Destaque PrincipalMelhores Cartas de CervejaMelhores do Ano

Onde o brinde é garantido

Confira as 26 casas premiadas pelo prêmio Melhores Cartas de Cerveja 2019

Novos rótulos chegam diariamente ao mercado e aguçam a curiosidade de quem não dispensa uma boa cerveja. O estilo Catharina Sour, por exemplo, nasceu em Santa Catarina e ganhou mais espaço ao longo do último ano. Na coluna Mundo de Espuma, você encontra mensalmente as principais novidades do mundo cervejeiro. Mas, afinal, quais são os endereços Brasil afora que estão atentos ao mercado e oferecem bom sortimento aos clientes? É isso o que o prêmio Melhores Cartas de Cerveja visa destacar a cada ano. A seguir, você confere as 26 casas premiadas. Entre as 37 inscritas, estas passaram pelo criterioso olhar de André Clemente, de Prazeres da Mesa, e de Estácio Rodrigues, do Instituto da Cerveja Brasil, e foram aprovadas.

SÃO PAULO, SP (DDD 011)

12 Burger and Beer

São 39 diferentes rótulos que compõem a carta de cervejas da casa, além de duas torneiras de chope, que sempre têm uma opção Pilsen e outra IPA. Entre os comes, os hambúrgueres e suas versões são a estrela do espaço, criado em 2011.

Rua Simão Álvares, 1018, Pinheiros, tel. 3562-7550; 12burgerandbeer.com.br

Continua após o anúncio
Ambar Cervejas Artesanais

É realmente a cerveja que dita as regras no Ambar. A casa, que se firmou como destino da happy hour, conta com 15 torneiras de chope – servindo apenas produções nacionais, além de uma câmara fria com cerca de 80 rótulos de cerveja do Brasil e do mundo. Pode-se consumir a bebida ali mesmo ou levar para casa em growlers de 1 litro.

Rua Cunha Gago, 129, Pinheiros, tel. 3031-1274; barambar.com.br 

Armazém 77

Com a filosofia de sempre valorizar as cervejarias locais, este bar localizado na região da Penha tem em torno de 70 cervejas diferentes. Além disso, mantém sete torneiras de chope com estilos que variam entre: Pilsen, Red Ale, Stouts, Belgas e IPAs. Começou produção própria em 2019, de modo cigano, com Pilsen, Weiss e IPA.

Rua Betari, 525, Penha, tel. (11) 2296-6120; armazem77.com.br

Barbacoa

A rede de churrascarias tem cartas distintas em cada uma de suas unidades de São Paulo, sendo todas elas premiadas e pensadas para acompanhar as carnes do menu. A casa do Itaim Bibi oferece cerca de 50 rótulos de cerveja, do Brasil e de outros sete países, além de duas torneiras de chope (normalmente servindo opções Pilsen e Dunkel). No Morumbi, são 27 rótulos diferentes, além de três torneiras de chope. E no Shopping D&D, 22 cervejas completam a carta ao lado dos chopes que saem das quatro torneiras. Em todas as cartas há classificação e explicação sobre os estilos disponíveis.

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 65, Itaim Bibi, tel. 3168-5522; Av. das Nações Unidas, 12.555, Shopping D&D, tel. 3043-9244; Av. Roque Petroni Jr., 1.089, MorumbiShopping, tel. 5181-6898; barbacoa.com.br

EAP – Empório Alto dos Pinheiros

Variedade é o que não falta no EAP. São 400 opções de cerveja de todo o mundo e 43 de chope. Isso permite à casa, inaugurada em 2008, atender a todos os gostos e bolsos, indo de 10 a 600 reais por uma garrafa de cerveja. A cozinha varia de hambúrgueres a risotos.

Rua Vupabussu, 305, Pinheiros, tel. 3031-4328; eapsp.com.br

FrangÓ Bar

Não é só a coxinha que faz deste bar um dos mais queridos dos paulistanos e parada obrigatória aos turistas. A casa, que nasceu como rotisseria em 1987, tem uma das cartas de cerveja mais completas da cidade. São 490 rótulos selecionados pelo sommelier Fabiano Bellucci, mais três torneiras de chope.

Lgo. da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó, tel. 3932-4818; frangobar.com.br

Kleine Ecke

Oferecendo aos clientes a opção de beber menos, mas beber melhor, esta casa conta com 150 rótulos. A seleção de cervejas tem opções do mundo inteiro, assim como produções nacionais artesanais. O ambiente é clean e convidativo para toda a família.

Av. Leão Machado, 100, Loja P-37ª, Continental Shopping, Jaguaré, tel. 3718-0013.

Rota do Acarajé

A variedade dita os copos da casa, de cozinha baiana. Para equilibrar o ardor das pimentas da Bahia, vai bem uma das 80 cervejas garimpadas pelo sommelier Diego Von.

Rua Martim Francisco, 529, Santa Cecília, tel. 3668-6222; rotadoacaraje.com.br

São Paulo Tap House

A carta de cervejas da casa muda o tempo todo e é possível acompanhar as novidades em tempo real via site, aplicativo ou nas telas espalhadas pelo salão. O bar não trabalha com cervejas em garrafa, apenas chopes (40 torneiras) e growlers de 1 litro.

Rua Girassol, 340, Vila Madalena, tel. 3530-6602; spth.com.br

 

Personalidade da Cerveja

Alexandre Alves Du Rocher Candido, Diretor de Craft Beer, da Heineken

Foi o trabalho de difusão das microcervejarias no país, com o intuito de democratizar o mercado e facilitar o consumidor a escolher e comprar cerveja, que fez com que nosso júri especializado elegesse Alexandre Alves du Rocher Candido como a Personalidade da Cerveja 2019. À frente do setor de cervejas especiais da grande Heineken Brasil, Alexandre soube como incentivar os pequenos empresários, ensinando-lhes a crescer junto à empresa, mas sem lhes tirar o domínio na produção. São alguns exemplos, a atuação junto à Eisenbahn, em que ele implementou a garrafa de 600 mililitros retornável, fazendo com que a marca ficasse mais acessível ao consumidor final, bem como a donos de bares e restaurantes. E também o patrocínio à Oktoberfest, em São Paulo, com o convite a 20 microcervejarias para participar ao lado da empresa.

    BARRA BONITA, SP (DDD 014)

    Conveniência Avenida

    Inaugurado em dezembro do ano passado, o espaço ganha pontos pela variedade de rótulos e importadores, totalizando 45 cervejas selecionadas pelo sommelier Luciano Leão. Da cozinha saem receitas variadas, especialmente petiscos.

    Av. Pedro Ometto, 555, Centro, tel. 3641-5353.

    CAMPINAS, SP (DDD 019)

    Lado B – Cerveja, Comida & Afins

    Definindo-se como um gastrobar, o Lado B oferece 23 tipos de cerveja, com foco em valorizar as produções artesanais e locais. A carta, exclusiva de chopes, traz detalhes de cada rótulo, como: graduação alcoólica, cor, amargor e sugestão de harmonização.

    Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1.240, Barão Geraldo, tel. 3249-0014; barladob.com.br

    Lume

    A cada três meses, a carta de cervejas da casa é renovada. A ideia ali é sempre ter 40 rótulos nacionais, além de outras dez opções que mudam sazonalmente. As ofertas são sempre em garrafa, visto que lá não há serviço de chope.

    Rua dos Bandeirantes, 66, Cambuí, tel. 3579-5125; restaurantelume.com.br

    RIBEIRÃO PRETO, SP (DDD 016)

    BGT Biergarten

    São dez anos estimulando o consumo de cervejas como algo que deve ser compartilhado em boa companhia. Conta, em média, com 200 rótulos engarrafados ou em lata, além de 16 torneiras de chope. Para harmonizar, receitas das culinárias brasileira e alemã.

    Rua São José, 1.483, Jardim Sumaré, tel. 99739-9409; emporiobiergarten.com.br

    Empório Toscana

    Misto de empório e bar, no Toscana o cliente pode consumir os produtos no local ou levá-los para casa. O sommelier Almir Tavares está sempre presente para orientar sobre os quase 200 rótulos. A cozinha traz opções, como lanches, tábuas de queijos e embutidos.

    Av. Anhanguera, 1.087, Alto da Boa Vista, tel. 3235-5779; emporiotoscana.com

    BLUMENAU, SC (DDD 047)

    Bier Vila

    Na terra da Oktoberfest, a variedade de rótulos é quase obrigação. E a Bier Vila mostra que faz seu dever de casa ao oferecer 300 opções entre regionais, nacionais ou importadas. A equipe conta com cinco sommeliers: Ulysses Kreutzfeld e Valmir Zanetti (estes, sócios da Bier Vila), Roberto Maçaneiro, Renato Ribeiro e Alisson Cavalcante. A casa tem 40 torneiras de chope e gastronomia variada, com destaque para os pratos alemães, que fazem bastante sucesso entre os comensais.

    Rua Alberto Stein, 199, Velha, tel. 3329-0808; biervila.com.br

     

    FLORIANÓPOLIS, SC (DDD 048)
    Books & Beers

    Como o próprio nome diz, a casa reúne livros e cervejas, sendo ideal para quem quer relaxar ao colocar a leitura em dia e saborear bons goles. São 14 torneiras de cerveja artesanal, que variam quase que diariamente, sendo que os rótulos elaborados na Grande Florianópolis têm prioridade na fila.

    Rua Senador Ivo D’Aquino, 103, Lagoa da Conceição, tel. 3206-6664; booksbeers.com.br 

    DISTRITO FEDERAL (DDD 061)

    Godofredo

    Descolado e aconchegante, o Godofredo foi um dos primeiros bares do Distrito Federal a ter uma carta de cervejas artesanais. Hoje, são cerca de 150 rótulos e 21 torneiras de chope, atualizados semanalmente. Além disso, tem os rótulos próprios Porco Loco Cervejeiros e 408 Norte. Da cozinha, saem receitas brasileiras. A casa promove periodicamente festivais cervejeiros.

    CLN 408, Bloco B, lojas 12 e 16, Brasília, tel. 3965-6666; bargodofredo.com.br

    Publican Bar

    Fabricio Carvalho Mattos é o sommelier e proprietário deste bar que tem pegada alternativa, com música indie-rock nas caixas de som. Atualmente, são 120 cervejas (em garrafa ou lata) e 16 chopes. Para acompanhar, o forte da casa são os petiscos e finger foods, mas outros pratos devem entrar no menu em breve.

    CLS 409, Bloco A, Loja 8, Asa Sul, tel. 3242-9589.

    MACEIÓ, AL  (DDD 082)

    Divina Gula

    Cerveja é coisa séria e recebe cada vez mais investimento no restaurante, que começou a dar enfoque a esse mercado em 2013. Hoje, a casa de comida brasileira, comandada por André e Vitor Generoso, conta com quase 80 rótulos da bebida, além de boa variedade de chopes e estilos.

    Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85, Jatiúca, tel. 3235-1016; divinagula.com.br

    RECIFE, PE (DDD 081)

    Ekäut Lab

    Leveza e descontração são as regras que ditam o bar. Mas isso não significa menos atenção às cervejas, muito pelo contrário. A equipe de sommeliers é formada por Bruno Paes, Ciron de Sá e Raphael Vasconcelos e está sempre disposta a explicar sobre os 15 estilos disponíveis. Hambúrguer e petiscos fecham o casamento à mesa.

    Av. Conselheiro Aguiar, 3571, Boa Viagem, tel. 3877-6061; ekaut.com.br/ekautlab

     

    RIO DE JANEIRO, RJ (DDD 021)

    A Perua da Cerveja

    Reunindo o universo cervejeiro em um só endereço, o espaço tem rótulos para consumir in loco, para levar para casa e ainda souvenirs ligados à bebida. São mais de 100 cervejas diferentes, além das quatro torneiras de chope. Gil Lebre e Naiara Souza são os sommeliers e não há cardápio de comida.

    Rua São José, 35, sobreloja 218, Centro, tel. 99938-3925; @aperuadacerveja

    Booze Bar

    A boêmia é quem dá o tom do Booze Bar, localizado no animado bairro da Lapa. E, para brindar à vida e aos grandes encontros, o sommelier Gustavo Rena criou uma carta com cerca de 150 rótulos de cerveja e mais 16 de chope. Os estilos de cada bebida são descritos de forma simples, para que qualquer um – seja cervejeiro profissional ou iniciante – possa identificar ali, qual mais lhe agrada.

    Avenida Mem de Sá, 63, tel. 2252-1588; boozebar.com.br

    Delirium Café Ipanema

    O nome é velho conhecido dos amantes de cerveja. O bar que nasceu em Bruxelas, na Bélgica, teve sua primeira filial das Américas sediada no Rio de Janeiro. A preferência por lá é a escola belga de cervejas, mas sem deixar de lado as produções brasileiras e locais somando os 400 rótulos disponíveis.

    Rua Barão da Torre, 183, Ipanema, tel. 2502-0029; deliriumcafe.com.br

    Hop Lab Pub

    Suas 30 torneiras de chope se dividem entre as fixas de cervejarias – caso da Hocus Pocus e Three Monkeys – e as rotativas, que privilegiam as produções cariocas. Os barris ficam armazenados na câmara fria, garantindo no copo a temperatura sempre correta. A sommelière é Fernanda Corrêa de Freitas. Carnes menos convencionais figuram no menu, como a coxinha de marreco.

    Rua Barão de Iguatemi, 292, Praça da Bandeira, tel. 3217-1146; @hoplab

    Os Imortais

    O nome vem como uma homenagem aos ídolos que marcaram sua geração, fosse nos palcos ou nos campos. O botequim oferece 179 rótulos de cerveja, acompanhados de receitas brasileiras tradicionais dos botecos cariocas, como bolinhos de arroz ou de feijão.

    Rua Ronald de Carvalho, 147, Copacabana, tel. 3563-8959; @osimortaisbar

    NITERÓI, RJ (DDD 021)

    Armazém São Jorge

    A carta, dividida por tipo de fermentação e estilo de cerveja, conta com 70 rótulos, além das 20 opções de chope. As novidades chegam a todo o momento por lá, por isso vale o bate- -papo com o garçom antes de definir o pedido. A casa investe no treinamento periódico da brigada.

    Rua Doutor Leandro Motta, 8, Loja 101, Icaraí, tel. 97132-4568.

     

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Prazeres da Mesa

    Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo