Chefs

Natalino dos Santos

Jovem talento do Acre passou a infância engraxando sapatos e com apenas 23 anos coleciona prêmios internacionais

Com apenas 23 anos, Natalino dos Santos já representou o Brasil no Congresso Integração Culinária do Vale, na Bolívia. O jovem chef foi condecorado com a medalha Reconhecimento de Mérito Gastronômico da Associação Colombiana de Chefs.

Em março, Natalino irá representar o Brasil novamente. Dessa vez, será no prêmio Miradas 2019, promovido pela Corporação Latina de Comunicação, que descobre jovens talentos. O mesmo prêmio já consagrou grandes nomes da América Latina como Virgílio Martinez (Restaurante Central, Peru), Gastón Acurio (Restaurante Astrid & Gaston, Peru) e Mitsuharu Tsumura (Restaurante Maido, Peru).

Após perder o pai, aos 6 anos de idade, Natalino passou por um momento difícil. Aos 7 anos foi trabalhar como engraxate na rodoviária de Rio Branco. “Eu só queria ser uma criança normal, amada. Mas, hoje eu sei que Deus tinha um propósito muito maior na minha vida’’, conta ele, que também foi abandonado pela mãe.

Continua após o anúncio

Com 10 anos, conseguiu um emprego em uma lanchonete e nasceu a admiração pela gastronomia. “Aos 15 me tornei pizzaiolo e comecei a me inspirar em vários chefs, como Alex Atala, Edu Guedes, entre outros”.

Sete anos depois, Natalino se tornou estudante de gastronomia do curso de Educação a Distância (EAD) da Unicesuma e foi trabalhar como chef de cozinha em um grande hotel de Rio Branco.

Durante sua participação no Congresso Integração Culinária do Vale, em 2017, ele apresentou um risoto acreano no caldo do tucupi e carré de tambaqui assado na folha de bananeira. Atualmente, o jovem chef atua como difusor da gastronomia de seu estado.

Sobre o futuro, Natalino se mostra esperançoso. “Fui de engraxate a chef internacional. Por isso, sonho em sair daqui para trabalhar em um grande restaurante”, conta ele que pretende levar a gastronomia acreana Brasil afora.

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo