Prazeres da mesa

Reportagens, Sem categoria

Conheça o projeto social de Ana Bueno no Mesa Tendências

Congresso no Memorial da América Latina recebe a chef do restaurante Banana da Terra para falar sobre a requalificação da merenda escolar em Paraty e a união de toda a rede de gastronomia da cidade

Por: Prazeres Da Mesa | 15.oct.2018

Da redação
Fotos arquivo

Ana Bueno, chef do restaurante carioca Banana da Terra, participa do congresso Mesa Tendências para falar sobre o importante trabalho de gastronomia que desenvolve em Paraty. No dia 10 de novembro, às 14h35, prepare-se para uma palestra inspiradora.

Um de seus temas para o evento será o projeto Escola de Comer, criado em 2015 com o intuito de educar as crianças sobre alimentação saudável e estreitar o relacionamento da cidade com os produtores rurais. Com a ação, Ana realiza um trabalho de requalificação da merenda escolar, reunindo voluntários, merendeiras, nutricionistas e professores.

Para isso, a Escola de Comer reformula o cardápio da rede municipal de ensino, que ganha variedade e nutrientes essenciais à dieta infantil, melhora as instalações das cozinhas com novos equipamentos e utensílios e orienta as merendeiras com diversos treinamentos.

Além disso, os insumos utilizados nas refeições também carregam responsabilidade social, pois são produzidos por agricultores locais. “Hoje, mais de 80 produtores se interessam em fornecer alimentos para as merendas, incentivando, assim, a agricultura familiar da região”, conta Ana.

O programa, com apenas três anos de estrada, ainda busca novos meios de aprimorar essa relação com o alimento, como, por exemplo, levar o conhecimento para dentro da sala de aula. Mas a iniciativa já é, sem dúvida, uma fonte de inspiração e vem mostrando cada vez mais que é possível transformar a realidade da alimentação escolar no Brasil.

Em junho de 2018, essa importante iniciativa ganhou o Prêmio Melhores do Ano de Prazeres da Mesa, na categoria Responsabilidade Social.

Não perca a oportunidade conhecer essa história! Garanta o seu ingresso no site.

01/12

Matérias Relacionadas