Chefs

Henrique Sá Pessoa

Henrique Sá Pessoa nasceu em 1976, em Oeira, mas foi durante um intercâmbio nos Estados Unidos que descobriu o gosto pela culinária, enquanto assistia a uma palestra sobre o Institute Cordon Bleu, uma conceituada escola de gastronomia, hotelaria e gestão, onde mais tarde estudaria. Entre 1997 e 1999 viveu em Londres e trabalhou no Park Lane Hotel. Mudou-se para Sydney, na Austrália, para trabalhar no Hotel Sheraton on the Park, durante os Jogos Olímpicos de 2000, onde permaneceu até 2002.

Regressou a Portugal para integrar a equipe do Lapa Palace, da cadeia Orient Express. Seguiu para o Restaurante Xarope, em Cascais, quando assumiu pela primeira vez a função de chef. Dali, partiu para outras experiências como chefiar a cozinha do restaurante La Villa, no Estoril, e no Bairro Alto Hotel, em Lisboa. Em 2007 foi convidado para ser chef do restaurante Panorama, localizado no 27º andar do Sheraton Lisboa Hotel Spa.

Em 2005 recebeu a distinção de Chef Cozinheiro do Ano, o mais prestigiado concurso de cozinha em Portugal e, em 2007, foi condecorado com a Taça Horexpo, ano que ficou marcado pela publicação do seu primeiro livro, Entre Pratos, com todas as receitas da primeira série do seu programa televisivo, exibido na RTP2. Regressou à edição, em 2008, com Legumes sem Desculpas e venceu o Prêmio Chef do Ano da Academia da Gastronomia Portuguesa.

Continua após o anúncio

No dia 14 de Fevereiro de 2009 realizou o seu maior sonho ao inaugurar o primeiro restaurante, Alma, vencedor do Prêmio de Restaurante do Ano da Revista de Vinhos. Em 2013, abre o restaurante Cais da Pedra, também em Lisboa, e em 2014, em parceria com a revista TimeOut, ele abriu o Henrique Sá Pessoa no Mercado da Ribeira, tendo como sócio Rui Sanches do grupo Multifood. Ingrediente Secreto, o programa televisivo com emissão na RTP2, revelou-se um sucesso, contando já com quatro temporadas e três livros publicados. Em 2016, o chef estreou o programa Manual de Instruções. Em 2018, regressa aos ecrãs desta vez acompanhado da sua filha Inês no programa Chef De Família. No final de 2015 e na continuidade da parceria com o grupo Multifood reabriu o Alma na localização mais nobre de Lisboa, o Chiado. Em apenas um ano o Alma alcançou a prestigiada estrela Michelin e, hoje, é reconhecido como uma das grandes referências no panorama da alta cozinha em Portugal.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar