Mesa Tendências

Maior evento gastronômico da América Latina recebe congresso internacional

Amantes da gastronomia já têm anotado no calendário, todo final de ano, o Mesa São Paulo. Dentro dele, o Mesa Tendências é o congresso internacional em que grandes estrelas sobem ao palco para compartilhar suas vivências e dialogar sobre as novidades do cenário gastronômico. Ali, o palco é dedicado à troca de experiências.

Em 2016, Alex Atala se apresentou no Mesa Tendências e contou sobre a importância de um evento como este, como pode ver no relato abaixo.

Tendo seu embrião lançado em 2006, com debates e palestras organizados durante o Mesa ao Vivo, o Mesa Tendências teve a primeira edição oficial em 2007. Em alguns anos, países como Espanha, França e Itália marcaram maior presença, mas sempre foram ressaltados a importância da culinária brasileira, a consagração de nossas estrelas e o surgimento de uma nova e vibrante geração.

Nomes internacionais como Jancis Robinson, Quique Dacosta, Ken Oringer, Nicholas Lander, Ferran e Albert Adrià, Juan Mari Arzak, Olivier Roellinger, Michel Bras, Alain Ducasse, Virgilio Martínez e Gastón Acurio, entre outros já estiveram presentes. Entre os brasileiros, praticamente todos os grandes profissionais passaram por nosso palco, cada um com sua mensagem de compartilhamento, com um produto regional ou algo especial para dividir. O Mesa Tendências é e sempre será o mais democrático e amplo congresso do Brasil, com personagens de toda parte, mas sempre com a mesma mensagem sobre o diferente, valorizando o respeito ao alimento.

Alex Atala
Gaggan Anand
Ana Ros
Henrique Fogaça
Francis Mallmann
Pia León e Malena Martinez
Claude Troisgros, Laurent Suaudeau ,Erick Jacquin e Emmanuel Bassoleil
Claude Troisgros, Laurent Suaudeau ,Erick Jacquin e Emmanuel Bassoleil
Timoteo Domingos
Adriana Salay e Rodrigo Oliveira
Manifesto da Gastronomia Social
Mitsuharu Tsumura, o Micha
Ana Rita Suassuna e Timoteo Domingos

    A cada novo um tema rege o evento, com palestrantes diferentes para apontar o futuro e discutir o passado do setor.

    Confira os temas das últimas edições:

    2018: Cozinha que emociona
    2017: Cozinha tropicalista: o grito da gastronomia brasileira
    2016: Saúde, Prazer e os Novos Rumos da Gastronomia
    2015: A Nova Gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão
    2014: Conexão essencial: o produtor familiar e a cozinha
    2013: Raízes: de onde viemos e para onde vamos
    2012: Descobrindo as Américas: seus ingredientes e sua cultura
    2011: Itália-Brasil: a caminho de uma cozinha consciente

    No Mesa HUB, canal do youtube com o acervo do Mundo Mesa, você encontra algumas palestras na íntegra que aconteceram nas últimas edições do Mesa Tendências. Aproveite para se inscrever no canal aqui

    Este evento acontece anualmente dentro do Mesa São Paulo e a revista Prazeres da Mesa publica cobertura na edição especial de dezembro. 

    Botão Voltar ao topo