Destaque PrincipalNotíciasReportagens

As melhores padarias

Uma seleção com as 69 padarias, em 11 cidades pelo país, que merecem sua visita

Pão na chapa com manteiga de boa qualidade, alguns ainda com uma deliciosa camada de requeijão. Ou um misto quente bem-feito, no pão crocante e a combinação exata de queijo e presunto. São delícias às quais não dá para resistir. Um pãozinho vai bem a qualquer momento e estamos vivendo uma verdadeira revolução no setor, com padarias cada vez mais artesanais com produtos de fermentação longa e natural para tirar qualquer um do regime. Nesse roteiro, você encontra um apanhado das melhores casas do Brasil em 11 cidades.

Araçatuba, SP

Santo Pão Cafeteria

Cantinho especial em Araçatuba, no interior de São Paulo, a Santo Pão Cafeteria é boa opção para começar o dia ou para uma pausa na rotina. Pães de fermentação natural, tortas, quiches e croissants compõem o cardápio da casa. Para uma experiência ainda mais aconchegante, aposte nas mesinhas do espaço externo.

Imperdível – Cafezinho coado na hora acompanha bem os donuts coloridos, os pães artesanais ou os croissants recheados.

Continua após o anúncio

Rua Cristiano Olsen, 2179, Higienópolis, tel. (18) 3304-5230, Araçatuba; santo-pao-cafeteria.negocio.site

Brasília, DF

*Por Lu Barbo

La Boulangerie

A primeira padaria francesa de Brasília tem como proprietário o especialista Guillaume Petitgas, que estudou o assunto em seu país de origem. A primeira unidade de La Boulangerie nasceu em uma loja pequena, mas charmosa, na 106 Sul. Logo veio a expansão, primeiro para a QI 17 do Lago Sul, e para a 306 Sul. Atualmente, as duas primeiras não mais funcionam. Mas há outras quatro espalhadas pela Capital Federal, que servem uma lista sortida com cerca de 30 itens, produzidos na cozinha industrial.

Imperdível – O clássico croissant, de massa bem amanteigada e casquinha delicada, e sua versão doce, recheada com chocolate. Há ainda pãezinhos de azeitona e cobertos com vários cereais, a éclair e o macaron, que pode ser pedido em vários sabores.

SCLS 306, Bloco B, loja 10, Asa Sul, Brasília, tel. (61) 3244-1394; e outros três endereços; laboulangerie.com.br

Castália

Quando Eduardo Tavares não estava atendendo os clientes em sua empresa de design gráfico ou produzindo exposições de arte, ele preparava fornadas para testar receitas e presentear os amigos. O sonho de abrir uma padaria, no entanto, só se concretizou depois que ele foi estudar panificação na Califórnia e que convenceu o irmão André e o primo, Pedro Abott, a entrar na empreitada. Foram três anos até a abertura da Castália, no início de 2017. Do subsolo da pequena loja saem os pães e doces produzidos diariamente. Os primeiros são fermentados por pelo menos 12 horas e levam farinha francesa. Em abril, o trio tirou do forno a segunda unidade, na 304 Sul. Ali, é possível provar um menu mais encorpado, com sanduíches, ovos mexidos, iogurte e até itens como bacon artesanal.

Imperdível – Baguette e croissant não podem ficar de fora, mas vale render-se ao pão de cacau com castanha-de-baru e gotas de chocolate, ou ao de abóbora com tomilho e flocos de cebola. A lista de folhados é tentadora.

CLN 102, bloco D, loja 64/74, Asa Norte, tel. (61) 3081-8899. CLS 304, bloco B, Asa Sul; @castaliartesanal

La Panière

A casa é comandada pela francesa Laurence Mourot, que herdou do pai a paixão por pães. De tão encantado com o assunto, ele era capaz de percorrer grandes distâncias na França, com o intuito de provar receitas especiais. O negócio se consolidou em 2014, após três anos de planejamento e da vinda do chef boulanger bretão Bertrand Evain, cujo trabalho de elaboração das receitas parte da técnica de fermentação espontânea. A lista de produtos chega a 40 itens e inclui os clássicos da boulangerie francesa, como baguete, croissant e pain au chocolat. Há ainda pão de centeio, integral e com cereais variados.

Imperdível – O provençal tem massa de brioche em forma de caracol, recheada com queijo e tomate seco, e coberta por ervas finas. O fondant de chocolate também é imperdível, assim como a torta de maçã e a tartelete de compota de ameixa.

211 Sul, bloco A, loja 35, tel. (61) 3245-6280; @lapanierebrasilia

Dylan Cafe Bakery

A casa é uma mistura de padaria e cafeteria em ambiente amplo com toque vintage. A cozinha é comandada por Fabrício Campos de Brito, formado por Le Cordon Bleu e que elabora os pães com água e farinha, como manda a técnica sourdough, a mais antiga do mundo para o preparo desse alimento. O salão fica a cargo da argentina Mariela Sztrum. O casal se conheceu na Austrália e montou o local na volta para o Brasil, em 2014. Fatias largas são a base perfeita para sanduíches, como o de pastrami artesanal, rúcula, mussarela e mostarda inglesa. Do forno também saem focaccie e pizzas romanas com 72 horas de fermentação. A parte doce do cardápio é garantida pelos bolos.

Imperdível – Os pães de quinoa e linhaça, assim como o 100% integral e o de multigrãos. O de iogurte grego com limão-siciliano é doce na medida e bem leve.

CLS 315, Bloco A, Loja 15, Asa Sul, tel. (61) 3363-1294; dylancafe.com

Varanda Pães Artesanais

Formado em gastronomia em Brasília, com especialização na French Culinary Institute, de Nova York, Dilson Menezes fundou a padaria própria em 2015. No início, vendia apenas por delivery. Em seguida, abriu uma pequena loja e, por fim, reformou o local para atender a clientela ali mesmo, não somente com pães, mas com itens de cafeteria. O menu conta com sete opções de sanduíche, dentre elas a que reúne pão de farinha espelta com queijo Minas derretido, tomate, rúcula e molho pesto. Nos doces, tem destaque o cinnamon roll de massa folhada com castanhas e canela.

Imperdível – Os preferidos são os que têm massa de brioche com recheio de calabresa e ervas, os que misturam chocolate com castanha-do-pará e laranja e os de castanha-de-baru, de-caju e do-pará. Podem ser degustados sozinhos ou na companhia de ovos mexidos e manteiga.

CLN 2015, Bloco D, Loja 39, Asa Norte, tel. (61) 3033-2002; varandapaesartesanais.com.br

Belo Horizonte, MG

*Por Laura Valente

Casa Bonomi
As melhores padarias
Foto: Jose Luiz Pederneiras | Divulgação

Misto de padaria, confeitaria e bistrô, funciona em uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico. Desde que trocou as sapatilhas pela gastronomia, Paula Bonomi, ex-bailarina do Grupo Corpo, cria diariamente opções para o cardápio. Os pães, expostos na vitrine e servidos a qualquer hora do dia (das 9  às 18 h), têm em comum o fatto a mano, como ela diz. O respeito ao tempo de fermentação natural é condição para o preparo das massas. As receitas privilegiam ingredientes orgânicos e são assadas em lastro (forno de pedra). Para acompanhar, há opções diversas como geleias, ovos caipira, queijos, salumeria, mel e muito mais.

Imperdível – O pain au chocolat pode ser tudo o que você precisa para alegrar o dia. Da França, há baguete, pão de centeio com passas, campagne (com farinha semi-integral), brioches variados. Da Itália, filão e ciabatta. Para inovar, o 100% centeio com cacau e nibs ou o ficelli de spelta.

Avenida Afonso Pena, 2600, Funcionários, tel. (31) 3261-8334 e 99206-2772; casabonomi.com.br

Casa Grão
As melhores padarias
Foto: Miguel Aun | Divulgação

Inspirada nas padocas de São Paulo – com oferta plural de pães e refeições para todos os momentos do dia –, abriu as portas em 2018, no bairro Santo Agostinho. A proximidade com a Assembleia Legislativa, empresas e hospitais justifica o perfil do negócio, que tem como sócios os empresários Emerson Lessa e Job Heleno. Por lá, é possível encontrar almoço, pizzas, hambúrgueres artesanais, sushi bar e cafeteria, além de empório. Na porção padaria do espaço, muito da oferta tem origem em receitas de fermentação natural. Todos os dias, pela manhã e à tarde, a casa oferece bufê de café colonial. Às quartas e às quintas-feiras, há degustação e festival de pães especiais (vendidos a preço único).

Imperdível – O pão de cerveja, a baguette francesa e o pão austríaco com chocolate. O diferencial da casa é assar as massas em forno português, considerado um dos melhores do mundo. Também fazem sucesso o brioche e uma linha de quitandas com receitas da tradição mineira.

Rua Gonçalves Dias, 2647, Santo Agostinho, tel. (31) 3500-8535, Instagram: @casagraobr

Du Pain & C.A.
As melhores padarias
Foto: Nereu Junior | Divulgação

Única loja de pães do Mercado Central, espalha o aroma das fornadas pelos corredores do cartão-postal e centro gastronômico mais famoso da cidade. Projeto do casal de chefs Raquel Brandão e Ronaldo Souza, o espaço tem apenas 36 metros quadrados. Nada que impeça uma oferta supervariada de pães de fermentação natural. O preparo é totalmente artesanal e a cozinha exposta em vitrine. De lá, saem mais de 40 tipos de pão, bolos e outras delícias, como a queca, uma reedição da receita inglesa. O sotaque internacional se faz presente, inclusive na farinha de origem francesa (selo Label Rouge). Assim como o uso de ingredientes de pequenos produtores. O queijo do Miguel, da Canastra, e a goiabada da Zélia, de Ponte Nova, recheiam distintos croissants.

Imperdível – Não é permitido degustar in loco, mas há quem não resista a passear pelo mercado mordiscando nacos da baguette tradição, cuja fermentação dura em torno de 24 horas. Outra tentação é o pão de Mó, que tem esse nome pelo uso de farinha de moinhos de pedra conhecidos como Mãos de Mó. Rústico e 100% integral, de sabor único.

Avenida Augusto de Lima, 744, loja 288, Mercado Central, Centro, tel. (31)3267-9740; dupain.com.br

Hangar dos Pães

Com vista panorâmica para o Aeroporto da Pampulha, a padaria oferece pães diversos e de fermentação natural, além de mais uma infinidade de serviços culinários. Para começar o dia, tanto a vitrine quanto o bufê de café da manhã (servido das 6h30 às 11 h, de segunda a sexta-feira e até as 12 h, aos fins de semana e feriados) trazem pães de fermentação natural. O bufê se repete a partir das 15 h e segue ativo até as 21h30. Às sextas-feiras há festival de baguette, que pode ser tradicional e em sabores variados, como carne-seca, gorgonzola ou provolone. Muitas receitas são exclusivas e todos os processos são desenvolvidos na cozinha local.

Imperdível – Queridinho entre muitos, o pão de choc traz três chocolates: branco, ao leite e amargo. Já o tradicional é preparado com o ingrediente 100% cacau, gotas de chocolate e não leva nenhum tipo de química ou conservante.

Avenida Portugal, 4304, Pampulha, tel. (31) 3566-7063.

Mercado Grano

Uma cozinha autêntica e uma padaria artesanal movimentam as mesas do espaço plural e cultural, que atrai pessoas interessadas em música, flores, artes e oferta de pequenos produtores. Exceto às segundas-feiras, quando a casa não abre, há produção diária de pães de fermentação natural. Alguns exemplos são baguette, focaccia, ciabatta, pão de chocolate, de figo com avelãs, croissant, brioche, broa etc., para comer com manteiga ou queijo, acompanhar um cafezinho ou ainda uma boa taça de vinho. O cuidado na seleção dos ingredientes é evidente e pode ser visto nas farinhas especiais, nozes, frutas secas, castanhas e chocolates de qualidade superior.

A padaria tem receitas de origem francesa e italiana, com um toque regional. Aos sábados, serve café da manhã. Aos domingos, o brunch é sonorizado com trilha erudita. O espaço faz convite para relaxar e aproveitar sem pressa a variedade de pães, bolos e tudo o mais que o apetite pedir.

Imperdível – Todos os dias, a focaccia de alecrim, sal grosso e azeite sai do forno, assim como a baguette tradicional francesa au levain.

Rua Niágara, 320, Jardim Canadá, Nova Lima, tel. (31) 3541-1036.

Rio de Janeiro, RJ

*Por Ursula Alonso Manso

Casa Carandaí

A casa do restaurateur Janjão Garcia funciona como delicatessen, rotisseria e café, mas tem seu ponto alto mesmo é na padaria. Oferece mais de 20 variedades, entre pães artesanais e de fermentação natural, incluindo pães de forma, croissants, focaccia e pães de hambúrguer feitos com massa de brioche.

Imperdível – O café da manhã especial, servido aos fins de semana, com hits como os gougères recheados com presunto royale e os sanduíches mistos no pão de miga.

Rua Lopes Quintas, 165, Jardim Botânico, tel. (21) 3114-0179 e 2259-8765; casacarandai.com.br

Empório Farinha Pura

As melhores padarias
Foto: Lipe Borges | Divulgação

Começou como um supermercado e foi evoluindo, buscando inspiração em locais como o Eataly. Hoje tem seu segundo andar dividido entre estações de cafés especiais, saladas, sanduíches e pizzas de fermentação natural, queijos, frios e vinhos. No café da manhã, servido somente até as 11 h, durante a semana, e até as 12 h aos sábados e domingos, o cliente pode escolher entre o sistema à la carte e o bufê.

Imperdível – Vale provar a focaccia com gorgonzola e amêndoa e o pão de cacau recheado com chocolate belga. As pizzas são vendidas por quilo e seguem a receita da casa, desenvolvida por funcionários que foram à Itália para fazer especialização.

Rua Voluntários da Pátria, 446, Loja 1, Cobal do Humaitá, Botafogo, tel. (21) 3239-8000; farinhapura.com.br

Empório Jardim

Com três endereços no Rio, o Empório Jardim tem café da manhã a qualquer hora do dia. E, em vez de se submeter a combos engessados, o cliente pode escolher seus itens preferidos em uma cartela. Ao final, ele leva para casa não só os pães da chef Iona Rothstein, como granola, financiers, grissinis, trufas veganas e cookies de chocolate belga, entre outros itens de produção própria.

Imperdível – O pão de queijo de gruyère e o panovo, com uma fatia bem alta e fofinha de pão de milho, que traz um ovo ao centro. Não deixe a casa sem experimentar um doce da chef Paula Prandini – a torta de chocolate belga com praliné de avelãs é o mais pedido deles.

Diversas unidades, consulte no site emporiojardimrio.com.br

La Bicyclette

As fornadas de pães rústicos e de fermentação natural formam não só os sanduíches da casa como aparecem nas mesas de alguns restaurantes da cidade. Ganham destaque as baguettes de dupla fermentação e farinha integral, e os croissants preparados com ovo caipira. Na matriz do Jardim Botânico, mesas na calçada protegidas por ombrelones convidam a um café ou lanche tranquilo.

Imperdível – Fazem sucesso as tostadas de avocado com ovo e pão de fermentação natural, e o croque monsieur, que leva duas fatias de pão cobertas com molho bechamel, presunto royale e queijo gruyère.

Diversas unidades, consulte no site labicyclette.com.br

Le Dépanneur

Conta com três lojas na cidade, que reúnem no mesmo lugar, padaria, café, bistrô, delicatessen, rotisseria, adega e empório gourmet. Para consumir no local, é possível pedir desde um café da manhã completo a um prosaico pão de queijo.

Imperdível – Aposte na focaccia recheada nos sabores caprese ou calabresa e no pão delícia com Catupiry.

Diversas unidades, consulte no site ledep.com.br

O Pão
As melhores padarias - O pão
Foto: Alexander Landau | Divulgação

No começo, era uma cozinha para fornecer assinatura de pães a restaurantes e clientes. Depois, Shelley de Botton e Lior Messer instalaram uma bicicleta com pães, na frente do ponto, que logo foi substituída por um balcão. A loja abriu em julho do ano passado, oferecendo, além de pães, um cardápio de sanduíches.

Imperdível – A linha de levain traz receitas criativas, como o pão com beterraba e pistache. O pão de queijo é servido diariamente, a qualquer hora. Às sextas-feiras tem minipizza com massa de fermentação natural e cobertura marguerita.

Rua Cosme Velho, 174, Loja D, Cosme Velho, tel. (21) 2558-5509; opao.com.br

Talho Capixaba
As melhores padarias
Foto: Rodrigo Azevedo | Divulgação

Nascido como um açougue, no Leblon, na década de 1960, o Talho Capixaba ganhou a forma atual de padaria e delicatessen no começo dos anos 1990. Dos fornos da casa saem não só pães de fermentação natural como também de casca mais fina, sem o sabor acre do levain, como baguettes submetidas a um processo prolongado de fermentação que leva 12 horas.

Imperdível – As empadinhas de frango que, na época da transição de açougue para padaria, o fundador Alberto Abrantes oferecia de graça aos clientes que passavam na calçada. O café da manhã é servido o dia todo e pode trazer o famoso pão francês do Talho.

Diversas unidades. Consulte no site talhocafe.com.br

Salvador, BA

Belo Rústico
As melhores padarias
Foto: RJ Castilho

A padaria nasceu em 2013, com o objetivo de preparar pães de fermentação natural, algo que ainda não era muito comum na Bahia. Por ali, a produção é totalmente artesanal, sem nenhuma adição química. No menu, é possível encontrar até pizza e, se a ideia é um café da manhã reforçado ou almoço, jogue-se nos combos, como o australiano, composto de pão sourdough, ovo frito ou mexido, bacon crocante, cogumelos na manteiga de garrafa, tomate assado e linguiça artesanal.

Imperdível – O misto quente especial, que leva presunto artesanal e mussarela de búfala, no pão soft. E a baguette de pão italiano com ovo mexido, presunto de Parma, mussarela e pesto de manjericão.

Rua das Rosas, 514, Pituba, Salvador, tel. (71) 2132-7595; @belorustico 

Santo André, SP

Padaria Brasileira

Ícone da região do ABC, a tradicional Padaria Brasileira foi inaugurada em 1953, em Santo André, onde funciona até hoje a matriz, pelo casal Abel e Maria Cândida Assunção. Nos anos 1960, eles passaram o controle dos negócios para os filhos e, no final dos anos 1980, os netos assumiram a Padaria, que hoje conta com quatro lojas. Eles garantem que o amor e o carinho com que os avós criaram as receitas e a marca permanecem até hoje.

Imperdível – A coxinha, de massa excepcional e recheio ímpar e os minissonhos, de tirar qualquer um da dieta.

Diversas unidades, consulte no site padariabrasileira.com.br  

São Paulo, SP

A Fornada

Inaugurada no começo deste ano, na região dos Jardins, A Fornada tem como mote servir pães de fermentação natural e feitos, preferencialmente, com ingredientes orgânicos. No comando está o padeiro Gilson Santos (ex-Dona Deôla e Empório Santa Maria) e os empresários Rafael Moreschi e Paulo Aragão. As opções para o café da manhã garantem um dia mais gostoso.

Imperdível – O pão francês, que parece ser simples por ser encontrado em qualquer padaria, exige conhecimento de sua ciência, a qual é respeitada na casa.

Al. Ministro Rocha Azevedo, 1153, Jardins, tel. (11) 2476 6603; afornadapadaria.com.br

B.LEM Portuguese Bakery

Com 11 unidades espalhadas pela capital, além de lojas em Barueri e em Santo André, a B.LEM nasceu há quatro anos com o intuito de oferecer os clássicos de panificação e confeitaria portuguesas para brasileiros. São sete opções de pão, entre elas o Alentejano, de textura aerada, além de dezenas de doces e salgados lusitanos.

Imperdível – Não deixe de provar o pastel B.LEM, uma releitura do pastel de nata, o toucinho do céu, e os doces de ovos moles de Aveiro.

Diversas unidades, consulte no site blembakery.com

Barcelona

Aberta em 1976, a Padaria Barcelona é uma das mais tradicionais de São Paulo. Localizada na Vilaboim, é parada obrigatória para os estudantes da Faculdade FAAP, que fica do lado. O pão da Barcelona já ganhou diversos prêmios, mas os salgados como as coxinhas e croissants também fazem sucesso. Entre os doces, vá sem medo de ser feliz, na torta de limão, com muito recheio.

Imperdível – Os sanduíches com frios cortados na hora. Além do pão ser incrível, você escolhe o recheio e acompanha a montagem. Mais fresco, impossível.

Rua Armando Penteado, 33, Higienópolis, tel. (11) 3826- 4911; barcelonapaes.com.br 

Basilicata
As melhores padarias - Basilicata
Foto: Ricardo D’Angelo

Instalada no reduto de imigrantes de São Paulo, no Bixiga, a Basilicata é uma das paradas tradicionais do bairro. Foi fundada em 1914 e, ao longo de mais de um século, expandiu-se, sem perder a essência. O forno centenário, com 8 metros de diâmetro ainda existe, assim como o modo de preparo dos pães é preservado. Há dois anos, ganhou uma área externa para os clientes tomarem café, além de um restaurante no piso superior.

Imperdível – O pão italiano, assado em forno a lenha. Diariamente são produzidos 6.000 pães, que podem ser encontrados também em restaurantes paulistanos e em supermercados.

Rua Treze de Maio, 596, Bela Vista, tel. (11) 3289-3111; basilicata.com.br

Bella Buarque

Localizada em um dos pontos mais agitados de São Paulo, a Bella Buarque é destino para quem quer apreciar receitas típicas de padoca, mas elaboradas com ingredientes de qualidade. Doces, pratos quentes e combos para café da manhã fazem sucesso na casa. A padaria criou também o projeto a Casa do Padeiro, que fornece pães de hambúrguer artesanais para hamburguerias famosas da cidade.

Imperdível – Os pães de hambúrguer fazem sucesso por lá e escoltam deliciosas receitas. Vale provar ainda os bagels, os docinhos clássicos, como o mil-folhas, e os gelatos.

Rua Major Sertório, 707, Vila Buarque, tel. (11) 4563-1600; padariabellabuarque.com.br

Bella Paulista

Sempre com casa cheia, esta padaria nunca dorme. Atende do café da manhã até as refeições da madrugada, quando fica tomada por comensais famintos voltando da balada. A casa foi aberta em 2002 e passou por uma remodelação neste ano, incluindo a consultoria da chef Thaís Marinho, que tem especialização pela Lenôtre, em Paris. E o projeto arquitetônico, que ganhou novidades nas mãos de Lea Mezher, como a ampliação para 250 lugares e a adição de uma pizzaria e um bar.

Imperdível – Os sanduíches que saciam a fome a qualquer momento e o buffet de café da manhã que funciona todos os dias, sendo mais rico aos fins de semana.

Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira César, tel. (11) 3129-8340; padariabellapaulista.com.br

Benjamin A Padaria

Famosa por seus croissants, tanto salgados quanto doces, a Benjamin pertencia à família Abrahão, mas em 2017 boa parte foi vendida para o grupo de investimentos do empresário Abílio Diniz. Hoje, são mais de 35 unidades espalhadas pela cidade de São Paulo e a qualidade se mantém. Por ali é possível encontrar diversos tipos de salgado e sucos variados.

Imperdível – Os croissants são o ponto alto, por isso não deixe de experimentar o de peito de peru e o de chocolate.

Diversas unidades. Consulte no site benjaminapadaria.com.br 

Boston Bakery

Localizada em uma das ruas mais badaladas do Itaim, a padaria Boston Bakery é uma ótima pedida para os famintos da madrugada, que fazem questão de parar para um lanchinho pós-balada, já que funciona 24 horas. Logo à entrada, o cliente se vê frente a uma imensa variedade de doces e fica difícil resistir e até mesmo comer um só. Dos tradicionais pudins, quindins e tortinhas de morango, ao cheesecake com calda de frutas vermelhas, todos os doces valem a pena.

Imperdível – O panini fenway park, composto de rosbife, queijo gruyère, relish de pepino e rodelas de tomate é de comer rezando. A tortinha de limão também é incrível, com dulçor na medida certa.

Rua Clodomiro Amazonas, 816, Vila Nova Conceição, tel. (11) 3845-1638; bostonbakery.com.br 

Casa Bonometti
As melhores padarias - Casa Bonometti
Foto: RJ Castilho

É a segunda casa da confeiteira Luciana Bonometti, que começou vendendo biscoitos na Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze. Na Casa Bonometti, os biscoitos também estão disponíveis, mas dividem as vitrines com os pães de fermentação natural. A qualquer hora do dia, é possível experimentar o brunch da casa, no qual são servidos uma fatia de focaccia, uma fatia de pão com geleia e uma bebida.

