Chefs

Rafa Brito Pereira

Chef de The Slow Bakery, no Rio de Janeiro (RJ)

 

Rafa Brito Pereira é padeiro e co-fundador da The Slow Bakery, padaria carioca especializada em pães de fermentação natural. Mas não foi sempre assim. Isso porque ele mudou de profissão aos 43 anos, quando deixou a publicidade e mergulhou no universo da panificação artesanal. Autodidata, direcionou suas pesquisas desde o início para o resgate de técnicas ancestrais de produção combinadas a processos contemporâneos, como os sourdoughs da Califórnia.

Depois de algum tempo na estrada, completou a sua formação com um curso de longa maturação de pães no moinho italiano Aguggiaro e Figna, um dos mais respeitados e premiados do mundo. Como resultado desses estudos, fundou com a sua mulher e sócia, Ludmila Espíndola, a The Slow Bakery.

Continua após o anúncio

Tudo começou como um pequeno ateliê de entregas de pães em casa e participação nas feiras do coletivo Junta Local. Há três anos, eles finalmente inauguraram uma padaria aberta ao público em Botafogo, parte financiada por um crowdfunding. Misto de fábrica e café, a padaria é uma celebração ao artesanal.

Atualmente, a Slow produz mais de 4 toneladas de pão por mês. Sendo que todos são feitos da mesma forma que no início da operação, respeitando o tempo e o envolvimento humano no processo.  Cada pão da Slow leva, em média, 30 horas para ficar pronto. E tem a atenção total da equipe, liderada por Rafa e mais cinco jovens padeiros.

Agora, a Slow mudará para um galpão maior, no Botafogo, onde poderá ampliar a sua produção; e ainda realizar um antigo sonho: o de construir a 1ª Escola de Panificação Artesanal do Brasil.

Fotos: Ricardo D’Angelo

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo