Sobremesas

Gelato de uísque

Informações
Dificuldade: Fácil
Ocasiões: Festas, Brunch, Dia a dia, Famíla

Ingredientes

  • 6 porções
  • 75 g de açúcar refinado
  • 475 ml de leite integral gelado
  • 240 ml de creme de leite fresco gelado, batido em ponto de chantilly
  • 100 ml de uísque
  • 1 colher (sobremesa) de amido de milho
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

1 Em uma panela, no fogo baixo, aqueça o açúcar com a metade do leite e mexa até dissolver. 2 Espere esfriar e misture a essência de baunilha com o restante do leite. 3 Junte as duas misturas e incorpore o chantilly aos poucos, mexendo sempre. 4 Em outra panela, leve o uísque ao fogo para reduzir e acrescente o amido de milho dissolvido em um pouco de leite. 5 Mexa até obter uma calda de uísque. 6 Misture a metade da calda de uísque com o preparo anterior e bata conforme os procedimentos abaixo. 7 Reserve a outra metade da calda de uísque para ser utilizada como cobertura do sorvete.

Método manual
1 Coloque a mistura em um recipiente que tenha profundidade suficiente para ser batida e que seja próprio para ir ao freezer. 2 Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 1 hora. 3 Com um garfo, misture o sorvete rapidamente, sem retirar o recipiente do freezer. 4 Repita o processo por pelo menos 3 vezes; o sorvete precisa ser muito bem misturado para se tornar cremoso. 5 Mantenha o sorvete no freezer até o momento de servir.

Sorveteira elétrica
1 Despeje a mistura-base na sorveteira, conforme as recomendações do fabricante (existem sorveteiras elétricas, cujo compartimento deve ser deixado no freezer por 24 horas antes do início do preparo). 2 Misture seguindo o tempo recomendado ou até que o sorvete esteja firme. 3 Retire da sorveteira e coloque em um recipiente próprio para ir ao freezer. 4 Mantenha congelado até o momento de servir.

Continua após o anúncio

Dica de chef: para obter consistência cremosa, o sorvete deve ser deixado na geladeira por 15 minutos antes de servir.

Receita da chef Gisele Pinheiro
Foto Ricardo D’Angelo

gelato

 

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo