Colunas

Festival do Japão

Vem aí, mais uma edição do Festival do Japão, o maior evento do mundo que promove a cultura japonesa fora do Japão. E em 2018, quando acontece ainda a comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa, teremos a presença de sua majestade, a Princesa Mako Akishino. Ela acompanhará a comissão do Guiness Book, que atestará o recorde dessa festa como a que mais serve pratos típicos japoneses fora daquele país.

Para acompanhar os fiscais do Guiness Book, renomados profissionais farão a inspeção técnica do prato que cada província irá preparar. O time é formado por Telma Shiraishi, Shinya Koike, Jun Sakamoto, Satoshi Kaneko e este colunista, Alexandre Tatsuya Iida. Os inspetores avaliarão uma seção de cada estande ao longo de 5 horas e mais de 540 pratos. Se tudo correr bem, a cerimônia do registro do recorde ocorrerá na presença da Princesa e de todos os representantes da colônia japonesa no Brasil. Ficaremos na torcida.

Chamada (1)Ainda sobre o festival, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão (MAFF), que sempre promove essa culinária pelo mundo, reservou no evento um espaço generoso com um palco e plateia para 130 pessoas, o que é um sucesso de público. E neste ano trará um tema bem próximo da população: bentô, a marmita japonesa.

Continua após o anúncio

Com a tamanha correria que toma conta da população mundial, as marmitas coloridas são atrativos para sobreviver a esta loucura. E neste ano, o evento contará com quatro Embaixadores da Boa Vontade em prol da Difusão da Culinária Japonesa – título outorgado pelo próprio Ministério. Do grupo, três profissionais virão do Japão, o Sr. Hirotoshi Ogawa, diretor do World Sushi Skills Institute, Sr. Hirokazu Tomisawa, chef-executivo do premiado Restaurante Yoshimura e o Sr. Naoyuki Yanagihara, vice-presidente da Escola de Culinária Tradicional Japonesa Yanagihara.

No Brasil, o nosso único representante com o mesmo título será o chef Shinya Koike, que estará à frente de todas as apresentações. Outro Embaixador, só que de Sake e um dos 71 Sake Samurais espalhados pelo mundo, é o Alexandre Tatsuya Iida que falará sobre os saquês e outras bebidas japonesas.

O mais curioso de tudo isso, além da falar de cada item principal que se coloca em um bentô, é ensinar sobre o método de toda a base da culinária japonesa: O “5”. A filosofia insiste em 5 métodos de preparo, 5 condimentos básicos, 5 sentidos, 5 sabores, e assim por diante. Por isso, participar deste circuito de seminários é uma excelente oportunidade para aspirantes e alunos da culinária japonesa.

Serviço:
21º Festival do Japão
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, SP
20/07 – Sexta 12h30 às 20h
21/07 – Sábado 12h30 às 19h45
22/07 – Domingo 10h às 18h
Ingresso antecipado: R$ 22
Ingresso no local: R$ 28
Transporte gratuito do Metrô Jabaquara

Mostrar mais

Alexandre Tatsuya Iida

É embaixador de saquê no Brasil, título mais conhecido como Sake Samurai, outorgado por The Japan Sake Brewers Association Junior Council

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Notícias

Festival do Japão

Da Redação

Fotos: Divulgação e Arquivo

Durante os dias 8, 9 e 10 de julho, o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center recebe a segunda edição do Festival do Japão organizado pelo Ministério da Agricultura do Japão. O evento contará com a participação de Koichi Mori, Shin Koike, Hirotoshi Ogawa, Masashi Enami e Cristina Eguchi.

Continua após o anúncio

O Koichi Mori, do restaurante Kumon-ya Mori, localizado em Sendai, no Japão falará sobre o preparo e a degustação do soba artesanal. O chef Shin Koike, do Sakagura A1, em São Paulo e embaixador da Boa Vontade da Culinária Japonesa fará uma demonstração sobre tempero fermentado. Hirotoshi Ogawa, diretor-geral do AJSA Sushi Skills Institute no Brasil, ministrará uma aula sobre sushi, a chef patissière Cristina Eguchi ensinará a confeitaria japonesa e Masashi Enami apresentará cortes e decorações feitas com facas.

As aulas serão reapresentadas nos três dias em diferentes horários. Os ingressos antecipados custam 20 reais e durante os dias do evento, 23 reais. Crianças de até 8 anos e idosos acima de 70 anos não pagam.

O festival acontece das 13h30 às 20h30, nos dias 8 e 9; e das 10h às 17h, no dia 10. Haverá transporte gratuito para o evento saindo da estação de metrô Jabaquara nos três dias, das 8h às 22h.

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, SP

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo