Destaque PrincipalNotícias

Dia Nacional da Sobremesa

A data celebrada em 9 de outubro é a desculpa perfeita para se jogar nas receitas açucaradas

Bolo, brigadeiro e outros docinhos… nada disso pode faltar em uma festa. As sobremesas estão sempre presentes nos momentos felizes. Por isso, nada mais justo do que os doces ganharem uma comemoração só para eles.

O dia 9 de outubro foi decretado Dia Nacional da Sobremesa. E não podemos passar a data sem mencionar os profissionais que dedicam a vida aos doces. São inúmeros os chefs confeiteiros espalhados pelo Brasil e até por isso, infelizmente, não temos como homenagear a todos. Mas selecionamos alguns para representar essa profissão tão bonita e que exige tanto esforço, estudo e afeição.

Além de homenageá-los, também selecionamos algumas receitas preparadas por esses chefs para quem quiser celebrar o Dia Nacional da Sobremesa com muita doçura. Confira abaixo:

Continua após o anúncio

Arnor Porto

Depois de trabalhar em uma fazenda de cacau, onde passou grande parte de sua infância, Arnor Porto começou sua carreira em 2005, na cozinha do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Entrou para trabalhar na faxina da cozinha, mas atento às oportunidades, agarrou a chance quando surgiu a vaga de auxiliar de confeitaria, área pela qual se apaixonou.

Aos poucos, Arnor foi crescendo na profissão. Fez uma série de viagens com foco na especialização profissional, passando por França, Itália, Inglaterra e Espanha. No Brasil, mudou-se para São Paulo e, com maestria, comandou a confeitaria do Hotel Emiliano, colocando o endereço na rota das boas sobremesas. Hoje, é reconhecido como grande mestre-chocolatier, embaixador da Callebaut, e lançou em 2019 o projeto Roceiro da Pâtisserie, no qual passa pela cidade oferecendo sobremesas de qualidade.

Tiramissu

Bertrand Busquet

O francês Bertrand Busquet é formado pela École Hotêlière de Toulouse e já trabalhou em diversas áreas da gastronomia, em diferentes países desde Argentina até Mônaco.

Atuou por 25 anos em hotéis de luxo, restaurantes renomados e confeitarias conceituadas e durante esse período solidificou as técnicas de trabalho com chocolate. Passou uma temporada no Brasil entre 2001 e 2002, mas retornou em 2010 para trabalhar como chef consultor em restaurantes e confeitarias de São Paulo. Desde março de 2012 é o chef do grupo Barry Callebaut no Brasil.

Panna cotta de manjericão e limão com água de framboesa

Caio Corrêa

Formado em Gastronomia pela FMU e Pós-Graduado pela Ealing Hammersmith and West London College, em Londres, o chef Caio Corrêa fez estágios na Ecole Gastronomique Bellouet Conseil, em Paris, e atuou com grandes chefs, inclusive na renomada confeitaria Ladurée, uma das mais conceituadas da França. Hoje é chef consultor e professor do instituto Le Cordon Bleu de São Paulo.

 

 

Bombom de caramelo

Carole Crema

Carole CremaCarole Crema começou sua carreira na culinária em meados dos anos 1990. Formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy (ambos em Londres) e pelo instituto La Cultura Alimentari (Milão), o gosto pelo chocolate foi o que levou a chef a abrir a La Vie en Douce em 2002, doceria em São Paulo que hoje leva o nome da chef.

Seu trabalho e talento foram reconhecidos com o prêmio de Chef Pâtissier do Ano em 2011, 2016 e 2017 pela revista Prazeres da Mesa. Também é professora da Escola Wilma Kövesi de Culinária e apresentadora do programa de sucesso Que Seja Doce, do canal GNT. Além de co-autora do livro de técnicas culinárias “400 g” (Ed. Cia. Nacional) e autora do livro “O Mundo dos Cupcakes”, lançado em 2010 pela editora DBA.

Bolo de coco gelado

Diego Lozano

Diego Lozano  - dia da sobremesa
Foto Diego Lozano/Divulgação

A paixão de Diego Lozano pela gastronomia começou dentro de casa, enquanto ajudava a mãe com os afazeres domésticos. Na cozinha, logo se encantou com o açúcar ao fazer o primeiro bolo de chocolate. A partir de então, se tornou alucinado pela confeitaria, buscando cursos e especializações na área.

Já recebeu inúmeras premiações, incluindo indicações a Chef Pâtissier do Ano, no prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa, por três anos consecutivos. Hoje mantém a Escola de Confeitaria Diego Lozano voltada à arte de confeitar.

É ele, inclusive, que disseminou 9 de outubro como a data para se comemorar o Dia Nacional da Sobremesa. Em sua escola, a fim de valorizar os profissionais da área, Diego promove um campeonato de talentos entre chefs confeiteiros.

Bolo de chocolate

Henrique Rossanelli

Henrique Rossanelli nova geraçãoHenrique Rossanelli, de 26 anos, ganhou os holofotes ao participar da primeira temporada do reality show The Taste, integrando a equipe de André Mifano. Contratado por Felipe Bronze logo após o programa, ele vem pondo em prática, no Oro e no Pipo, aquilo que sabe fazer melhor: sobremesas capazes de encerrar com chave de ouro qualquer refeição. Para criar o pudim de leite servido no Pipo, por exemplo, o confeiteiro testou nada mais nada menos que 19 receitas diferentes.

Pêssego, iogurte e mel
Pêssego, iogurte e mel

Lia Quinderé

Lia Quinderé, formada pela escola francesa Le Cordon Bleu, com especialização em cake design pela Wilton School, em Chicago, está a frente da Sucré Patisserie. Com duas unidades em Fortaleza, a marca também está presente em mais de 30 pontos de vendas no Brasil.

Em seu currículo traz premiações como melhor Chef de Patisserie, no Melhores do ano da Revista Prazeres da Mesa 2013 e 2015; Melhor Doceria do Brasil 2015, no premio Gula; e três anos consecutivos na regional Veja Comer&Beber Fortaleza; 6a Chef mulher de Patisserie mais influente do mundo, pela Revista Pastry Revolution.

Banana, rapadura preta e caramelo

Lisiane Arouca

É chef confeiteira, cake design e chef consultora. Lisiane Arouca tem formação em Gastronomia pela Universidade Estácio Bahia e em chef de cozinha pelo Senac. Trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando cardápios de sobremesas. Além disso, durante quatro anos, foi sócia-proprietária do 4Chef’s, empresa especializada em confeitaria personalizada. Lisiane atua também como consultora de sobremesas para restaurantes ao lado do seu marido Fabricio Lemos, também chef. Eles abriram juntos os restaurantes Origem e Ori, casas renomadas de Salvador.

Naked cake

Lucas Corazza

Com mais de 16 anos de experiência no mercado, o chef confeiteiro Lucas Corazza passou pelas cozinhas de grandes chefs como Mara Mello; Henri Schaëfer – a quem deve toda sua paixão pela confeitaria francesa; Alex Atala; e Bel Coelho. Além disso, Lucas é jurado do programa Que Seja Doce, da GNT; e lançou seu canal no Youtube a fim de democratizar o acesso à confeitaria e desmistificar o universo dos doces ensinando técnicas e receitas.

Pavê de chocolate com cumaru

Rodrigo Ribeiro

Desde que concluiu a graduação, Rodrigo Ribeiro se dedica à elaboração, produção, montagem e finalização das sobremesas em diferentes restaurantes. Passou por restaurantes, como D.O.M., Maní, Petí e Oro, onde teve contato com a gastronomia molecular e contemporânea, e com ingredientes brasileiros. Hoje é professor e presta consultorias para restaurantes, além de realizar eventos.

Sobremesa “Da Fazenda”

Saiko Izawa

Nascida no Japão, Saiko Izawa começou na carreira de confeiteira por acaso. Morando no Brasil, devido à falta de controle do país para o uso de conservantes químicos nos alimentos, ela decidiu fabricar tudo o que os filhos comiam; desde pães e massas a biscoito e doces. Quem provava suas criações logo se apaixonava e, quando viu, estava com uma míni-boulangerie em casa.

Sendo assim, decidiu se profissionalizar e iniciou um módulo do curso de confeitaria na escola Le Cordon Bleu, em Tóquio. Depois continuou em Paris, onde chegou a trabalhar na escola. De volta ao Brasil, teve a oportunidade de trabalhar no D.O.M, de Alex Atala. Depois, no Attimo, em A Casa do Porco e na Sorveteria do Centro, casas do chef Jefferson Rueda.

Pudim de leite, de A Casa do Porco

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo