Colunas

Dama do equilíbrio

Anne-Sophie Pic apresenta sua pessoal e delicada leitura para os melhores produtos locais, com a imponência de que os ingleses gostam

Era meu aniversário – justificativa perfeita para uma refeição especial, lenta e mais cara. Na Londres dos aristocratas e do luxo desmedido, se o orçamento e a alma não são pequenos, opções não faltam. Fui movida pelo desejo de beleza, conhecer o recém-inaugurado La Dame de Pic, primeira casa da francesa Anne-Sophie Pic na Inglaterra.

O restaurante fica no térreo do novo Four Seasons London, em uma imponente construção de 1922 que já serviu de escritório das Nações Unidas e de cenário para filme de James Bond. A caminho do La Dame avista-se o Rotunda, o bar luxuoso no centro do salão circular do hotel. Já o restaurante de Anne-Sophie tem a atmosfera de uma brasserie, mas com um autêntico estilo inglês. Os assentos têm encostos altos, há arranjos de flores frescas por todo lado e alguns espelhos que devem ser úteis aos garçons, sempre presentes, mas sem invadir o espaço íntimo, tão apreciado por aqui.

Continua após o anúncio

Anne-Sophie, única mulher francesa com três estrelas Michelin pelo seu Maison Pic, neta e filha de chefs, não se contentou em apenas traduzir seu receituário para os ingleses. Antes, procurou os melhores produtos locais. Carne de Hereford, a mais antiga raça de gado nativa britânica, e caranguejo de Dorset estão no menu, preparados à moda francesa. Impossível não se surpreender. O caranguejo, por exemplo, é cozido em sobacha, infusão erval muito popular no Japão.

Mas a festa começa antes, com um couvert aparentemente clássico, mas cheio de novidades, como a manteiga em infusão de café, suave e perfumada; a mousse de couve-flor com páprica e queijo; e a folhinha crocante e saborosa, que parece decoração, feita com alcachofra. Um delírio de carinho.

Entre as entradas, comece a escolha pela mais bonita: mosaico de peixe trilha e foie gras em geleia de bouillabaisse – caldo de peixes típico da Provence; ou beterraba assada com crosta de sal e café Bourbon Pointu (foto). O mesmo café é ingrediente do risoto de alcachofra com pimenta da casa e gruyère com 72 meses de maturação. Importante reservar algumas libras para a sobremesa. O ícone da casa é o mil-folhas branco, feito com baunilha do Taiti, geleia de jasmim e espuma de pimenta Voatsiperifery, de Madagáscar. A palavra que define essa refeição é equilíbrio. Nenhum excesso, nenhuma falta. Típico de restaurante que já nasceu clássico.

La Dame de Pic

Four Seasons London

10 Trinity Square

ladamedepiclondon.co.uk

Mostrar mais

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo