Prazeres da mesa

Novidades

Anthony Bourdain morre aos 61 anos

Chef, escritor e apresentador teria cometido suicídio em um hotel na França, onde gravava mais uma temporada de seu programa Parts Unknow, da CNN

Por: Prazeres Da Mesa | 8.jun.2018

Da redação

Conhecido em todo o mundo por seu trabalho como chef e escritor, a carreira de Anthony Bourdain se popularizou ainda mais depois que ele foi para a televisão comandar programas em que revelava os sabores típicos de diferentes regiões do globo, mostrando culturas escondidas e valorizando-as. Encantou, ensinou e inspirou. Mas, nesta sexta-feira (8), a notícia que chegou a todos não foi alegre como o habitual: a emissora CNN, onde Bourdain trabalhava, confirmou a morte dele, aos 61 anos, por suicídio.

Foto: reprodução/ David Scott Holloway/CNN

Foto: reprodução/ David Scott Holloway/CNN

Em nota, a emissora americana lamentou a morte de Anthony, que gravava a sexta temporada de seu programa Parts Unknow. Ele foi encontrado no hotel em que estava hospedado pelo amigo, o chef francês Eric Ripert. Assim que foi divulgada, a informação começou a ser compartilhada por cozinheiros de todo o mundo.

Rodrigo Oliveira, do Mocotó, lembrou quando Bourdain foi gravar em seu restaurante: “Servir um mocofava para esse cara foi um momento surreal. Como também foi a notícia de sua morte hoje cedo. Obrigado por tudo, amigo, descanse em paz.”

rodrigo oliveira sobre morte de bourdain
O restaurante Glouton, de Belo Horizonte, comandado por Leo Paixão, também relembrou a visita do chef. “Dois anos atrás tivemos a honra imensurável de receber Antony Bourdain em nosso restaurante para gravar o programa Parts Unknown, da CNN. Sua presença foi a realização de um sonho que jamais ousamos sonhar. Hoje recordamos esse dia e prevalece a imensa gratidão por tê-lo conhecido e por termos desfrutado de momentos com um ídolo que tanto desmistificou a gastronomia, gerou interesse e a aproximou do grande público. Obrigado, Bourdain.”

glouton sobre morte de bourdain
Alex Atala, também publicou uma foto de Bourdain, com a legenda “Rest in power”.

alex atala sobre morte de bourdain
Fora do Brasil, a notícia também foi comentada. Juan Mari e Elena Arzak, do premiado Arzak, na Espanha, publicaram que perderam um grande amigo.

arzak sobre morte de bourdain
Jamie Oliver também se mostrou emocionado. “Eu tenho que dizer que estou completamente em choque em saber que o incrível Anthony Bourdain morreu. Ele realmente quebrou os moldes, impulsionou a conversa sobre gastronomia e foi o escritor mais brilhante. Ele deixa chefs e fãs ao redor do mundo com um enorme buraco gastronômico, que simplesmente não pode ser substituído… Descanse em paz, chef. Pensamentos e amor para toda a sua família e amigos próximos.”

jamie oliver sobre morte de bourdain

E, na América Latina, o chef Mitsuharu Tsumura, do Maido, no Peru, comentou: “Obrigado por tudo o que fez, por mostrar as culturas do mundo e suas cozinhas como nunca antes ninguém tinha feito. Respeito e admiração! Descanse em paz.”

maido sobre morte de bourdain

Matérias Relacionadas