Destaque PrincipalEventosMesa São Paulo 2019Notícias

SP Gastronomia vai agitar o cenário paulista em outubro

Programa do Governo de São Paulo reúne mais de 200 atividades em ações conjuntas entre secretarias estaduais, restaurantes, bares e chefs

O mês de outubro será agitado para os amantes da boa mesa, em São Paulo. Isso porque é quando acontece o SP Gastronomia. O programa, que reúne mais de 200 atividades durante todo o mês, foi anunciado pelo governador João Doria, e pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. O objetivo do programa é reforçar a identidade da culinária do estado de São Paulo, bem como a variedade gastronômica da região.

Entre as diversas atividades realizadas (confira abaixo a lista completa), estão o Mesa São Paulo; o Feito em São Paulo; além da participação de chefs de cozinha para desenvolver um menu especial aos restaurantes Bom Prato. Música, literatura e audiovisual também têm vez ao longo da programação.

Vale destacar que o SP Gastronomia é o maior programa intersecretarias já realizado pelo Governo do Estado. Portanto, participam da ação as secretarias: de Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Regional; Saúde; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Turismo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; e Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Memorial de América Latina e TV Cultura.

Continua após o anúncio
Estiveram presentes durante a coletiva: Viko Tangoda, da Viko Gastronomia; Ivan Achcar, da Escola de Gestão em Gastronomia; Georges Schnyder, de Prazeres da Mesa; Fábio Vieira, do Micaela; Juliana Amorim, do restaurante Ecully e Cecilia Padilha, do YesWeCook.

Feito em SP

Percorrendo 16 macrorregiões do estado, o festival reúne gastronomia local e shows musicais. Assim sendo, as cidades que recebem o evento, serão palco de uma feira gastronômica, com a venda de quitutes a preços populares. E, para fechar, haverá uma grande festa no final do mês, no Memorial da América Latina. Confira abaixo o calendário das cidades que recebem o Feito em SP.

2/10 – São Carlos

3/10 – Ribeirão Preto

4/10 – Franca

5/10 – Barretos

6/10 – São José do Rio Preto

8/10 – Araçatuba

9/10 – Presidente Prudente

10/10 – Marília

11/10 – Bauru

12/10 – Sorocaba

13/10 – Campinas

15/10 – Taubaté

16/10 – Santos

17/10 – Registro

18/10 – Santo André

24 a 27/10 – São Paulo (final)

Mesa SP

De 24 a 27 de outubro, o Memorial da América Latina recebe mais uma edição do Mesa SP. O evento é considerado o maior congresso de gastronomia da América Latina e reúne, no mesmo local, chefs, produtores e demais profissionais do setor. Grandes nomes da gastronomia mundial, por sua vez, também marcam presença no evento.

Restaurante Week

O festival já bastante conhecido do público acontecerá de 4 a 27 de outubro. Durante esse período, os restaurantes servirão menus a preços acessíveis.

Festival de Bares e Botecos

Os bares e botecos têm importante papel da cultura alimentar de São Paulo. Por isso, de 28 a 31 de outubro, as casas oferecerão experiências diferenciadas a seus clientes.

Bocuse D’or

Considerado um dos mais importantes concursos da gastronomia no mundo, o Bocuse D’or terá a seletiva brasileira acontecendo no dia 27 de outubro. O vencedor participará da grande final, na França.

Mesa no Cinema

A pipoca abre espaço para a gastronomia durante o Mesa no Cinema. Enquanto o público aprecia o filme, um chef renomado transforma a sala de cinema em sua cozinha e serve um menu harmonizado.

Jantares Magnos

É nas cozinhas de alguns dos principais restaurantes de São Paulo que acontecem encontros únicos. Chefs brasileiros e estrangeiros se reúnem apenas por uma noite para executar um menu exclusivo. Haverá edições nos dias 23, 25 e 26 de outubro.

À Mesa

A história da gastronomia, em São Paulo, será retratada a partir do dia 14 de outubro, no Memorial da América Latina. Obras de arte e objetos contarão a história e as tradições da cozinha paulista. Há curadoria do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

Literatura & Gastronomia

Entre os dias 24 e 27 de outubro, acontece uma feira literária reunindo dezenas de editoras e autores sobre gastronomia.

Bom Prato Convida

No Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, os 57 restaurantes da rede Bom Prato recebem chefs renomados criando menus especiais. E mantendo o preço de 1 real.

Vivaleite

De 24 a 27 de outubro, será instalado um espaço interativo do programa de segurança alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Memorial da América Latina. O objetivo é mostrar a importância do consumo de leite no desenvolvimento saudável das crianças.

Rota gastronômica

Entre os dias 2 e 31 de outubro, as Secretarias de Turismo e de Agricultura e Abastecimento, em parceria com prefeituras, vão traçar um mapa de produtos e pratos do estado. O lançamento acontece no Memorial da América Latina, no dia 24 de outubro.

Agricultura de Portas Abertas

De 2 a 31 de outubro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresentará as principais pesquisas relacionadas à alimentação, em São Paulo.

Via Rápida no SP Gastronomia

Serão 400 vagas para 13 cursos de qualificação profissional (com duração de até 100 horas) nas áreas de cozinha e gastronomia, ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza. A ação acontece de 2 a 31 de outubro.

 

SP Gastronomia

De 1 a 31 de outubro, em todo o estado de São Paulo

spgastronomia.gov.br

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo