Colunas

Telma Shiraishi recebe título inédito

A chef é a primeira mulher brasileira a ser nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa

O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão nomeou, neste 25 de março de 2019, 17 profissionais da gastronomia japonesa no Japão e no Exterior dando-lhes o título de Embaixador da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa. Desse modo, eles poderão promover os produtos alimentícios e técnicas japonesas pelo mundo.

Até 2018 existiam os títulos de Embaixador da Difusão Internacional da Culinária Japonesa e Embaixador da Boa Vontade da Culinária Japonesa. Em 2019, ambos foram unificados como Embaixador da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa.

Títulos como estes foram outorgados desde 2015. O chef Shinya Koike, em 2016, quando atuava nos restaurantes Sakagura A1 e Aizomê, foi o primeiro chef japonês atuando no Brasil a ganhar a honraria.

Continua após o anúncio

Três anos depois, o mesmo restaurante Aizomê gera a 2º Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa. A chef Telma Yuca Shimizu Shiraishi é a primeira mulher brasileira a receber este título do governo do Japão.

De acordo com a listagem de todos os nomeados até a presente data, a chef Telma é a terceira mulher com a outorga deste título.

As atribuições de um Embaixador da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa

  1. A total cooperação e empenho para a promover, divulgar e fortalecer a cultura da gastronomia japonesa (Washoku) implementadas pelo Ministérios da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão.
  2. A divulgação de informações sobre a gastronomia e cultura japonesas na mídia em que atua.
  3. Promover atividades para propagar a cultura e a gastronomia japonesa por meio do olhar profissional em âmbito nacional e estrangeiro.

A carreira da chef

A chef Telma Shiraishi já atua no mercado desde 2007, com a abertura do Restaurante Aizomê. Hoje está à frente do comando da casa. Sempre buscando a perfeição e brincando com as possibilidades de combinações, gosta muito de trabalhar com boa bebidas como vinhos e saquês.

O que muitos não sabem é que ela estudou medicina na USP e trabalhou com moda. Tudo mudou quando foi se aventurar a cozinhar no atelier de um famoso estilista. Ali, descobriu que podia – e gostava – de cozinhar. Com a nascimento de sua primeira filha, deu uma pausa em tudo para rever sua vida. Isso fez com que a saborosa atividade de lazer fosse promovida ao posto de seu ofício.

Hoje, além do restaurante é Chef Oficial da Residência Consular do Japão. Atende vários jantares e eventos de empresários de multinacionais japonesas e faz de palestras, seminários e degustações na Japan House.

A honraria é mais do que merecida para uma pessoa que tanto divulga a gastronomia japonesa no Brasil.

Parabéns, chef Telma.

Etiquetas
Mostrar mais

Alexandre Tatsuya Iida

É embaixador de saquê no Brasil, título mais conhecido como Sake Samurai, outorgado por The Japan Sake Brewers Association Junior Council

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo