Destaque PrincipalNotíciasReportagens

Jiquitaia muda de endereço e ganha irmão caipira

Ano começa com novidades para Marcelo Corrêa Bastos, que inaugura duas casas nos próximos meses

Inaugurado em 2012, o Jiquitaia está prestes a mudar de endereço. Isso porque o chef, Marcelo Corrêa Bastos, tinha um sonho antigo de mudar o ambiente. “Nossa cozinha é muito pequena. Mas ficava difícil fechar o restaurante para fazer uma reformar”, conta ele. A troca de endereço não estava nos planos por enquanto, mas tudo mudou quando Marcelo se deparou com um imóvel que tinha a cara da casa.

“Eu buscava um local para montar o Lobozó [leia mais abaixo], quando encontrei essa casa que tem a cara do Jiquitaia. Ela é um pouco maior do que a atual e permite fazer uma cozinha bem legal.”, diz o chef. Ele, então, conversou com sua irmã e sócia, Nina Bastos, sobre a mudança. Juntos, eles decidiram ampliar o Bar do Jiquitaia – que funciona sobre o restaurante. “Não vamos mexer no menu do almoço. Porém a noite teremos apenas três pratos principais e o cardápio do bar”, conta Marcelo.

Não haverá um período de transição ou de pausa nas atividades. Assim que o novo imóvel ficar pronto, o atual Jiquitaia dará vez ao Bar. “Faremos a transformação do cardápio e teremos uma estação de bar no térreo.”

Continua após o anúncio

O novo Jiquitaia

O novo Jiquitaia, por sua vez, está programado para o início de março. Sendo que seu novo endereço será Rua Oscar Porto, 808. Embora o conceito se mantenha, o menu reserva gratas surpresas. Além de novos pratos, que já estavam sendo testados por Marcelo, haverá ali uma churrasqueira.

“Eu sempre gostei de trabalhar com brasa, mas não tinha conseguido colocar isso no antigo imóvel. A minha ideia desde o começo era ter um local “brasa e bistrô” e agora teremos. Ali, vamos preparar carnes e até peixes.”, conta o chef.

O Lobozó

Mas as novidades de Marcelo Corrêa Bastos não param por ai. Depois de escrever, junto com pesquisador Carlos Aberto Doria, o livro A culinária caipira da Paulistânia: a história e as receitas de um modo de comer antigo, a dupla se prepara para abrir um restaurante. Batizado de Lobozó, um prato típico da Serra da Canastra, o restaurante conta ainda com Gustavo Rodrigues na sociedade.

“É uma casa que servirá comida caipira. Então vai ter uma “tv de cachorro” cada dia com um assado diferente, bastante coisa com milho.”, diz Marcelo. A casa está prevista para meados de fevereiro. E será instalada na Rua Medeiros de Albuquerque, 436, na Vila Madalena.

Endereços

  • Jiquitaia – Rua Oscar Porto, 808 (inauguração no início de março).
  • Bar do Jiquitaia – Rua Antonio Carlos, 268 (onde está o atual Jiquitaia).
  • Lobozó – Rua Medeiros de Albuquerque, 436 (inauguração em meados de fevereiro).

Etiquetas
Mostrar mais

Isabel Raia

Na equipe desde 2014, Isabel Raia é editora de Prazeres da Mesa. É formada em jornalismo, pela PUC-SP e pela Universidad de Castilla-La Mancha (na Espanha), e pós-graduada em Cozinha Brasileira, pelo Senac. Isabel tem na gastronomia uma de suas grandes paixões (principalmente se a receita incluir queijo ou chocolate).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo