Destaque PrincipalNotíciasReportagens

Alegria contagiante

Além de uma cozinha de muito sabor, o Kouzina, em São Paulo, tem clima festivo, perfeito para sua culinária

A cozinha grega nunca esteve tão em alta no Brasil. E grande parte dessa responsabilidade está nas mãos da chef Mariana Fonseca, que comanda a taberna grega Kouzina. Tamanho foi o sucesso de sua primeira casa na capital paulista, que praticamente obrigou a chef a abrir a segunda unidade no bairro de Pinheiros.

Dessa forma, Mariana faz uma culinária alegre, saudável, farta, saborosa e, sobretudo, acessível. O ambiente não fica atrás. As paredes mesclam o clássico branco e azul, típico das ilhas mediterrâneas, local onde Mariana viveu por cerca de cinco anos. O que foi suficiente para que ela ficasse encantada com a gastronomia grega. “No Kouzina faço receitas tradicionais gregas, uma cozinha de avó, na qual os bons ingredientes são valorizados.”

Para compartilhar

Para quem queira conhecer uma abordagem mais autoral, Mariana também está à frente do Myk, na região dos Jardins. Longe da acomodação de surfar a boa onda que a cozinha grega vive neste momento, a chef e restauratrice viaja constantemente para o país mediterrâneo em busca de novas referências e inspirações.

Continua após o anúncio

Aos que preferem a zona de conforto, receitas como moussaka e baklava estão no menu, mas dividem o protagonismo com uma série de outros pratos e porções, em sua grande maioria para ser colocados no centro da mesa e compartilhados entre os comensais.

Para os mais ousados, a salada Creta traz melancia com queijo feta e cebola-roxa e a abobrinha empanada e frita é servida com queijo feta, romã e hortelã, pratos com cores e sabores contrastantes. Alguns insumos são de produção própria. Caso da louza, presunto grego feito com o lombo do porco curado, ou a marinada das azeitonas kalamatas. Pescados grelhados ou fritos são também grandes atrações, junto com os kalamakis (espetinhos) e a paleta de cordeiro assada, esta servida inteira e com a carne “soltando” dos ossos.

Para o futuro, Mariana já trabalha para montar uma grelha ao ar livre nos fundos do Kouzina Pinheiros e servir pescados inteiros assados. Alguns produtos devem ser importados da Grécia, como azeite, queijo, vinho e até vermouth. Enquanto pensa em uma nova casa, com conceito mediterrâneo, Mariana compartilha com exclusividade algumas das preciosas receitas do Kouzina.

Confira mais receitas:
Dolmades
Feta frito

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Marcel Miwa

    Especialista em serviço de vinhos pelo Senac-SP e jurado em diversos concursos internacionais de vinhos, desde 2015 Marcel Miwa está à frente do caderno de vinhos de Prazeres da Mesa.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo