Frutos do MarReceitas

Polvo com alho e tomate confit

2 porções

Polvo com alho

1 polvo sem cabeça

40 g de manteiga

Continua após o anúncio

9 g de páprica doce

2 g de salsa picada

2 g de alho frito

2 g de sal

200 ml de vinho branco

1 cebola-roxa descascada

1 limão-siciliano

Tomate confit

200 g de tomate-cereja

1 g de tomilho

1 g de alecrim

400 ml de azeite

Polvo com alho

1 Lave bem o polvo e retire todas as impurezas. 2 Em uma panela de pressão, coloque o polvo e a cebola-roxa e deixe  por  5 minutos, depois de pegar pressão. 3 Retire toda a pressão e abra a panela. Aperte o polvo e retire, caso ele já esteja macio. Espere esfriar e corte os tentáculos. 4 Caso ele esteja com uma consistência não muito macia, deixe por mais 2 minutos, repetindo o processo. 5 Em uma frigideira, coloque o vinho e deixe volatilizar. 6 Acrescente a páprica, a manteiga e o limão, para ficar com uma consistência mais aveludada. 7 Coloque o polvo nessa frigideira e finalize com o alho frito, o sal e a salsa.

Tomate confit

1 Em uma travessa funda, coloque o azeite e os tomates já higienizados e secos. 2 Faça um bouquet com as ervas e coloque na travessa, para aromatizar. 3 Leve ao forno, a 180 oC, por 30 minutos. Retire e deixe esfriar dentro do azeite. Reserve.

Montagem

Sirva o polvo dentro da própria frigideira, com o tomate confitado.

Receita de Henrique Fogaça, do restaurante Sal Gastronomia, Rio de Janeiro, RJ;@salgrosso_henriquefogaca

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo