EventosMelhores Cartas de BebidasMelhores do AnoNotícias

AS MELHORES CARTAS DE BEBIDAS

Da redação
Fotos: divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, elegemos as melhores cartas de bebidas do Brasil. São casas com ampla oferta de destilados e drinques clássicos ou modernos, elaborados por bartenders que fazem alquimias incríveis. Eles se renovam e criam os próprios bitters, xaropes, vermutes e infusões das mais variadas. No total, tivemos 83 inscrições e, dessas, apresentamos as 25 que merecem destaque.

BARTENDER DO ANO

Continua após o anúncio

MÁRCIO SILVA, GUILHOTINA BAR
Não é de hoje que Márcio Silva agita a coquetelaria brasileira. O bartender, que tem formação pela Universidade de Málaga, na Espanha, e que passou por uma grande e enriquecedora temporada em Londres, aprendeu ao lado de grandes mestres na Europa os segredos da mixologia. Voltou ao Brasil em 2009, quando participou da inauguração do SubAstor, em São Paulo, e chamou a atenção do público e da crítica pelo domínio na arte de criar equilibrados coquetéis. No ano passado, Márcio voltou a ser assunto ao inaugurar o Guilhotina Bar, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde serve drinques autorais, coquetéis clássicos e mantém um espaço na carta destinado ao gim & tônica e suas variações. Os xaropes e licores são, na maioria, produzidos pelo próprio Márcio, que, com isso dá o toque pessoal aos drinques. Ele atua também como bartender consultor, dá palestras sobre hospitalidade na coquetelaria e participa da organização de importantes competições do setor. Por sua dedicação ao desenvolvimento da coquetelaria no país e pelo domínio das técnicas de mixologia, Márcio Silva é o Bartender do Ano de 2017, eleito pelo voto direto de outros profissionais da área.

Marcio Silva - Bartender - Foto Leo Feltran - 06/05/2016


MESTRE DA
COQUETELARIA

DERIVAN FERREIRA DE SOUZA, BAR NÚMERO
O grande vencedor da primeira edição do Mestre da Coquetelaria é o baiano Derivan Ferreira de Souza, um dos maiores especialistas do mundo das bebidas no país. Muitos dos jovens que brilham atualmente, em algum momento, se inspiraram em suas histórias e drinques. A carreira de Derivan começou cedo. O interesse pela coquetelaria surgiu ainda na juventude. Virou realmente profissão quando se mudou para São Paulo. Durante a carreira, representou o Brasil em diversas competições internacionais e foi um dos maiores defensores para que nossa caipirinha fosse registrada como bem material do país, evitando que sua nacionalidade e receita fossem surrupiadas. É autor dos livros Manual Prático de Bar e A Coquetelaria ao Alcance de Todos.


Derivan de Souza - Créditos Antonio Rodrigues ok

ANALÂNDIA, SP

CACHAÇARIA MACAÚVA
A carta com 39 cachaças é o grande diferencial da casa comandada por Milton Lima, um apaixonado pelo assunto. Suas instalações e o serviço valem a viagem para essa linda cidade do interior de São Paulo. Entre os rótulos, a Cachaça Cabaré, em Mirassol, interior de São Paulo; a mineira Claudionor, de Januária; a baiana Poço de Pedra; e a Cachaça da Tulha, de Mococa. Os drinques da casa são feitos pelo barman Marlon Oliveira.

Rua H, 61, tel. (11) 98124-6979.

BRASÍLIA, DF

UNIVERSAL DINER
O barman Alex Ferreira da Silva comanda o bar de uma das casas mais agitadas do Brasil. O restaurante da chef Mara Alcamim esbanja alto-astral, bebidas variadas e comida deliciosa, bem executada e cheia de sabor. Os drinques se dividem entre clássicos e contemporâneos. Desde sempre, o bloody mary e o gin mule são pedidas certeiras.

SCLS 210 Sul Bloco C Loja 18, Asa Sul, tel. (61) 3443-2089.

CURITIBA, PR

SALA TAPII’TEA, RESTAURANTE ARMAZÉM SANTO ANTÓNIO
O bar e o restaurante ocupam um casarão de 1847. No comando do bar está o bartender Rogério Rabbit, incansável pesquisador do universo das boas bebidas e de suas combinações. Ele aposta atualmente nos mates e em produtos de pequenos produtores da região. No dia a dia, sua produção inclui infusões de mate quente e gelado e, mensalmente, de licores de pinhão, mimosa e limão-rosa.

Rua Solimões, 344, tel. (41) 3077-5505.

SÃO PAULO, SP

ADEGA SANTIAGO
Comandadas pelo empresário Luis Felipe Moraes, as três unidades na capital paulista são especializadas nas receitas da Península Ibérica. Seus barmen trabalham em conjunto e produzem infusões, como o xarope de gengibre, infusão de pimenta-rosa em vodca e negroni envelhecido. Outro diferencial é o uso de frutas frescas, o que resulta em drinques mais frescos e complexos.

Confira os endereços em adegasantiago.com.br

AMBAR CERVEJAS ARTESANAIS
Famosa por sua carta de cervejas artesanais e as 15 torneiras de chope rotativas, a casa também brilha nos drinques e nos destilados. Fazem ali algumas infusões, como a de gengibre e capim-limão, e contam com boa seleção de gins e de outros destilados. Para acompanhar, deliciosos bolinhos de carne.

Rua Cunha Gago, 129, tel. (11) 3031-1274

ASTOR
Esse é um dos bares mais bacanas da cidade, com clima de boemia, boa comida e excelência nas bebidas, com casa na capital paulista e no Rio de Janeiro. Além de grande quantidade de destilados, tem uma completa lista de drinques, dos clássicos às criações modernas, muitas vezes com infusões feitas na casa, como a de gim com chá de tangerina ou de limão-siciliano com gengibre. Aliás, os drinques com gim são as melhores pedidas.

Rua Delfina, 163, tel. (11) 3815-1364

BRASSERIE DES ARTS
Um dos lugares mais gostosos para apreciar um bom coquetel. No comando das coqueteleiras está o barman Felipe Rara, profissional dos mais capacitados, que prepara infusões com gelo, xaropes e sodas, entre outros produtos. A oferta reúne 89 rótulos de destilados e de fermentados. Alguns drinques fazem homenagem a personalidades da gastronomia, caso do classic Bocuse (gim, St. Germain, sour e violeta), para o chef Paul Bocuse; e bravo Adrià (gim, rosas com ervas finas e vermute branco enriquecido com especiarias), para Ferran Adrià.

Rua Padre João Manuel, 1231, tel. (11) 3061-3326

GUARITA
O bartender Jean Ponce comanda as coqueteleiras desse animado bar paulista. Os drinques são divididos em autorais e clássicos. No primeiro, destacam-se o 77 (gim, botânicos e calda de camomila) e o in bocca al lupo (Noilly Pratt, vermute branco e lima-da-pérsia). Nos clássicos, o bom e velho bloody mary, com suco de tomate rústico e lascas de grana padano, merece ser degustado.

Rua Simão Alvares, 952, tel. (11) 3360-3651.

GUILHOTINA
Esse é o bar de Márcio Silva, eleito o bartender do ano de 2017 (leia o quadro). Entre os seus diferenciais estão os 21 tipos de infusão e a carta com 183 rótulos. São várias cachaças, runs e gins de diversas nacionalidades. A carta de drinques é pequena, mas muito bem montada e diversificada.

Rua Costa Carvalho, 84, tel. (11) 3031-0955

IMG_2267

MORI OHTA SUSHI
Essa tradicional casa de culinária japonesa investiu com estilo em uma instigante carta de drinques e em grande variedade de bebidas destiladas, cervejas e vinhos. Destacam-se o bloody mary, um dos melhores da cidade, feito com vodca importada, mix do Jack e um segredinho do bartender Paulo Ravelli; o britannia, com gim, folhas de shiso e maçã verde; e o oxum, cachaça, licor, laranja-kinkan, maracujá e folhas de louro.

Rua da Consolação, 3610, tel. (11) 3898-2977

NÚMERO
Mestre Derivan de Souza (leia o quadro), um dos profissionais mais competentes do setor no Brasil, comanda esse bar, que conta com ampla carta de bebidas, de variados tipos e procedências. São preparados artesanalmente ingredientes, como o mix de maçã verde, pêssego e maracujá e o vermute provençal. Além da carta fixa, oferece sempre coquetéis autorais e especiais, como o de single maltes.

Rua da Consolação, 3585, Jardins, tel. (11) 3061-3995

PEPPINO BAR
Uma das boas novidades de 2017, conta com a parceria do chef Rodolfo de Santis e do barman Fabio La Pietra. A criatividade de Fabio, eleito Bartender do Ano de 2016, resulta em preparos como os licores de tabaco e de semente de cumaru, além de drinques com muito frescor.

Rua João Cachoeira, 175, tel. (11) 99466-5952

RIVIERA BAR E RESTAURANTE
O bar é comandado por Kennedy Nascimento, um dos profissionais mais qualificados do mercado. Sua carta é bem completa, com boa variedade de cachaças, vodcas e uísques. Prepara xaropes diversos para os drinques e ginger ale. Outro ponto forte é o resgate de drinques clássicos da boemia paulista, caso do rabo de galo e da maria-mole.

Av. Paulista, 2584, tel. (11) 3258-1268

ROTA DO ACARAJÉ
São 1.014 rótulos de cachaça na carta, 40 drinques no estilo caipirinha e mais 45 que entram na categoria de especiais, com licores e outras bebidas. Tudo escoltando a boa comida baiana, com cardápio completo de pratos clássicos e petiscos variados.

Rua Martim Francisco, 529, tel. (11) 3668-6222

SUBASTOR
O bartender Rogério Frajola é o responsável pelos drinques desse aclamado bar de São Paulo. Ele trabalha bem com as vodcas, com infusão de hibisco, lúpulo e capim-santo. Clássicos como o negroni são feitos com perfeição.

Rua Delfina, 163, tel. (11) 3815-1364

TABERNA 474
Do mesmo grupo da Adega Santiago. Faz angostura de laranja e de Pernod e envelhece bebidas como o negroni, brandy de Jerez e Jerez amontillado, que combinam perfeitamente com a cozinha ibérica da casa. Seus drinques clássicos, com o bloody mary e o negroni old, envelhecido por seis semanas, estão entre os melhores da cidade.

Rua Maria Carolina, 474, tel. (11) 3062-7098

prazeres da mesa_cachaça_Bob

TONTON
A casa do chef Gustavo San Juan Rozzino se destaca pela boa culinária e pela excelente carta de drinques. Boas apostas são os coquetéis clássicos, como o old fashioned e o manhattan, mas o uísque com infusão de maçã é bem sério e pedida obrigatória.

Rua Caconde, 132, tel. (11) 2597-6168

VERISSIMO BAR
Sua carta de drinques acabou de ser remodelada com a chegada do barman Marcelo Serrano, craque da coquetelaria, que consegue dar complexidade aos drinques, mas sempre mantendo equilíbrio e frescor. Oferta de 35 rótulos de destilados e preparos especiais, como o negroni envelhecido em barril de carvalho e a vodca com infusão de capim-santo.

Rua Flórida, 1488, tel. (11) 5506-6748

RIO DE JANEIRO, RJ

ASTOR
Esse é um dos bares mais bacanas da cidade, com clima de boemia, boa comida e excelência nas bebidas, com casa na capital carioca e também em São Paulo. Além de grande quantidade de destilados, tem uma completa lista de drinques, dos clássicos às criações modernas, muitas vezes com infusões feitas na casa, como a de gim com chá de tangerina ou de limão-siciliano com gengibre. Aliás, os drinques com gim são as melhores pedidas.

Av. Vieira Souto, 106/110, tel. (21) 2523-0085

BAR DOS DESCASADOS
Instalado em um charmoso espaço dentro do Hotel Santa Teresa, no bairro de mesmo nome, esse é um dos melhores bares do Rio de Janeiro. Tem preparos artesanais, como vodca com infusão de pipoca, espuma de melaço de cana e xarope de gengibre. Seus drinques contam histórias, caso do cine santa, homenagem ao cinema do bairro, que tem a vodca como seu ingrediente principal; e o 660, que remete ao Brasil colônia e leva cachaça e café.

Rua Almirante Alexandrino, 660, tel. (21) 3380-0265

CANTÔ GASTRÔ & LOUNGE
O bar do hotel Gran Hyatt tem no comando os bartenders Gabriel Martins, Matheus Faceira, Thiago Nascimento e Isabelle Vieira. Além de grande variedade de destilados, principalmente de uísques, preparam seus xaropes, bitters e essências. A carta de drinques vive em constante mudança, privilegiando produtos frescos e da época.

Av. Lúcio Costa, 9600, tel. (21) 3797-9524

MEZA BAR
Comandado por uma equipe, o bar é um dos mais vibrantes do Rio de Janeiro, graças à boa oferta de destilados, vinhos e cervejas e também pela produção artesanal de xaropes, como o de gengibre e de pimenta- -dedo-de-moça, chás variados, espuma de mel e de gengibre. O resultado são drinques como o tupi or not? com gim, infusão de jambu, limão-siciliano e xarope de açúcar. De quebra, está instalado em um charmoso casarão.

Rua Capitão Salomão, 69, tel. (21) 3239-1951

MR. LAM
O bartender Thiago Teixeira da Silva é outro estudioso do assunto e faz o bar ser destaque nessa casa de rica culinária oriental. Entre suas preparações estão os xaropes de maracujá com pimenta e o de gengibre; espumas de yuzu com gengibre; e de Coca-Cola. Os drinques lord GT (gim com infusão de chá de hibiscos, suco de laranja, água tônica especial, e bitter de laranja) e o olin martini (vodca de pera, abacaxi, uva e hortelã) são boas pedidas.

Rua Maria Angélica, 21, tel. (21) 2286-6661

NOSSO ENTRETENIMENTO SUSTENTÁVEL
Não se assuste com o nome, essa casa merece sua visita, pelo ambiente bem decorado e acolhedor, mas também pelos bons drinques feitos pelo barman Tai Barbin. O profissional prepara bitter diferentes, como o de charuto e o de canela com banana. Nos drinques, aposta no rum como ingrediente principal, ocupando 60% de seu cardápio. De quebra, cinco coquetéis são envelhecidos em barris.

Rua Maria Quitéria, 91, tel. (21) 99619-0099 

SUBASTOR
Drinques inovadores são o forte dessa casa, que segue o mesmo modelo da unidade de São Paulo, com ambiente underground, no melhor estilo da boemia do século passado. O pearl drive (com rum e cítricos) e o ziggy sour (gim e vermute com cítricos) são boas pedidas.

Av. Vieira Souto, 106, tel. (21) 2523-0085

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar