A comida no centro
Vidhi Jain atua no projeto Shikshantar e ajuda a colocar a comida no centro do aprendizado
O modelo de educação precisa ser mudado. A tecnologia está por todos os lados e as crianças querem saber mais do que somar e multiplicar. Mas não é só. É também preciso ampliar a visão dos pequenos. Pensando nisso, há 20 anos Vidhi Jain lançou o projeto Shikshantar, em Udaipur, na Índia.
A ideia é substituir o modelo tradicional de escola por um movimento comunitário. Desse modo, especialistas são convidados a dividir com os estudantes suas experiências em arte, música, dança e, claro, gastronomia.
E a comida tem papel superimportante no programa. Isso porque ela é tida como ferramenta de união entre as pessoas.
Além disso, Vidhi trabalhou durante dois anos no Rajastão, no projeto Lok Jumbish. Foi quando planejou e coordenou um programa de edução voltado às crianças especiais, que vivem em vilas rurais.
Promoção da comida local
Adepta ao Slow Food, filosofia a qual é apaixonada, Vidhi atua na promoção da comida local. Isso pode acontecer por meio de festivais e também no Hulchal Saturday Café.
Aos sábados, então, ela e o marido promovem o Hulchal Saturday Café. É nesse momento que servem pratos tradicionais indianos e resgatam modos de fazer de antigamente, bem como as receitas que estão sendo esquecidas.
Vidhi também segue em busca de adquirir mais conhecimento sobre comida e a cura da vida. Além disso, visa o desperdício zero do alimento. Ela acredita que a comida é um presente e, portanto, deve estar no centro do aprendizado, pois quando for levada a sério, as sociedades estarão mais antenadas à sustentabilidade e saudabilidade.