Prazeres da mesa

Exclusivo, Reportagem, Reportagens

Sonho cervejeiro

Pátio Cervejeiro da Backer, localizado em Belo Horizonte, conta com restaurante, lojas e fábrica, que será aberta para visitas

Por: Prazeres Da Mesa | 30.oct.2014

Por Daniela Caravaggi
Foto divulgação

Backer Templo Cervejeiro“Isso é a realização de um sonho de anos”. Foi assim que Paula Lebbos, diretora de marketing, definiu a abertura do Pátio Cervejeiro da Backer, em Belo Horizonte. A inauguração do local para o público acontece na sexta-feira (31), mas na quarta (29) a imprensa já pôde conhecer o complexo, que conta com um restaurante, denominado como o “Templo Cervejeiro” e a fábrica da Backer, chamada de “Maternidade Cervejeira”.

Os clientes que forem ao local na inauguração, porém, poderão conhecer apenas o restaurante. O almoço acontecerá das 11:30h até 15h. Já os jantares e happy-hours, das 18h até a 1h.

A ideia é que turistas e moradores da cidade passem um dia agradável no local, que além de um cardápio harmonizado com as cervejas da marca, também terá a parte de visitação monitorada à fábrica. As visitas, entretanto, deverão começar só em dezembro. Elas acontecerão aos sábados e serão acompanhadas por um monitor, que apresentará aos clientes todas as etapas da fabricação da cerveja.

A visita com o pequeno workshop incluso sairá por R$ 45,00. Além do tour, o cliente ganhará uma caneca personalizada e terá direito a quatro degustações. Um certificado também será dado. Os profissionais que guiarão os clientes estão sendo selecionados e treinados pela própria diretora de marketing e pelo cervejeiro Ricardo Canabrava para o melhor atendimento.

“Não abrimos ainda porque o processo de seleção e treinamento é longo. Ainda estamos fazendo a seleção dos funcionários. A prioridade é para aqueles que falam outros idiomas, para também focarmos no público de fora. Se conhecer um pouco mais sobre cervejas especiais, facilita, mas não é essencial. A pessoa só precisa gostar muito do assunto”, disse Paula.

Mais de R$ 6 milhões foram investidos neste projeto, que demorou cerca de três anos e meio para ficar pronto. Além do Templo Cervejeiro e da “maternidade”, o complexo terá uma sala multimídia completa e estruturada. Ela ainda não foi finalizada, mas a diretora já faz planos e revelou um projeto para os próximos meses para utilizá-la da melhor forma.

“Estamos preparando para o próximo ano cursos internacionais para habilitar cada vez mais o público brasileiro que tem a intenção de trabalhar com esse mercado. Ainda não posso falar quais são, mas essa sala multimídia vai receber até 30 pessoas”, ressaltou.

Uma loja com produtos personalizados também fará parte do complexo. Já o restaurante terá um diferencial: muitos itens do cardápio serão releituras de pratos que Lebbos conheceu mundo afora.

“São pratos que experimentei aqui e fora do Brasil. Tentei trazer tudo aquilo que eu gosto e vejo que as pessoas gostam. Trouxe novidades. O nosso forte serão os petiscos, para aqueles que queiram passar o dia petiscando, sempre acompanhado por uma cerveja. Também terá no cardápio pratos para que as pessoas venham com a família. Também não podem faltar os pratos mineiros, porque vamos ter turistas que sempre querem apreciar a comida da cidade”, disse a diretora, que revelou que os espetos individuais de carne e frutos do mar serão os especiais da casa.

“Todos os nossos pratos vão vir acompanhados da sugestão do nosso chef cervejeiro. Todos os funcionários estão sendo treinados para sugerir qual cerveja combinará Backer Templo Cervejeiromais com cada prato, completou.

Perguntada sobre expectativas para o futuro, Paula, que trabalha na Backer há 16 anos, foi direta e deixou transparecer a felicidade de ver um projeto tão sonhado dando certo.

“Estamos falando de um sonho. Quando você fala de uma vida de pesquisa e de trabalho, a expectativa é que as pessoas cheguem e apenas gostem do lugar, gostem de estar aqui. O que eu almejo é que elas fiquem felizes e passem o dia assim”, finalizou.

Matérias Relacionadas