Chefs

Andoni Anduriz

Mugaritz

. É patrocinador do Basque Culinary Center e membro do Conselho de Tufts Nutrition, da Univerdade de Tufts, grupo formado por líderes internacionais de diversos setores com foco em nutrição e saúde. Além disso, participa do AZTI e do Imagineering Instituto, que estuda sobre a internet e as novas tecnologias. O chef ainda vai além e participa de um grupo de teatro. Tantas tarefas distintas se unem em desejo único de Andoni: seduzir o comensal por meio de uma experiência surpreendente, que mexa com todos os sentidos.

Desde muito jovem, ele tem contato com a gastronomia. Isso porque Andoni nasceu em Donostia, no País Basco. Ali, cursou na Escola de Hotelaria e aprendeu a se expressar por meio de sabores e texturas, apaixonando-se pela Nova Cozinha Basca e os produtores locais.

Após se formar, ele foi trabalhar no El Bulli, de Ferran Adrià, experiência que lhe abriu a mente para novas possibilidade no fogão. Mas foi em 1998, que mergulhou no projeto do Mugaritz, restaurante dois estrelas Michelin, desde 2006. No mesmo ano, o restaurante entrou para os 10 melhores do mundo por The World’s 50 Best Restaurants e segue entre o topo da lista até hoje.

Continua após o anúncio

A casa fecha durante quatro meses no ano para que a equipe possa se dedicar a pesquisas e criação. Desse modo, Andoni consegue combinar cozinha de vanguarda com a cozinha tradicional basca.

Indo além das fronteiras de seu restaurante, o chef ainda aproveita para ensinar em cursos da Universidade do País Basco, a Universidade de Deusto, o Centro de Formação de Alain Ducasse, na França; e em The Culinary Institute of America, nos Estados Unidos, entre outros. Além disso, ele é consultor em estabelecimentos gastronômicos e empresas.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo