CervejasMelhores Cartas de CervejaMelhores do AnoNotícias

OS BARES DE CERVEJA NOTA 10

Da redação
Fotos: divulgação

Prazeres da Mesa foi pioneira em tratar o mundo da cerveja de maneira especial. Mensalmente, trazemos o Mundo de Espuma, seção destinada ao assunto, que fala de tipos, marcas, lançamentos e harmonizações envolvendo a bebida, comandada pelos experts André Clemente, Edu Passarelli e Estácio Rodrigues. Nesta segunda edição de nossa premiação, estamos condecorando 20 cartas.

PERSONALIDADE DA CERVEJA

Continua após o anúncio

JOSÉ FELIPE E TIAGO PEDRAS CARNEIRO, CERVEJARIA WÄLS
Ainda na adolescência, os irmãos Tiago e José Felipe Pedras Carneiro gostavam de passar o tempo ajudando os pais, Miguel e Ustane, a cuidar da cervejaria fundada em 1999. Na época, voltada apenas para abastecer a rede de lanchonetes da família em Minas Gerais. Passaram-se os anos, Tiago se formou em engenharia de alimentos e José Felipe em relações públicas, e logo a dupla passou a cuidar da administração e das criações da Wäls. No comando da empresa, mudaram o conceito do negócio, focaram nas cervejas especiais e se destacaram no mercado nacional e internacional – em 2014, a cervejaria conquistou medalha de ouro na World Beer Cup e despontou de vez entre as produções artesanais. Foi então que chamou a atenção da Ambev, interessada em comprar o negócio, tipo de coisa que leva muito sonhador a torcer o nariz, mas que simplesmente faz parte do mundo dos negócios. Hoje, Tiago e José Felipe são diretores na cervejaria que fundaram, e mostraram que a união com uma grande empresa não fez a produção deixar de ser artesanal ou o produto perder qualidade. São eles também os responsáveis, na Ambev, por cuidar de assuntos relacionados à Goose Island e à Colorado. Lançaram há menos de um mês o Ateliê Wäls, um espaço dedicado à inovação cervejeira. Por manter a paixão e a qualidade das cervejas, eles levam o prêmio de Personalidade da Cerveja de 2017.

DSC_8994 2

SÃO PAULO, SP

12 BURGUER & BISTRO
O chef e proprietário do 12 Burguer & Bistro, Greigor Caisley, além dos deliciosos e premiados hambúrgueres, aposta nas cervejas, somando 40 rótulos à disposição. As bebidas especiais também podem ser harmonizadas com a coxinha de rabada, sucesso entre os comensais que visitam o estabelecimento em um dos bairros mais movimentados de São Paulo.

Rua Simão Álvares, 1018, Pinheiros, tel. (11) 3562-7550; 12burguerebistro.com.br

AMBAR CERVEJAS ARTESANAIS
Aberta no ano passado, a Ambar já oferece na carta de cervejas mais de 100 rótulos do mundo todo e 15 torneiras apenas com chopes brasileiros, valorizando assim a produção nacional. Para acompanhar, o cardápio é tão dinâmico quanto as opções cervejeiras: há bruschettas, bolinhos de carne, quadradinhos de tapioca, hot dogs e hambúrgueres.

Rua Cunha Gago, 129, Pinheiros, tel. (11) 3031-1274; barambar.com.br

ARMAZÉM 77
De ambientação descontraída, o Armazém 77 trabalha exclusivamente com marcas nacionais, sempre rotativas. Além dos 77 rótulos, cinco torneiras de chope completam a oferta cervejeira do estabelecimento localizado na Penha, bairro fora do centro gourmet de São Paulo. Para petiscar, alguns food trucks estacionam na calçada às sextas-feiras e aos sábados.

Rua Betari, 525, Penha de França, tel. (11) 2296-6120

BARBACOA CHURRASCARIA
Desde 1990, a churrascaria do Itaim Bibi oferece nobres cortes de carne em ambientação sofisticada. Como churrasco e cerveja combinam muito bem, a Barbacoa tem cerca de 50 rótulos nacionais e internacionais, escolhidos em criteriosa seleção para agradar ao público variado.

Rua Doutor Renato Paes de Barros, 65, Itaim Bibi, tel. (11) 3168-5522; barbacoa.com.br

BARBACOA MORUMBI
Além das 27 opções de cerveja em garrafa da unidade da Barbacoa no Morumbi, os estilos Pilsen e Dunkel também podem ser encontrados nas torneiras de chope. Carnes grelhadas, cordeiro, cortes suínos e saladas são servidos à la carte, e as cervejas especiais contemplam os estilos Trapista, Stout, Dunkel, WeissBier, München, Ale e Lager.

Avenida Roque Petroni Júnior, 1089, Morumbi, tel. (11) 5181-6898; barbacoa.com.br

FRANGÓ
Para harmonizar os petiscos com frango, que são as especialidades da casa, o FrangÓ oferece uma carta de cervejas com aproximadamente 500 rótulos, incluindo o exclusivo Colorado FrangÓ APA, feito em parceria com a cervejaria Colorado. A carta tem rótulos de mais de dez países e cerca de 30 cervejarias nacionais. Além das engarrafadas, o FrangÓ tem quatro torneiras de chope.

Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó, tel. (11) 3932-4818; frangobar.com.br

ICI BRASSERIE
Inspirada nas antigas brasseries, a Ici Brasserie une gastronomia francesa e cervejas de qualidade. Nas quatro unidades de São Paulo, a casa apresenta 33 rótulos de cerveja. A carta é dividida entre Pilsen e Lager, trigo, frutadas, belgas, sidras, lupuladas, maltadas, e sem álcool, além da linha bières à la pression, que traz as cervejas exclusivas da Ici Brasserie. Com cinco rótulos, a casa conta com uma Export, uma IPA, uma Witbier, uma Brown Ale e uma Saison com ervas da Provença.

Diversas unidades em São Paulo; icibrasserie.com.br

ROTA DO ACARAJÉ
Conhecido como um cantinho baiano em São Paulo, a Rota do Acarajé conta com um extenso cardápio que homenageia as tradições soteropolitanas. Para harmonizar com os acarajés, moquecas e vatapá, a casa comandada por Luisa Saliba e Ricardo Gil traz uma carta de cervejas com mais de 250 opções que foram selecionadas com cuidado pelo sommelier Diego Von Lopes Lima. A Rota do Acarajé também conta com uma torneira de chope, em que serve sabores rotativos.

Rua Martim Francisco 529/533, Santa Cecília, tel. (11) 3668-6222 e 3825-3984; rotadoacaraje.com.br

prazeres da mesa_ranking cervejaBARRA BONITA, SP

CASTRO BAR
Com o intuito de disseminar a cultura cervejeira em Barra Bonita, o Castro Bar foi inaugurado em agosto de 2015. O bar oferece 75 opções de cerveja que foram selecionadas pelo sommelier João Paulo Prado e Sousa. Localizado em um bairro afastado do centro, em uma cidade do interior de São Paulo, o Castro Bar conseguiu desmistificar o conceito de que só bares em grandes metrópoles podem contar com uma boa carta de cervejas.

Rua Vicente Souza e Silva, 281, Conj. Res. Cel. Jose V. Franca III, tel. (14) 3641-7174

CAMPINAS, SP

LUME RESTAURANTE
Em uma carta com mais de 30 rótulos, o Lume Restaurante destaca as cervejarias de Campinas. Para incentivar a região, o restaurante aposta na filosofia “beba localmente”. Ali, é possível apreciar cervejas campineiras que não são facilmente encontradas na região. Além dessas, a casa também aposta em alguns rótulos de outros lugares do Brasil e da Bélgica. Da cozinha saem os pratos mineiros da chef Carol Albuquerque.

Rua dos Bandeirantes, 66, Cambuí, tel. (19) 3579-5125; restaurantelume.com.br

MIRANDÓPOLIS, SP

BALCÃO 304
Em uma mistura de botequim e armazém, o Balcão 304 tem ambientação informal para que os comensais se sintam em casa. Os três sócios e chefs são os responsáveis pelo cardápio, que conta com porções, entradinhas, pratos, lanches e hambúrgueres, todos com uma sugestão de harmonização de cerveja. Na carta, há de 70 a 100 opções de rótulo e quatro torneiras de chope.

Rua Pitangueiras, 304, tel. (11) 4327-0017; balcao304.com.br

RIBEIRÃO PRETO, SP

BIERGARTEN CHOPE & COMIDA
Com mais de 350 rótulos, a Biergarten Chope & Comida reúne sabores de Bélgica, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Espanha, Austrália, Irlanda, Escócia e Brasil. A casa com acento alemão serve petiscos e pratos germânicos, como o carro-chefe, joelho de porco. Outro ponto forte da cervejaria de Ribeirão Preto são as 16 torneiras de chope com sabores rotativos.

Rua São José, 1483, Jardim Sumaré, tel. (16) 3237-0722; emporiobiergarten.com.br

EMPÓRIO TOSCANA
O Empório Toscana se apresenta como um “embarium”, mistura das palavras empório e bar. A carta de cervejas assinada pelos sommeliers Almir Tavares e Jonathan Willian conta com cerca de 200 rótulos, dando enfoque às marcas nacionais e belgas. A casa de Ribeirão Preto também tem duas torneiras de chope com sabores rotativos.

Av. Anhanguera, 1087, Alto da Boa Vista, tel. (16) 3235-5779; emporiotoscana.com

BLUMENAU, SC

BIER VILA
A casa especializada em cervejas e chopes artesanais de Santa Catarina está em funcionamento desde 2011 e oferece uma gastronomia alemã com preparos à base de linguiça Blumenau. Na parte etílica, 30 torneiras de chope e cerca de 300 rótulos regionais, nacionais e importados. O atendimento é um diferencial da cervejaria, com três sommeliers prontos para indicar o que há de melhor.

Rua Alberto Stein, 199, Velha, tel. (47) 3329-0808; biervila.com.br

FLORIANÓPOLIS, SC

BOOKS&BEERS
Nem só de cervejas vive esse agradável bar à beira da lagoa, em Florianópolis. Um dos destaques da casa são os livros sobre gastronomia, vinhos e, claro, cervejas. Os 61 rótulos engarrafados e as dez torneiras de chope artesanal contam apenas com marcas brasileiras, sendo algumas da região, para incentivar a produção local.

Rua Sen. Ivo D’Aquino, 103, Lagoa da Conceição, tel. (48) 3206-6664

LAJEADO, RS

LENDÁRIO PUB
Localizado na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, o Lendário Pub tem apenas seis meses. A casa inspirada nos pubs ingleses conta com aproximadamente 40 rótulos de cerveja, todas artesanais, e seis torneiras de chope com os estilos Pilsen, Stout, APA, IPA, Export, Helles. O pub costuma priorizar as cervejas locais, dando mais espaço às pequenas marcas. Para harmonizar, o Lendário Pub tem um cardápio com pratos ingleses e hambúrgueres.

Comercial Garden Open Mall, BR-386, km 346, no 2220, sala 5, Americano, tel. (51) 99980-5538; fb.com/lendariopub

RECIFE, PE

APOLO BEER CAFE
Em uma mistura de cervejaria e cafeteria, a Apolo Beer Cafe consegue unir com maestria essas duas bebidas em um só ambiente. Na parte dos etílicos, são 100 rótulos dispostos em uma prateleira, com indicação de preço, e um sommelier à disposição para oferecer descrições e orientar as melhores harmonizações. Quem preferir o caneco à garrafa, são seis torneiras de chope, alguns deles feitos em Pernambuco.

Rua do Apolo, 164, Recife Antigo, tel. (81) 3088-8091

BEERDOCK
A cervejaria pernambucana dispõe de 15 torneiras de chope e mais de 300 rótulos de cerveja, sendo um dos maiores bares do Recife. O cardápio de identidade internacional conta majoritariamente com opções de petiscos, como as salsichas alemãs, além de hambúrgueres e sanduíches. Desde a inauguração do bar, em 2015, mais de 200 chopes diferentes passaram por suas torneiras.

Rua Desembargador Luís Salazar, 98, Madalena, tel. (81) 3236-2423; beerdock.com.br

RIO DE JANEIRO, RJ

EMPÓRIO COLONIAL
Aberto em 2014, o Empório Colonial é um mix de armazém, restaurante e cervejaria. Sob os cuidados do sommelier Gil Lebre, a casa oferece 80 rótulos de cerveja, sendo a maioria do Rio de Janeiro. O Empório Colonial também trabalha com cervejas de abadia, trapista, para celíacos e sem álcool. O empório ainda serve um chope artesanal fixo, do estilo Premium Lager, e sempre às quartas-feiras conta com um chope artesanal convidado.

Av. Erasmo Braga, nº 278, lojas C e D, Centro, tel. (21) 3178-4094; fb.com/emporiocolonial

HOP LAB

O diferencial da Hop Lab são os chopes. A cervejaria carioca conta com 30 torneiras, sendo 17 fixas e 13 sazonais. Inspirado nos pubs ingleses, a Hop Lab tem mesas compartilhadas, nas quais os comensais podem experimentar o cardápio do chef Pedro Wolff. Os carros-chefes da casa são as carnes de caça. Outro destaque da cervejaria é o serviço de chopes direto da câmara fria, garantindo que sejam servidos na temperatura ideal.

Rua Barão de Iguatemi, 292, Praça da Bandeira, tel. (21) 3217-1146; fb.com/hoplab

IMG_4113

 

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo