Chefs

Lomanto Oliveira

Fasano

O restaurante Fasano, localizado no Hotel Fasano Salvador, primeiro do Grupo a ser inaugurado no Nordeste, trouxe com ele um talento da Bahia. Com longa trajetória em restaurantes que levam a assinatura do restaurateur Rogério Fasano, Lomanto Oliveira é o chef executivo do Fasano Salvador.

Nascido em Jacobina, localizado ao Norte da Bahia, passou sua infância na cozinha, aprendendo com a mãe a arte de fazer doces, manteiga e queijos para vender no comércio local. Daí surgiu a paixão por confeitaria que o acompanha até hoje.

Com apenas 16 anos, deixou o interior da Bahia e foi para São Paulo em busca de emprego. Sua história no Fasano começou em 1996, onde conseguiu uma vaga de ajudante de confeitaria e aprendeu a fazer sorbets, pães e sobremesas.

Continua após o anúncio

Lomanto trabalhou na equipe de Luciano Boseggia, primeiro chef do Fasano e de tantos outros nomes reconhecidos, como Marcelo Magaldi, do Buffet Fasano. Atento ao dia a dia da cozinha, Lomanto começou a aprimorar os seus conhecimento em pratos quentes sob o comando do então chef executivo do Restaurante Fasano São Paulo, o italiano Luca Gozzani.

Ao longo dos últimos 29 anos, Lomanto somou experiências pelo Fasano SP, Forneria SP. Além do Gero Ipanema, no Rio de Janeiro, onde se consolidou como chef de pâtisserie. E em 2007, ano de inauguração do Hotel Fasano Rio de Janeiro se tornou chef pâtissier do Hotel e do restaurante Gero. Formou-se na Escola Molino Grassi, no curso de Panificação Artesanal e Pasta Fresca, na Itália. Ali, aprendeu todas as técnicas das massas artesanais, panificação e molhos italianos. O resultado pode ser conferido no restaurante Fasano de Salvador. Toda a pâtisserie é produzida na cozinha pelo chef Lomanto, permitindo que pães frescos saiam do forno quentes e crocantes e vão diretamente para as mesas.

Sobre a gastronomia do Fasano Salvador, Lomanto prioriza a sutileza, o simples e sofisticado, marca presente em todas as casas do Grupo.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo