Prazeres da mesa

Novidades

Eudes Assis é homenageado em São Sebastião, litoral de SP

Por: | 8.mar.2012

Por Bianca Marchetti
Fotos Arquivo Pessoal

A pequena São Sebastião, litoral norte de São Paulo, completa 346 anos de emancipação em 16 de março. E quem ganha a homenagem é o chef Eudes Assis. A Câmara Municipal entregará a ele uma placa de Honra ao Mérito por seu empenho em divulgar a culinária caiçara pelo Brasil e em mais de 20 países. “Fiquei muito honrado em saber que a escolha foi unânime. Principalmente por que nunca busquei reconhecimento e ele veio naturalmente. Agora, tenho um ânimo a mais para continuar minha empreitada”, diz o chef. 

Caiçara autêntico, Assis sabe da importância de valorizar o que a região tem de melhor. Entre os ingredientes exaltados por ele está a taioba. Seu bolinho feito com a folha encantou o francês Alain Ducasse que declarou: “I love taioba”, em sua última vinda ao Brasil. “Meu sonho é que pratos como o azul marinho, o arroz lambe-lambe e os peixes secos ao sol fiquem tão famosos pelo mundo quanto a culinária nordestina”.

Solidariedade
No ano passado, o chef entrou para o Projeto Buscapé, em Boiçucanga, que atende crianças carentes. Todas as quartas-feiras, 60 alunos aprendem a cozinhar receitas típicas caiçaras e a diferença entre as espécies de peixes e frutos do mar. As aulas são ministradas por ele. Mas, sempre aparece por lá um chef renomado que aposta no trabalho e quer ajudar.  “Eu me vejo nessas crianças, anos atrás. Por isso tento transformar o horizonte de cada uma delas”, completa o chef.

Confira quatro receitas tradicionalíssimas que Eudes Assis faz questão de divulgar pelo país e compartilha com os leitores de Prazeres da Mesa.

Bolinhos de taioba
20 bolinhos

400 g de taioba cortada em Jullienne
200 g de farinha de trigo
200 g de purê de batata
200 g de farinha de mandioca fina para empanar
50 g de cebola picada
30 g de manteiga
1 colher (chá) de fermento
Sal e pimenta do reino a gosto

1 Refogue a cebola na manteiga. 2 Adicione a taioba e o purê de batata. 3 Adicione a farinha de trigo e mexa até desgrudar do fundo da panela. 4 Coloque o sal e pimenta-do-reino a gosto. 5 Deixe esfriar. 6 Faça os bolinhos com a ajuda de duas colheres e empane na farinha de mandioca fina.7 Frite em óleo bem quente.

Casquinha de Caranguejo
10 unidades

500 g de carne de caranguejo limpa
50 g de cebola
50 g de alho poro
50 g de tomates sem pele e sementes cortados em cubos
50 g de cheiro verde
50 g de parmesão ralado
50 g de farinha de rosca
100 ml de leite
50 ml de azeite extravirgem
4 un de pão Francês
Sal e pimenta a gosto

1 Umedeça o pão no leite, bata-o no liquidificador e reserve. 2  Refogue a cebola e o alho poró no azeite. 3 Acrescente a carne de caranguejo e  o tomate. 4 Tempere com sal e pimenta. 5 Deixe refogar até que a carne esteja cozida. 6 Acrescente a mistura do pão com leite para dar cremosidade. 7 Finalize com o cheiro verde, mexendo até que a massa solte do fundo da panela.

Finalização
Passe a massa para forminhas de barro, cubra com uma mistura de farinha de rosca e parmesão e coloque ao forno para gratinar. 

Peixe azul marinho com pirão de siri
4 Porções

Peixe
800 g de filé de garoupa
1 l de caldo de peixe
50 ml de azeite extravirgem 
4 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 tomates picados, sem pele e sementes
4 bananas tipo São Tomé ou nanicas bem verdes, com as cascas
4 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
1 pimenta malagueta picada (sem as sementes)
Sal, pimenta malagueta e coentro a gosto

Pirão de farinha d’agua
50 g de farinha d’agua
200 ml do caldo do Azul Marinho
1 colher (sopa) de azeite 
Pimenta biquinho para decorar
Ramos de salsinha

Peixe
1 Tempere os filés com sal e limão e reserve. 2 Em uma panela de ferro (indispensável para obter a cor azulada), aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e a pimenta malagueta. 3 Acomode os filés de garoupa na panela e cubra-os com o caldo de peixe. 4 Agregue as bananas com as cascas cortadas em quatro pedaços. 5 Ferva até que o tanino das cascas deixe o caldo azul. 6 Retire as cascas e retorne os pedaços à panela. 7 Finalize com os tomates em cubos, salsinha, coentro e corrija o sal.

Pirão de farinha d”água
1 Em uma panela, adicione o caldo do peixe azul marinho e deixe ferver. 2 Retire do fogo e incorpore a farinha aos poucos, mexendo bem para o pirão não empelotar.3 Decore com pimenta biquinho e ramos de salsinha.

Arroz lambe lambe de mariscos
4 porções

200 g de mariscos frescos, cozidos e limpos na meia casca
100 g de arroz agulhinha
30 g de manteiga 
30 g de cebola ralada
30 g de alho poró picado
200 ml caldo de peixe
50 ml de vinho branco
4 colheres (sopa) de tomate, cortado em cubos (sem pele e sem semente)
1 colher (chá) de salsinha picada 
Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 Refogue na  manteiga a cebola e o alho poró. 2 Coloque os mariscos, o sal e a pimenta. 3 Acrescente o vinho branco e o arroz. 4 Adicione o caldo de peixe até o arroz ficar al dente. 5  Deixe cozinhar. 6 Coloque os tomates. 7 Finalize com salsinha picada. 

Receitas do chef consultor Eudes Assis, de Boiçucanga, São Sebastião, São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matérias Relacionadas