Notícias

Mesa Ao Vivo Paraná – Erva-mate, krakóvia e purê de banana-da-terra acentuam o regionalismo da costela assada paranaense

Por Tulio Silva

Durante aula no “Cozinha mão na massa” – espaço do Mesa Ao Vivo Paraná que convida os alunos a cozinharam sob supervisão -, Aline Tomaz, chef do curitibano Dona Doida Restobar, preparou costela assada com mate tostado ao molho agridoce de krakóvia — embutido suíno regional — e purê rústico de banana-da-terra. “Quis apresentar a culinária tradicional do Paraná com ingredientes símbolos do estado”, conta a chef. “O mate, ainda que famoso no Rio Grande do Sul, constituia fortemente o ciclo econômico do Paraná”, diz. Aline ainda utilizou costela bovina assada, icônica nas festividades do estado, banana caturra e krakóvia — invenção de ucranianos que migraram para a região dos Campos Gerais, no estado, cujo nome homenageia a cidade do primeiro comprador do produto, um polonês muito exigente.

Continua após o anúncio
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar