Colunas

Nasceu para ser vegie

Mas é mesmo a boa proteína animal que brilha no novo restaurante de Ottolenghi em Londres, com exercícios de brasa e fermentação

Não se pode falar sobre comida do Oriente Médio em Londres sem que o nome de Yotam Ottolenghi seja mencionado. Ele escreve livros (está agora em turnê lançando Simple e tem outros três na lista de best-sellers), aparece na televisão e estampa seu sobrenome israelense-inglês em vários produtos de delicatéssen. São seis os endereços de Ottolenghi em Londres, entre restaurantes com 50 lugares (no bairro de Islington) a delis, com apenas uma mesa comunitária ao fundo, sem reserva (em Belgravia).

Parece mesmo que tudo o que ele faz é gostoso. O projeto novo do business man da cozinha é o restaurante Rovi, comandado pelo chef Neil Campbell. O conceito ali é o cozimento na brasa e muito exercício de fermentação. Era para ser uma casa de ênfase vegetariana, mas são os pratos com proteína animal os inesquecíveis.

Menu

A começar pelo beef carpaccio com amoras, beterraba e pedaços do queijo fresco escocês crowdie. Para os mais fortes, há uma versão de Jerusalém mixed grill, servida com cebola e picles. Leva peito, fígado e coração de frango, temperados com baharat e açafrão. As porções são pequenas, então completa-se com o espeto de carne com pimentão verde fermentado. E, para não dizer que não falei dos vegetais, o milho frito em submersão com molho de damasco é de lamber os dedos, literalmente, já que se come com as mãos. Virou a marca da casa.

Continua após o anúncio

Ao contrário de suas outras casas, o lugar é enorme – 85 lugares e  um bar ótimo. O cardápio de coquetéis é outro forte. Misturas como rum, espirulina, gengibre, pepino e cítricos, muito apropriadamente chamada de “five a day”. Na saída, dá para fazer umas comprinhas no deli-café. Um azeite palestino, um set com três geleias Ottolenghi (framboesa e cereja; ruibarbo e groselha; e limão com baunilha) ou só uma fatia do melhor carrot cake da redondeza, para mais tarde.

Ottolenghi
Jerusalém mixed grill, com cebola e picles I Fotos: Divulgação
Ottolenghi - Nasceu para ser vegie
Espeto de carne com pimentão verde fermentado
Ottolenghi - Nasceu para ser vegie
Ottolenghi - Nasceu para ser vegie
Yotam Ottolenghi e o chef Neil Campbell

    Rovi

    59 Wells St., W1A 3AE; ottolenghi.co.uk/rovi

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo