Pizzas

Minipizza de cachorro-quente e milho verde

Massa
Alho a gosto
15 g de fermento biológico
3/4 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de açúcar refinado
Orégano ou ervas finas a gosto (opcional)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo especial peneirada
1/4 xícara (chá) de óleo de soja
Farinha de trigo para dar liga à massa
(o quanto baste)
Óleo de soja para untar as assadeiras
(o quanto baste)

Recheio
2 tomates sem pele e sem semente
30 g de azeite extravirgem
1 dente de manjericão
4 salsichas fatiadas cozidas
1/2 colher (café) de sal e pimenta-do-reino
Queijo parmesão ralado a gosto
2 espigas de milho cozidas e raladas

Modo de preparo

Continua após o anúncio

Massa
1. Prepare primeiro o fermento em uma vasilha plástica funda usando luvas; desmanche o fermento no leite morno com as mãos, acrescente o açúcar e uma colher de farinha de trigo. 2. Cubra com um pano de prato limpo e leve ao forno desligado e deixe descansar por 30 minutos. 3. Depois do descanso, acrescente aos poucos a farinha de trigo e o sal, sovando bastante. 4. Para dar liga à massa, se necessário, acrescente aos poucos leite morno ou farinha de trigo. Observe se a massa não tem muito óleo, Observe se a massa não tem muito óleo, caso contrário ficará durá. 5. Sove bem até a massa desgrudar das mãos e ficar bem lisinha. É um procedimento demorado, mas quanto mais se sova, mais a massa fica macia por dentro e crocante por fora, depois de assada. 6. Quando a massa estiver lisinha, espalhe um pouco de óleo entre as mãos e unte a bola de massa. 7. Coloque a massa novamente na vasilha, cubra com o pano, leve ao forno desligado e deixe por cerca de 1 hora. 8. Para poupar tempo, já unte as assadeiras com o óleo. 9. Após descansar, tire a vasilha com a massa do forno, divida em duas partes ou quantas desejar, de acordo com o tipo de pizza que irá preparar. Se for brotinho, estique a massa com o rolo ou garrafa de vidro cheia d’água morna para quente e disponha a massa nas assadeiras. 10. Espalhe nas pizzas somente o molho de tomate pronto e deixe na assadeira com o forno desligado, por cerca de 40 minutos a 1 hora. A massa crescerá novamente; retire do forno. 11. Preaqueça o forno na temperatura máxima por 15 minutos e com o forno bem quente, leve a assadeira ao forno (a grade deve estar no alto) e deixe de 3 a 5 minutos apenas (somente para pré-assar). 12. Retire imediatamente a assadeira do forno e a cubra com o recheio. A massa em regra fica grossa, crocante por fora e supermacia por dentro. Na massa, se desejar, substitua o óleo por azeite extravirgem e acrescente orégano ou ervas finas.

Recheio
1. Puxe o alho no azeite. 2. Junte os tomates picados, previamente temperadas com manjericão e sal. 3. Coloque sobre os discos de pizza e acrescente as fatias de salsichas cozidas, o milho e o queijo parmesão. 4. Leve ao forno a 180º C por 5 minutos ou até derreter o queijo.

Receita de Steven Kerlo, chef-proprietário da Mercearia do Francês (Rua Italacomi, 636, Higienópolis, tel. (11) 3214-1295, S. Paulo, SP, www.merceariadofrances.com.br)

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar