Cozinha de vegetais ganha o mundo
Especialista em gastronomia plant-based, o americano Mathew Kenney inaugurou restaurante na capital paulista e sobe ao palco do Mesa Tendências, em outubro
O conceito de cozinha plant-based não se trata apenas de gastronomia vegana. Além de apostar em sementes e vegetais, há a preocupação com a saúde e a sustentabilidade. Assim, valorizar os insumos locais e aproveitá-los de forma integral são algumas das premissas desse movimento.
O americano Mathew Kenney é uma das maiores referências no assunto. Autor de mais de 10 livros, ele é proprietário de diversos restaurantes, educador culinário e fundador da Matthew Kenney Cuisine, uma marca integrada de estilo de vida, focada na culinária plant-based e em bem-estar. Além disso, com o programa PlantMinded, Mathew leva essa culinária saudável a escolas, universidades e hospitais nos Estados Unidos.
Dessa forma, tal trabalho exemplar rendeu ao especialista uma série de premiações. Foi consagrado com o título de “Best New Chef in America”, pela revista Food & Wine, ganhou duas indicações para o “Rising Star Chef in America”, pela James Beard Foundation, e recebeu o prêmio de Chef do Ano, pela VegNews.
Empresário de sucesso
Kenney soma mais de 15 restaurantes em diferentes lugares do mundo, como Estados Unidos, Austrália, Colômbia e Argentina. No Brasil, inaugurou recentemente sua primeira unidade, em São Paulo. Localizado em Higienópolis, o PlantMade tem proposta plant-based, é claro, e um cardápio variado, com pratos para todas as refeições do dia.
Aproveitando esse momento, o chef estará no Mesa São Paulo para uma palestra no congresso Mesa Tendências. Ele contará sobre sua trajetória na gastronomia e as vantagens de adotar o conceito plant-based como um verdadeiro estilo de vida.