Risotos

Risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon

Por Marta Barbosa
Foto acervo pessoal

Maria Capai criou seu blog, o DigaMaria, em 2009. Ali, ela posta receitas executadas (algumas vezes criadas) na cozinha de casa. Para a edição de aniversário de 10 anos de Prazeres da Mesa, Maria pensou num preparo que contivesse a principal característica do blog: praticidade, com um toque de sofisticação.



“Soltei a imaginação me perguntando como seria preparar um jantar para esse aniversário”, diz. “Como moro no litoral, decidi que a proteína viria do mar.” Em seguida, Maria juntou à composição uma fruta doce. Depois, acentuou a percepção do salgado envolvendo camarões em bacon. E deu abundância à porção com fruta: um risoto de manga! “Para aprofundar o tempero, escolhi o curry”, afirma. O resultado: risoto de manga e curry, com camarão envolto em bacon. “Esse risoto é feito como um arroz comum, com todo o líquido colocado de uma só vez.” Simples e chique – bem a cara de Maria.

RISOTO DE MANGA E CURRY COM CAMARÃO ENVOLTO EM BACON
4 porções

Continua após o anúncio

Risoto
2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de manga madura, picada em cubinhos
1 xícara (chá) de caldo de galinha
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/3 de xícara (chá) de cebola picada
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de leite de coco
1 colher (chá) de curry em pó
3/4 colher (chá) de sal

Camarão
16 camarões médios ou 12 camarões grandes
3 colheres (chá) de suco de limão
25 grãos de pimenta da Jamaica triturados
10 fatias finas de bacon

Montagem
Raspas da casca de 2 limões
Pimenta-do-reino moída na hora

Risoto
1 Faça um suco com a polpa da manga e a água. 2 Coe, misture com o caldo de galinha, o sal e o curry, leve ao fogo e deixe levantar fervura. 3 Aqueça outra panela no fogo médio, coloque a metade da manteiga e espere começar a espumar. 5 Junte a cebola, refogue até ficar translúcida, adicione o arroz arbóreo e mexa até que os grãos fiquem com aspecto brilhante, e sejam envolvidos pela manteiga. 6 Acrescente o vinho branco e mexa até o líquido secar. 7 Acrescente todo o caldo fervente de uma só vez, misture bem com o arroz e tampe a panela. Se a tampa vedar bem a panela, deixe uma pequena fresta destampada. 8 Mantenha no fogo médio-alto e mexa de vez em quando, apenas para que o arroz não grude no fundo. O arroz estará al dente em cerca de 15 minutos. 9 Finalize o risoto com a manteiga restante, o leite de coco e o suco de limão. 10 Acerte os temperos e o sal a gosto.

Camarão
1 Retire a casca e a cabeça dos camarões, preservando apenas sua cauda. 2 Tempere-os com o suco de limão e a pimenta-da-Jamaica. 3 Reserve na geladeira enquanto prepara o risoto. 4 Corte as fatias de bacon ao meio no sentido do comprimento. 5 Enrole o camarão com as fatias mais gordurosas, começando pela cauda e seguindo em direção à cabeça. Corte o excesso das fatias de bacon, quando necessário. 6 Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de óleo. 7 Frite os camarões até que o bacon fique dourado, vire-os e doure o outro lado. Não deixe que cozinhem demais para não passarem do ponto. 8 Escorra os camarões em papel toalha para retirar o excesso de gordura. Não é necessário acrescentar sal, pois o bacon fornecerá o necessário.

Montagem
1 Monte os pratos colocando uma porção de risoto com os camarões sobre ele. 2 Salpique as raspas de limão e a pimenta-do-reino nas bordas do prato. Sirva quente.

Receita de Maria Capai, do blog digamaria.com

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo