jurados.  A jovem chef foi à vencedora nacional e latino-americana das últimas edições do concurso.

Giovanna Grossi durante a etapa brasileira do Bocuse D’or

Giovanna Grossi durante a etapa brasileira do Bocuse D’or

Os chefs Bel Coelho (Clandestino, SP), Geovane Carneiro (D.O.M, SP), Guga Rocha (The Gusta, RJ), Ivan Ralston (Tuju, SP), Onildo Rocha (Casa Roccia, PB) e Thomas Troisgros (Olympe, RJ) ajudarão Giovanna Grossi compondo o Comitê Bocuse d’Or Brasil. O francês Daniel Boulud (Daniel Boulud, EUA) será o presidente do time de jurados do concurso.

Nesta edição, quatro competidores terão 5 horas e 35 minutos para executar dois pratos, um salmão e um com porco mangalitsa.

Onildo Rocha, Guga Rocha, Bel Coelho, Flávia Quaresma e Thomas Troisgros

Onildo Rocha, Guga Rocha, Bel Coelho, Flávia Quaresma e Thomas Troisgros

Coupe du Monde de la Pâtisserie e Talentos do Gelato

A etapa nacional da competição internacional de confeitaria também está com novo presidente, o chef Rafael Barros (Opera Ganache, SP). Ele contará com a ajuda de Philippe Brye (Sofitel, RJ), Flavia Quaresma (chef consultora), Ramiro Bertassin (BHotel, DF), Tati Benazzi (Arte e Detalhe, SP), Alexandre Augusto e Lu Neves (Lu Neves Ateliê de Doces e Bolos, SP).

O tema deste ano é “Floresta Encantada” e quatro competidores terão seis horas para realizar provas nas categorias açúcar ou chocolate.

A competição brasileira Talentos do Gelato terá sua segunda edição no Sirha São Paulo e contará com a coordenação do mestre sorveteiro Frederico Samora (docente da Carpigiani Gelato University Brasil). As quatro duplas finalistas terão de criar cubas decoradas, tortas geladas e finger foods salgados usando sorvete.

As inscrições para o Talentos do Gelato ainda estão abertas. O edital completo com todas as informações está disponível no site do Sirha. Os interessados deverão formar duplas e se inscrever até as 12h do dia 6 de fevereiro.

Outras atividades

Além dos concursos e dos expositores, a edição de 2018 do Sirha São Paulo também contará com outras atividades, caso do Seminário Senac de Gastronomia: Saberes & Sabores; o Bar Sirha, um espaço inédito de palestras, demonstrações e degustações de café, vinho, cerveja e drinques; e o Terroir Brasileiro; onde 60 expositores de queijos especiais, vinhos e cafés e outros produtos nacionais apresentarão seus produtos.

Coupe du Monde de la Pâtisserie

Coupe du Monde de la Pâtisserie

Sirha São Paulo

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Vila Água Funda, São Paulo, SP; sirha-saopaulo.com

Matérias Relacionadas