Notícias

Vinhos alemães

A legislação alemã

1. DEUTSCHER TAFELWEIN: Menos de 5% da produção.

2. LANDWEIN: (1982) 5% da produção, equivale ao Vin de Pays francês, 17 áreas.

Continua após o anúncio

3. QbA (QUALITÄTSWEIN BESTIMMTER ANBAUGEBIETE): 30 a 80% da produção, 13 regiões (blend proibido), chaptalização permitida, AP nummer  (Amtliche Prüfungsnummer) obrigatório, embora não muito confiável. Nesta  categoria estão os Liebfraumilch, Piesporter Michelsberg e outros Grosslagen. Apoiem-se nos melhores produtores, este é o segredo!

4. PRÄDIKATSWEIN (ex-Qualitätswein mit Prädikat)

KABINETT: (67 a 85°O) vinhos delicados e frescos, excelentes aperitivos

SPÄTLESE: (76 a 95°O) literalmente “colheita tardia”, mais corpo, expressão, muitos “trocken” = máx. 4g/l ou até 9g/l desde que acidez seja no máx 2g/l menor

AUSLESE: (83 a 105°O) cachos de uvas ultra-maduras selecionados, Botrytis possível (Edelfäule). Até nesta categoria os vinhos podem ser fermentados a seco (trocken).

BEERENAUSLESE (BA): (110 a 128°O) seleção individual de uvas afetadas pela podridão nobre, excepcional concentração e complexidade, sobretudo quando Riesling.

EISWEIN: (110 a 128°O) uvas congeladas na planta, abaixo de -8ºC, sem Botrytis normalmente.

TROCKENBEERENAUSLESE (TBA): (150 a 154°O) seleção individual de uvas tão botrytisadas que se passerizaram na planta, extremamente raro e caro.

Classificação geográfica

1. EINZELLAGE: vinhedo individual, equivale a um Premier Cru ou Grand Cru da Borgonha, mas nada indica no rótulo que seja um Einzellage. Como existem aproximadamente 2600 Einzellage (média de 38ha), como o consumidor pode se guiar??? Comprar vinhos de um produtor do VDP é uma boa estratégia, pois nesta associação não é permitida a venda de vinhos rotulados como Grosslage.

Piesporter Michelsberg (Grosslage) ≠ Piesporter Goldtröpchen (Einzellage)

2. GROSSLAGE: (1971) grupo de vinhedos contínuos (média de 600ha cada, 150 no total). Classificação confusa e desnecessária, que induz o consumidor ao erro.

3. GEMEINDE: não é uma classificação legal, mas aparece em alguns rótulos. Equivalem às comunas na Borgonha. Exemplo: Piesport.

4. BEREICH: um distrito dentro de uma Região de Qualidade, composto por várias comunas. Exemplo 1: Bereich Bernkastel – Gemeinde Piesport – Grosslage Piesporter Michelsberg – Einzellage Piesporter Goldtröpchen. Exemplo 2: Bereich Bernkastel – Gemeinde Bernkastel – Grosslage Bernkasteler Badstube- Einzellage Bernkasteler Doctor

5. ANBAUGEBIETE: regiões designadas de qualidade. Existem 13 regiões demarcadas na Alemanha: Ahr, Mittelrhein, Mosel, Nahe, Rheingau, Rheinhessen, Pfalz, Hessische Bergstrasse, Baden, Franken, Württemberg, Saale-Unstrut e Sachsen. A seleção da Decanter cobre as 8 principais destacadas acima em negrito.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados