Destaque PrincipalMelhores Cartas de BebidasMelhores do AnoNotícias

Crescimento grandioso

Passamos de 34 premiados no Melhores Cartas de Bebidas 2018, para 82 vencedores em 2019

  1. O prêmio de Melhores Cartas de Bebidas está em sua quarta edição. Mas é a primeira vez que mostra um boom tão grande. O mercado de bares e restaurantes está investindo pesado no balcão com boa carta. Esqueçam cartas de drinques que se restringem à caipirinha de limão ou a receitas extremamente doces. O público ficou exigente e, inclusive, aceita pagar mais caro para ter uma bebida de qualidade em sua taça. Prova disso é a quantidade de inscritos neste ano. Passamos de 34 premiados em 2018, para 82 vencedores em 2019! E não é só isso. Analisando as cartas das casas participantes, não foram raras aquelas que dobraram a quantidade de drinques oferecidos a seus clientes. Confira a seguir os endereços pelo Brasil, onde há bom sortimento de destilados, bitters, vermutes, xaropes e infusões.

ANALÂNDIA, SP (DDD 019)

Cachaçaria Macaúva

O nome dá a pista: o assunto principal aqui é a cachaça. O bar, que funciona anexo a uma pousada, oferece 40 rótulos e cinco drinques autorais, que saem pelas mãos do bartender Edson Silva. Com alambique próprio, a Macaúva dá cursos para que os visitantes aprendam a produzir a própria cachaça.

Rua H, 61, Portal das Samambaias, tel. 99670-7078; macauva.com.br 

BRASÍLIA, DF (DDD 061)

La Rubia Café

Comandada por Dayane Dias, a carta de La Rubia Café surpreende pela quantidade de gins. São 28 rótulos e 13 opções de tônica para harmonizar. Com títulos engraçados como “Manda nudes”, “Tá doida”, e “La usurpadora”, a carta condiz com o clima descontraído do estabelecimento.

Continua após o anúncio

CLN, 404, Bloco B, Loja 44, Asa Norte, tel. 3202-1717; @larubiacafe

Restaurante Universal

Misto de bar e restaurante, a casa da chef Mara Alcamim passou a dar mais importância ao bar. Há três anos, a carta foi refeita com consultoria do italiano Fabio La Pietra. Alex Ferreira é responsável pelos 12 drinques que estão na carta e por outros clássicos que os clientes requisitam.

SCLS 210, Bloco C, Loja 18, Asa Sul, tel. 3443-2089; fb.com/restauranteuniversaldiner

CAMPINAS, SP (DDD 019)

Lado B – Cerveja, Comida & Afins

Nem só de cerveja se faz o Lado B: 18 drinques clássicos e 27 autorais complementam a carta de bebidas. Xaropes, fermentações, bitters e infusões são feitos na casa, que também envelhece o vermute e produz o próprio gelo translúcido.

Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo, tel. 3249-0014.

Curitiba, PR (DDD 041)

Tartuferia San Paolo

Na Tartuferia San Paolo até os drinques levam trufas. É o caso dos coquetéis bramble al tartufo e tartufetine, criados pelo bartender Gabriel Negrão. Além deles, destacam-se o spicy sprit, feito com xarope de figo artesanal; e o black thorn english com infusão de gim e blueberry.

Rua Saldanha Marinho, 1582, Batel, tel. 3014-9796;  tartuferiasanpaolo.com.br

Maceió, AL (DDD 082)

Divina Gula

Assinada pelo bartender Edgar Amorim, a carta do restaurante mais mineirinho de Maceió prioriza os ingredientes locais, valorizando sabores e aromas da terra. São dez drinques autorais, além dos clássicos. O preço também é outro atrativo já que o drinque mais caro da casa custa 29,90 reais.

Avenida Paulo Brandão Nogueira, 366, Jatiúca, tel. 3235-1016; divinagula.com.br

Generoso – Boteco do Canto

Ao lado do Divina Gula está o recém-inaugurado Generoso – Boteco do Canto. Com a carta desenvolvida por Edgar Amorim – também responsável pela carta do Divina Gula –, o bar comandado por Vitor Generoso conta com drinques autorais que seguem as tendências gastronômicas, além dos coquetéis já consagrados.

Avenida Paulo Brandão Nogueira, 85, Jatiúca, tel. 99659-5180; @botecogeneroso 

Porto Alegre, RS (DDD 051)

Peppo Cucina

São sete drinques autorais e 19 clássicos nessa cantina italiana. O bartender Douglas Brasil está sempre se atualizando para acompanhar as tendências do mercado e o resultado pode ser conferido nos coquetéis do Peppo Cucina.

Rua Dona Laura, 161, Moinhos de Vento, tel. 3019-7979; peppo.com.br

RIO DE JANEIRO, RJ (DDD 021)

Belmond Copacabana Palace – Pool Bar

A carta de bebidas do Pool Bar do Copacabana Palace tem influências tropicais e utiliza muitas frutas frescas e cítricas. São drinques refrescantes, ideais para ser apreciados à beira da piscina. Um exemplo é o coquetel carambola mojito, que leva rum infusionado com carambola.

Av. Atlântica, 1.702, Copacabana, tel. 2548-7070; belmond.com/

Cantô Gastro & Lounge

O bar do Grand Hyatt Rio de Janeiro é comandado pelo bartender Vitor Souza. Ali, ele se empenha em fazer artesanalmente muitos dos ingredientes utilizados nas receitas, caso das infusões, do bitter e do rum envelhecido com ervas. Além disso, a carta se destaca pela seleção de uísques, com mais de 60 opções e algumas raridades, caso de uísque canadense e japonês. Os gins também têm bom espaço, com 30 rótulos.

Av. Lúcio Costa, 9600, Barra da Tijuca, tel. 3797-9524; cantorestaurantebrasileiro.com.br

Churrascaria Palace – Jigger

No bar da Churrascaria Palace, o conceito é valorizar a brasilidade. Os ingredientes usados nos coquetéis são nacionais e representam as cinco regiões do país. No Jigger, todos os drinques têm o mesmo preço: 26 reais.

Rua Rodolfo Dantas, 16, Copacabana, tel. 2541-5898; churrascariapalace.com.br

Explorer

Zion Fadlon, Lorraine Coolidge e Daniel Marcolino são três apaixonados por viagens que transformaram suas aventuras pelo mundo no cardápio do bar. Quem comanda as coqueteleiras é o Alex “Akuma” Serpa que brinca com influências de diversas regiões do mundo para criar as bebidas.

Rua Almirante Alexandrino, 399, Santa Teresa, tel. 3264-9665; explorerbar.com

Heat Firehouse

O bartender Marcelo Emídio se inspirou nos Estados Unidos para fazer essa carta. A utilização de bebidas envelhecidas é destaque da casa, tendo como estrela principal o bourbon. O Heat Firehouse é o bar do Rio de Janeiro com a maior variação de bourbons, ao todo são 19 rótulos.

Rua Conde Bernadotte, 26, Loja M N O, Leblon, tel. 2143-3885; @heatfirehouse

L’Atelier Mimolette

Marcelo Emídio apostou em coquetéis incomuns no Brasil, mas bastante consumidos na França como french martini e o emblemático french 75, para desenvolver a carta de L’Atelier Mimolette. Completam a lista, drinques consagrados mundialmente como dry martini e o cosmopolitan.

Rua Redentor, 175, Ipanema, tel. 3442-0886; @lateliermimolette

Meza

O Meza trabalha com o conceito de equipe de bar, no qual todos são responsáveis, o que aumenta ainda mais a qualidade. Por ali, é possível pedir 22 drinques autorais e outros 29 que já transitaram pela carta, além dos clássicos. O mais legal é que eles produzem xaropes, infusões e bitters.

Rua Capitão Salomão, 69, Humaitá, tel. 3239-1951; mezabar.com.br

Nosso

O bartender Anderson Santos prepara infusões a frio, ao calor, faz processo de clarificação de bebidas, bitters, amaros e fat washing. Por ali, o rum ganha atenção especial. São diversos rótulos, que entram em drinques como o trinidad mule, com rum branco, maracujá, amaro, baunilha, especiarias e ginger beer.

Rua Maria Quitéria, 91, Ipanema, tel. 99619-0099; nossoipanema.com

Foto: arquivo PDM
Oía Cozinha Mediterrânea

Seguindo o conceito da casa, o bartender Marcelo Emídio montou uma carta incluindo coquetéis inspirados na cultura grega, bem refrescantes e de alto drinkability. São dez drinques autorais, todos com frutas tropicais.

Rua Barão da Torre, 340, Ipanema, tel. 3201-6529; @oiacozinhamediterranea

Pappa Jack

Essa pizzaria carioca presta homenagem ao cantor Jack Le Grand. A carta de drinques desenvolvida por Camila Galeota homenageia os diversos Jack’s, começando pelo próprio Jack Le Grand. Juntam-se a ele personagens como Jack Sparrow e Jack Bauer e até celebridades como Jack Nicholson, Jack Johnson e Jackie Chan. Os drinques fazem uma brincadeira com insumos que remetem às personalidades e às origens dessas celebridades.

Av. Ataulfo de Paiva, Leblon, tel. 3005-1234; pappajack.com.br

Posì Mozza e Mare

O Posì Mozza & Mare transporta o cliente para a Costa Amalfitana, no sul da Itália. E os drinques ajudam a entrar ainda mais nessa viagem. Nas opções exclusivas da casa, espere por limoncello, disarono, limão-siciliano e diversos outros insumos originários do País da Bota.

Rua Aníbal de Mendonça, 158, Leblon, tel. 2143-3885; @posimozzaemare

Puro

Alex Mesquita e Will Melo são os responsáveis pela carta de bebidas do Puro. Os drinques autorais exaltam a brasilidade. É o caso de coquetéis como a brasileira e a tropicália. Clássicos, releituras e variações de caipirinhas completam o menu.

Rua Carandaí, 43, Casa Verde, tel. 3284-5377; purorestaurante.com.br

Satyricon

Dando preferência aos drinques clássicos, o Satyricon conta com mais de 30 opções em seu bar. A casa também se destaca pela grande variedade de cachaças, somando mais de 30 tipos, classificados pelo restaurante de acordo com a qualidade.

Rua Barão da Torre, 192, Ipanema, tel. 2521-0627; satyricon.com.br

Sofitel Rio de Janeiro

Nesse hotel de luxo, a carta de drinques foi elaborada em parceria com a consultora Isadora Fornari e com o mixologista Alex Mesquita. As opções foram pensadas para harmonizar com os diversos momentos do dia no rooftop com vista privilegiada.

Av. Vieira Souto, 460, Ipanema, tel. 2525-2525; sofitel.accorhotels.com

Vizinho Gastrobar

A bartender Jessica Sanchez é também a proprietária e produz 100% dos insumos na casa – incluindo a própria tônica e uma catuaba artesanal. São mais de 30 xaropes e reduções diferentes, que acompanham cerca de 25 coquetéis.

Av. das Américas, 8585, edículas 3 e 4, Barra da Tijuca, tel. 97154-0841; vizinhogastrobar.business.site

 

 

Bartender do Ano

Alê D’Agostino, do Apothek Coktails & Co.

Você provavelmente ouviu falar sobre Alê D’Agostino no último ano. É que desde que deu vida a seu Apothek Coktails & Co., ele voltou a ser nome recorrente nas rodas sobre coquetelaria. Alê trabalhou 18 anos no Spot, um bar clássico da cidade de São Paulo, sendo o responsável pelos drinques servidos na casa. Mas, depois que seu filho nasceu, decidiu que era hora de deixar o balcão para passar mais tempo em casa. Foi quando teve a ideia de atender o mercado de drinques engarrafados com a marca Apothek. Mas o projeto deu tão certo que os clientes e amigos começaram a pedir para que ele abrisse as portas ao público.

Assim, nasceu o pequeno bar, que tem apenas 17 metros quadrados, e começou como uma vitrine da marca, mas logo foi ganhando novas inserções criadas pelo bartender que não economiza criatividade nas taças. Os drinques engarrafados continuam e existem em três versões: negroni clássico, negroni Jerez, e dry martini, mas a carta vai além deles. O bar tem horário bem delimitado: funciona às segundas, quintas e sextas-feiras, das 19 à 1 h. E, recentemente, passou a abrir também aos sábados, das 18 à 1 h. O motivo para a restrição de horários é o mesmo que fez D’Agostino deixar o antigo emprego: ele quer ficar mais tempo com a família.

Pela consistência em tantos anos de trabalho e por saber se adaptar às necessidades do mercado, assim como pelos drinques potentes e bem equilibrados, Alê D’Agostino é o Bartender do Ano 2019. Vale lembrar que esta eleição é feita a partir da votação de especialistas na área.

    São Carlos, SP (DDD 016)

    Bartso’s – Chez Marcel

    O restaurante Chez Marcel leva os drinques tão a sério que tem até um espaço dedicado a eles, o Bartso’s. Um dos destaques fica por conta do bitter produzido na própria casa. O bartender Mateus Marques renova a carta a cada dois meses, sempre lançando outras seis receitas.

    Rua Lions Club, 40, Vila Marina, tel. 99645-1011; @bartsos_chezmarcel

    São Paulo, SP (DDD 011)

    Adega Santiago

    Pelas mãos do bartender Antonio Eduardo, saem mais  80 opções de drinques dos da moda e clássicos, como o Aperol spritz e negroni. O preferido dos clientes é o gim-tônica. Além disso, os coquetéis autorais, são preparados com frutas frescas e bitters, produzidos na casa.

    Diversas unidades; adegasantiago.com.br

    Astor

    Combinando boemia e elegância, o Astor vende em média 3.000 gim-tônica por mês. O bar foi um dos primeiros do país a criar uma carta exclusiva com variações do drinque. A carta assinada por Fabio La Pietra conta com 12 drinques exclusivos e 28 clássicos.

    Rua Delfina, 163, Pinheiros, e Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, tel. 3815-1364; barastor.com.br

    Aguzzo Cucina

    A nova carta de drinques do Aguzzo Cucina foi desenvolvida para harmonizar com o cardápio à la carte do restaurante. Há opções de coquetéis para todos os itens do menu, de entradas a sobremesas. A carta é assinada pelo bartender Jonas Lima.

    Rua Simão Álvares, 325, Pinheiros, tel. 3083-7363; aguzzo.com.br

    Ají Cocina Bar

    Especializado na culinária peruana, o Ají dá destaque ao pisco. São sete opções de drinques com o destilado à base de vinho. Na casa, usa-se apenas pisco peruano. Variações de gim-tônica completam a carta assinada por Novaes Cotta.

    Rua Francisco Leitão, 285, Pinheiros, tel. 3375-8739.

    Balaio

    A cozinha fica sob o comando do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, enquanto o bar é responsabilidade de Rafael Stevan Welbert. Por ali, o gim-tônica do sertão, que leva gim, caju e limão não pode faltar, assim como o pequi, preparado com gim, pequi, maracujá, abacaxi, flor de sabugueiro e ameixa.

    Instituto Moreira Salles, Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9123; balaioims.com.br

    Bar Degrau

    Levando as tendências da coquetelaria para o bairro de Santana, na Zona Norte, o Bar Degrau conta com o barman Juvêncio Pereira da Silva, que tem mais de 30 anos de experiência. Com oito opções de drinque exclusivos e 15 clássicos, o bar recebe todos os públicos.

    Rua Heliodora, 340, Santana, tel. 29785485; degraubar.com.br

    Barbacoa

    Valorizando os ícones da coquetelaria, o Barbacoa trabalha apenas com drinques clássicos e já consagrados mundialmente. O bartender Gilberto dos Santos Silva é responsável por reproduzi-los de forma bem executada e utilizando ingredientes de qualidade. A caipirinha é o carro-chefe com saída mensal, em média, de 900 unidades.

    MorumbiShopping, Av. Roque Petroni Jr., 1.089, Morumbi, tel. 5181-6898; barbacoa.com.br

    Bar Obelisco

    Resgatar ingredientes esquecidos é o lema desse bar anexo ao conceituado restaurante Vista, no Parque do Ibirapuera. As coqueteleiras ficam a comando de Jairo Gama, que desenvolve receitas artesanais em apresentações modernas.

    Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, Vila Mariana, tel. 2658-3188; vistasaopaulo.com.br/barobelisco

    Benzina

    No Benzina, a palavra de ordem é beber bem e gastar pouco. O bartender Gabriel Santana responde pela carta e o legal é que ela é dividida por drinques intocáveis, premium session, gim tônica, entre outros. Não deixe de provar o moscow mule.

    Rua Girassol, 396, Vila Madalena, tel. 3031-2008; benzina.bar

    Bar Bitter

    Um bar que agrada a diversos tipos de paladar e de público, essa é a premissa do Distrito Urbano, que serve coquetéis refrescantes, com ingredientes inusitados. A carta foi desenvolvida por Marcelo Serrano e é executada pelo barman Luís Cláudio Simões.

    Rua Aureliano Guimarães, 100, Morumbi, tel. 3502-4341; fb.com/distrito.urbano.sp

    Blue Note SP Jazz and Blue Club

    Uma das filiais do famoso clube de jazz de Nova York, o Blue Note SP fica em uma localização privilegiada em plena Avenida Paulista. A carta é assinada pelo experiente Derivan Ferreira de Souza e leva clássicos, como dry martini e negroni, além de releituras. A ideia é trazer a atmosfera nova-iorquina para a capital paulista.

    Av. Paulista, 2.073, Consolação, tel. 3179-0050; bluenotesp.com.br

    Caju

    O bar Caju nasceu com base em uma vasta pesquisa sobre cachaças para sua carta de bebidas e, como resultado, surgiram drinques autorais que chamam atenção. É o caso do onça vai beber água, feito à base de cachaça, leite de castanha-de-caju, licor de ervas, abacaxi e mix de sucos cítricos. Na carta assinada por Paulo Ravelli não faltam coquetéis que exaltam a fruta, símbolo da casa.

    Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, 820, Chácara Santo Antônio, tel. 2526-0100; fourseasons.com/br/saopaulo/

    Candeeiro

    Dando foco aos ingredientes regionais, o bartender Laércio Zulu dá destaque à cachaça em sua carta. Além da caipirinha, disponível em seis versões, o destilado está presente em outros seis drinques autorais.

    Rua Dr. Melo Alves, 205, Jardins, tel. 3086-4774; barcandeeiro.com.br

    Canvas bar & restaurante

    Buscando acompanhar as tendências do mercado internacional, o Canvas Bar & Restaurante, no Hilton São Paulo, está regularmente alterando sua carta de bebidas. São 32 drinques, 12 autorais.

    Av. das Nações Unidas, 12.901, Morumbi, tel. 2845-0056; canvasbarerestaurante.com.br

    Charco

    Enquanto Tuca Mezzomo cuida da cozinha, Victor Zucaroni fica responsável pelas bebidas do Charco. A casa conta com 13 drinques, sendo três sem álcool. Destaque para os insumos inusitados como tintura de lapsang souchang e raiz de lótus.

    Rua Peixoto Gomide, 1.492, Jardim Paulista, tel. 3063-0360; charcorestaurante.com.br

    Casa Europa

    O cardápio bem variado, que transita entre frutos do mar e massa, vai superbem com os bitters, espumas e infusões artesanais da casa, preparadas pelo bartender Thiago Aronis. Ao todo, transitam pelo menu 46 drinques, para agradar a todos.

    Al. Gabriel Monteiro da Silva, 726, Jardim América, tel. 3063-5577; casaeuropa.com.br

    Due Bar

    A carta do bar do restaurante italiano Due Cuochi é dividida em quatro temas: drinques do Due, os autorais da casa; drinques da Itália, coquetéis consagrados do País da Bota; Due GT, cinco variações de gim-tônica; e coquetelaria clássica. Ao todo, são mais de 20 opções de drinques.

    Rua Manuel Guedes, 93, Pinheiros, tel. 3078-8092; duecuochi.com.br

    Espaço 13

    Misto de bar, barbearia e estúdio de tatuagem e piercing, o lugar capricha na carta de coquetéis. Das mãos da bartender Stephanie Marinkovic, saem 38 receitas, sendo oito autorais. Além disso, alguns levam frutas desidratadas, licores, purês, e bitters, produzidos na casa.

    Rua Treze de Maio, 798, Bela Vista, tel. 99368-5785; esp.treze

    Estepe Bar

    Este bar tem como intuito valorizar a cultura etílica nacional, desde a cachaça até bebidas nacionais não tão conhecidas como a cataia, o netuno e o aluá. A ambientação remete aos tradicionais botecos de rua. A música brasileira, as comidinhas e o jeito informal e descontraído no atendimento compõem a essência do Estepe.

    Rua Cunha Gago, 588, Pinheiros, tel. 3881-4855.

    Fortunato bar

    Localizado na Vila Mariana, o Fortunato Bar é um lugar para reunir amigos e pedir vários drinques para compartilhar. São mais de 50 opções para todo gosto e estilo. Cheio de cores e ingredientes, os drinques chamam atenção.

    Rua Joaquim Távora, 1.356, Vila Mariana, tel. 4680-2966; fortunatobar.com.br

    Frank Bar

    Localizado no lobby do Maksoud Plaza, o Frank Bar foi considerado um dos 100 melhores do mundo, em 2017 e 2018, por The World’s 50 Best Bars. Lançada em agosto de 2018, a carta atual assinada por Spencer Amareno faz referências à tradicional coquetelaria oriental, ressaltando o minimalismo. São ao todo 15 drinques, sendo sete exclusivos.

    Rua São Carlos do Pinhal, 424, Jardins, tel. 3145-8000; maksoud.com.br/frank-bar

    Guarita bar

    A casa pertence ao bartender Jean Ponce e a Greigor Caisley e por ali saem oito drinques, que constam na carta, mas ele mostra que quem sabe faz ao vivo e cria novidades na frente do cliente. Jean prepara a sua carta com base em ingredientes brasileiros e é hoje um dos maiores nomes da coquetelaria.

    Rua Simão Álvares, 952, Pinheiros, tel. 3360-3651; guaritabar.com.br

    Grecco Bar e Cucina

    No Grecco Bar e Cucina os drinques vão mudando de acordo com a sazonalidade dos insumos. São sempre oito coquetéis valorizando o que é nacional. Outro destaque é o uso de infusões e xaropes feitos na própria casa. Quem assina a carta é o bartender Gabriel Tertuliano.

    Rua Henrique Monteiro, Pinheiros, 97693-2469; @greccobarecucina

    Guilhotina

    Márcio Silva, o premiado bartender que inaugurou o SubAstor, comanda o próprio bar há pouco mais de dois anos. Mesmo servindo os clássicos, com ele não tem esse negócio de mesmice e, caso sente no balcão, poderá provar drinques criados na hora.

    Rua Costa Carvalho, 84, Pinheiros, tel. 3031-0955; guilhotinabar.com.br

    Isola Bar

    A ideia do Isola Bar é proporcionar ao cliente um momento prazeroso, para ele se esquecer da correria do dia a dia. Em sua carta, figuram receitas da coquetelaria clássica e da autoral. São 46 coquetéis que saem do bar sob o comando de Jailson Viana. Ali são produzidos compostos como soda de gengibre e xaropes diversos.

    Rua General Mena Barreto, 765, Itaim, tel. 3168-1333; isolabar.com.br

    Foto: António Rodrigues
    Jangada

    Para acompanhar os mais diversos frutos do mar, pescados e carnes especiais, há uma boa seleção de drinques e destilados. O cardápio tem seções dedicadas ao gim-tônica, a coquetéis clássicos e à querida caipirinha.

    Av. Pereira Barreto, 42, Paraíso, Santo André, tel. 3197-5795.

    Kurâ Izakaya Contemporâneo

    Seguindo a proposta da casa, o bartender Glauco M. Scherer desenvolveu uma carta com inspiração asiática. Destaque para os drinques autorais que levam shochu, shiso, sal de wasabi e gengibre.

    Rua Domingos Fernandes, 548, Vila Nova Conceição, tel. 3045-2154; kuraizakaya.com.br

    Le Jazz e Le Jazz Petit

    Nas casas Le Jazz, o estilo musical está por toda parte. Na carta de bebidas do Petit, por exemplo, o proprietário Gil Leite pesquisou as diversas fases do jazz e o que se bebia em cada uma das épocas, chegando a uma seleção de 47 coquetéis. Em ambos os restaurantes, todas as opções etílicas acompanham com primor as pedidas do menu de acento francês.

    Le Jazz, diversas unidades; Le Jazz Petit, Rua dos Pinheiros, 262, Pinheiros, tel. 2359-8141; lejazz.com.br

    Le Manjue

    A autenticidade desse restaurante de culinária 100% saudável se estende aos coquetéis, com 24 opções autorais. São criações em que reinam ingredientes orgânicos e saudáveis. O drinque mais pedido é o gim-tônica infusionado com caju.

    Rua Vitório Fasano, 49, Cerqueira César, tel. 3034-0631 e mais duas unidades; lemanjue.com

    Maremonti

    Nas diversas unidades do Maremonti é possível apreciar uma seleção especial de drinques e destilados, combinados ainda à gastronomia tipicamente italiana e à verdadeira pizza napolitana.

    Diversas unidades; maremonti.com.br

    MéZ

    São mais de 40 coquetéis preparados na casa, com tônicas, xaropes e infusões elaborados artesanalmente. Merecem destaque os gins-tônicas autorais e os drinques criativos dos mixologistas.

    Rua Dr. Mário Ferraz, 561, Itaim Bibi, tel. 2538-8196; mezsp.com.br

    Mix n’Gin

    Localizado no coração da Vila Madalena, o bar preza por uma coquetelaria acessível e voltada às mais diversas variações com gim. São cerca de 60 receitas disponíveis ao comensal.

    Rua Fradique Coutinho, 1.109, Vila Madalena, tel. 2597-8090; mixngin.com.br

    Mori Ohta Sushi

    No sushibar, os coquetéis são levados a sério e o bartender Tadeu de Carvalho os executa com maestria. O preferido dos clientes é o matcha G&T, que leva gim, tônica, matcha, maçã-verde e limão. Saquês nacionais e importados também vão parar nas caipirinhas de frutas variadas.

    Rua da Consolação, 3.610, Jardim Paulista, tel. 3898-2977; ohtasushi.com.br

    Mytho Restobar

    São apenas ingredientes naturais que integram os drinques do Mytho. Os coquetéis autorais são inspirados nos sabores gregos, como o ouzo, bebida à base de anis e bastante presente pela carta da casa.

    Rua Diogo Jacome, 591, Moema, tel. 2368-1788; mythorestobar.com

    NB Steak

    O restaurante é especializado em cortes nobres de carne, mas os coquetéis também brilham nos seis endereços pelo país. As opções etílicas permanecem entre os clássicos, sempre bem-feitos e elaborados com insumos de qualidade.

    Diversas unidades; nbsteak.com.br

    Olívio

    O Olívio é conhecido por oferecer drinques criativos e servidos de maneira lúdica. Em relação aos sabores, as inspirações surgem a partir de viagens do mixologista Marquinhos Félix.

    Rua Delfina, 196, Vila Madalena, tel. 4680-2967; oliviobar.com.br

    Osteria del Rosso

    Por ser uma Osteria, a casa aposta em uma carta de bebidas ao melhor estilo italiano, incluindo, entre outras boas pedidas, vermutes e amaros. Quanto ao negroni, há envelhecimento da bebida, aromatizada de acordo com a estação do ano.

    Rua Itapura, 1.128, Vila Gomes Cardim, tel. 2097-5715; osteriadelrosso.com.br

    Praça São Lourenço

    É a coquetelaria clássica que faz sucesso na Praça São Lourenço. Além dos drinques já consagrados, há bom sortimento de destilados e opções variadas da famosa cachaça.

    Rua Casa do Ator, 608, Vila Olímpia, tel. 3053-9300; pracasaolourenco.com.br

    Quintana

    Nesse bar que homenageia o escritor Mario Quintana, são as referências do sul brasileiro que permeiam todo o cardápio e as cartas de bebidas. Os drinques, que se dividem entre clássicos e autorais, conversam com a gastronomia assinada por Marcos Livi.

    Rua Alessandro Volta, 151, Brooklin, tel. 2129-6570; quintana.bar

    Raiz Bar

    No subsolo do restaurante Jacarandá, o speakeasy, de clima intimista, tem balcão comandado por Laércio Zulu, uma das grandes estrelas da coquetelaria em São Paulo. São 15 drinques e um dos preferidos dos clientes é o moscow mule.

    Rua Alves Guimarães, 153, Pinheiros, tel. 3083-3010; jacarandabr.com.br

    Riviera

    Inaugurado em 1949 e reaberto em 2017, o Riviera Bar é um dos principais destinos para se apreciar bons coquetéis na cidade de São Paulo. A carta é extensa, com 46 opções de drinques e mais 83 destilados.

    Av. Paulista, 2584, Consolação, tel. 3258-1268; rivierabar.com.br

    Rota do Acarajé

    O bartender Diego Von Lopes Lima responde pela impressionante carta de bebidas com 100 drinques. São mais de 1.200 rótulos de destilados, que compõem drinques como a caipirinha brasileira, caso sério de amor dos clientes, feita com caju, limão, hortelã e vodca, cachaça ou saquê.

    Rua Martim Francisco, 529, Santa Cecília, tel. 3668-6222; rotadoacaraje.com.br

    Grupo Rubaiyat

    O Grupo Rubaiyat engloba três endereços pelo Brasil e mais o Figueira Rubaiyat, em São Paulo. Todas as unidades prezam pelo bom atendimento e gastronomia de ponta, além de uma carta de bebidas de excelência. Nas casas, o cardápio se divide entre drinques autorais e clássicos e coquetéis elaborados com vinhos. Há ainda opções sem álcool.

    Diversas unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; gruporubaiyat.com

    Satú

    No recém-aberto Satú, os drinques autorais levam ingredientes que representam as cinco regiões do Brasil. Dentre as bebidas utilizadas nas receitas, merece destaque a tiquira, destilado de mandioca e base para o drinque caru, o mais pedido da casa.

    Rua Ferreira de Araújo, 450, Pinheiros, tel. 3032-1029; @saturestaurante

    SubAstor

    A casa comandada por Fábio La Pietra fica no subsolo do tradicional Astor. Ali, as luzes baixas e o bartender no balcão deixam o cliente confortável para escolher uma das opções do cardápio; ou pedir uma criação autoral, feita com base em seu gosto.

    Rua Delfina, 163, Vila Madalena, tel. 3815-1364; subastor.com.br

    Sylvester Bar

    Projeto-solo do conceituado bartender Rogerio Weliton de Souza, mais conhecido como Frajola, o Sylvester Bar tem a coquetelaria como protagonista. Sendo assim, por lá é possível encontrar boa oferta de drinques clássicos e autorais, todos a preços acessíveis.

    Rua Maria Carolina, 745, Jardim Paulistano, tel. 3034-1268; @sylvesterbarsp

    Taberna 474

    Com 30 coquetéis clássicos e 12 autorais, a carta do bartender Marcos Mororó privilegia as frutas frescas e os insumos preparados lá mesmo, como a infusão de pimenta-rosa na vodca e o xarope de gengibre. Dos clássicos que amamos, manzana martini, que leva vodca, licor e purê de maçã-verde.

    Rua Maria Carolina, 474, Jardim Paulistano, tel. 3062-7098; taberna474.com.br

    Terço

    Com consultoria de Talita Simões, e o comando dos bartenders Gabriel Cavalari e Denis Oliveira, o bar oferece 24 coquetéis clássicos e 23 autorais. As infusões e chás são todos preparados na casa e dão o tom a drinques como o not Joplin, que leva vodca, vinho do Porto branco, infusão de hibisco, limão-siciliano e tônica.

    Rua Baltazar da Veiga, 246, Vila Nova Conceição, tel. 3562-2192; tercobar.com.br

    Tessen

    A ampla carta de bebidas do Tessen, executada por Felipe Rara, muda todos os meses para sempre oferecer novidades aos comensais. Muitas das criações levam ingredientes típicos do Oriente, como yuzu e matchá, a fim de conversar com a gastronomia da casa.

    Rua Joaquim Floriano, 295, Itaim Bibi, tel. 2386-8203; restaurant.tessen.com.br

    Tetto Rooftop Lounge

    Entre as mais de 50 opções etílicas da casa, o gim-tônica é a mais pedida, com cerca de 1.000 taças servidas ao mês. Mas as criações de Matheus Cunha, head bartender do bar, também fazem sucesso entre a clientela.

    Av. Rebouças, 955, Pinheiros, tel. 3062-2851; tettolounge.com

    TonTon Restaurante

    O TonTon aposta em cheio na coquetelaria e, pelas mãos de Mardone Carvalho, saem 13 drinques autorais e 30 clássicos. De seu bar, as receitas mais pedidas são os drinques da moda, como gim-tônica e negroni, mas vale provar criações como o  manhattan, que leva bourbon, vermute, bitter, cacau e baunilha.

    Rua Caconde, 132, Jardins, tel. 2597-6168; tontonsp.com.br

    Trabuca Bar

    A especialidade da casa é o gim, que estrela em muitos drinques do menu. Mas ainda é possível degustar criações com cachaça, rum e tequila e doses dos mais diversos licores e destilados.

    Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.444, Itaim Bibi, tel. 3044-7060;  trabuca.com.br

    Tre JK

    Localizado no Shopping JK, o restaurante tem gastronomia de acento italiano e as opções etílicas seguem o mesmo caminho, mas sempre com um toque de brasilidade. É o caso da cachaça, que no bar do TRE faz bom par com frutas e outros destilados.

    Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, Itaim Bibi, tel. 3167-4004; trejk.com.br

    V.E.R.A.

    Os chefs de bar e de cozinha estão sempre em sintonia para criar bebidas e comidas que se complementam à mesa. Por lá ainda há a produção de diversos insumos, desde bitters e licores a vermute e xaropes.

    Rua Desembargador do Vale, 206, Perdizes, tel. 96582-9090; verarestaurante.com.br

    Verissimo Bar

    Dos oito coquetéis clássicos que transitam pelo cardápio, além dos oito autorais, um dos mais pedidos é o moscow mule, preparado com maestria por Daniel Tomé. Aposte nas frigideirinhas de frutos do mar confitados para acompanhar.

    Rua Flórida, 1.488, Brooklin, tel. 5506-6748; verissimo.bar

    Vista

    Quem balança as coqueteleiras da casa é Jairo Gama. Ali, ele explora os ingredientes brasileiros em uma coquetelaria moderna. As infusões e outros insumos são produzidos artesanalmente no bar do Vista. Além da carta de coquetéis clássicos, as receitas autorais buscam sempre contar uma história.

    Cobertura do MAC USP, Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, 8º andar, tel. 2658-3188; vistasaopaulo.com.br/barobelisco/

    União da Vitória, PR (DDD 042)

    KA’Ademia

    Bebidas e coquetéis do KA’Ademia foram pensados para harmonizar com a charcutaria colonial e os produtos de pequenos produtores de União da Vitória, no Paraná. As criações, tanto da cozinha quanto do bar, são inspiradas em rituais e costumes dos guarani.

    BR-476, km 355,5, s/no, Ouro Verde, tel. 3524-2101; @kaademia

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Prazeres da Mesa

    Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo