Prazeres da mesa

Novidades

Juçara na cozinha

Concurso promove o uso do fruto da palmeira-juçara em receitas doces e salgadas. Candidatos podem se inscrever até o dia 5

Por: Prazeres Da Mesa | 13.sep.2018

Da redaçãoPalmito Juçara
Foto: divulgação

Ele até lembra o açaí, mas o fruto da palmeira-juçara tem as próprias características e faz um convite para brincar na cozinha em receitas doces e salgadas. A diferença, porém, é que a juçara, ao contrário do açaí, foi menos destacado e acabou tendo seu manejo voltado para a extração de palmito – o que acarreta na derrubada da árvore, sua consequente extinção e um grande déficit para o bioma da Mata Atlântica.

Para reverter essa situação de modo consciente, no qual a árvore é preservada ao mesmo tempo em que as famílias que dependem dela para sobreviver garantam o seu sustento, foi lançado em junho o concurso “O fruto da palmeira-juçara na cozinha”.

Até o dia 5 de outubro, cozinheiros de todo o estado de São Paulo poderão inscrever receitas doces e salgadas no concurso, divido em quatro categorias: profissionais, amadores, merendeiras e cozinheiros de comunidades rurais e tradicionais. Cada participante poderá inscrever apenas uma receita doce e uma receita salgada, sempre contendo a polpa do fruto entre os ingredientes.

Uma comissão julgadora irá avaliar quesitos como criatividade, composição e apresentação do prato e selecionará 12 finalistas, que terão de apresentar seus pratos durante o Mesa São Paulo, em novembro, no Memorial da América Latina.

Os 12 finalistas terão suas receitas publicadas em um livro.

Confira o regulamento completo aqui.

Matérias Relacionadas