Imperdível – A focaccia de abóbora com queijo de cabra e, claro, os famosos biscoitos feitos à base de farinha de castanhas com amêndoas ou pistache.

Rua Bahia, 480, Higienópolis, tel. (11) 27741888; casabonometti.com.br

Casa Levi

A pequena padaria aberta no fim de 2018 é comandada por Walter Ramos, que foca na produção de pães de fermentação natural. O cardápio é uma prancheta e lá estão opções de combo, sanduíches e doces. Nos combos, há sugestões tanto para quem quer tomar um cafezinho rápido quanto para quem pretende desfrutar o dia em um brunch bem reforçado. Para quem for sem pressa, as opções vão de omelete a shakshuka. Aos sábados e domingos, há também ovos benedicts.

Imperdível – Boa pedida, a focaccia é o destaque da casa e está disponível em duas versões: simples, com alecrim e sal, ou recheada, com coberturas que variam conforme o dia. Os doces, como o brownie e a carolina, também fazem bonito.

Rua Bixira, 138, Mooca, tel. (11) 2084-0894; @casaleviartesanal 

Casa Tavares

Tudo começou com um restaurante de comida do dia a dia, mas muito bem-feita, privilegiando sempre os ingredientes de qualidade. A inquietude do proprietário Ivo Abrahão logo fez nascer um novo braço dentro do casarão localizado no bairro dos Jardins: a padaria de fermentação natural. Ali, os ingredientes são água, sal, farinha com a certificação francesa Label Rouge e levain da casa. O espaço conta ainda com escola e com um empório com itens que podem ser levados para acompanhar o pãozinho.

Imperdível – A baguette de casca crocante e recheio macio e o pain au chocolat, fresquinho e bem folhado.

Rua da Consolação, 3212, tel. (11) 3064-0970; casatavares.com

Cepam

Durante os seus 51 anos de história, a Cepam viu seus 60 metros quadrados se transformarem em 2.500, tornando-se a maior padaria do Brasil. As longas vitrines com inúmeras opções de pão, salgados e doces chamam atenção de longe. São cerca de 5.000 itens disponíveis. No salão, que comporta 500 pessoas, são servidos pratos executivos durante o almoço e o jantar. Apesar das mesas sempre lotadas, o serviço é surpreendentemente rápido. Perto dos caixas, há um carrinho exclusivo de cannolli. O doce é montado na hora e são várias as opções de recheio.

Imperdível – Com tanta variedade, a dica é aproveitar o bufê de café da manhã, no qual são servidos os carros-chefes da padaria, como a rabanada e a carolina de doce de leite.

Rua Ibitirama, 1409, Vila Prudente, tel. (11) 2341-6644; padariacepam.com.br

Delícias de Perdizes

Tradicional no bairro de Perdizes, a padaria tem até manobrista e estacionamento subterrâneo, de tão disputadas que são as vagas. Além da grande variedade de pães, o local serve refeições, e sanduíches, preparados com frios cortados na hora e pizzas. A qualidade dos frios é ímpar e as tortas, tanto salgadas quanto doces, são maravilhosas. Os bolinhos caseiros são uma atração à parte.

Imperdível – As pizzas para comer no balcão ou levar para casa, saem a todo momento. O rosbife caseiro é incrível, além dos pães recheados e bolinhos, como o de aipim.

Rua Piracuama, 197, Perdizes, tel. (11) 3868-3034; deliciasdeperdizes.com.br

Dona Deôla

Porto Seguro para quem procura variedade e qualidade em pães, a Dona Deôla é muito mais que uma rede de padarias. Comandada por quatro sócios, a marca comemora 23 anos em pleno vigor.  São sete unidades espalhadas por São Paulo e, além de fazer as vezes de padaria, conta com pizzas, sanduíches e, no inverno, com bufê de sopas.

Imperdível – As coxinhas, nas versões com ou sem Catupiry, que mescla massa e recheio na medida certa. As empadinhas também fazem bonito e os bolos são sucesso nas festas de aniversário.

Diversas unidades. Consulte no site donadeola.com.br  

Empório Moema

No Empório Moema, que une padaria, rotisserie e restaurante, há opções para todos os momentos do dia. Logo cedo, é possível apreciar bons pães acompanhados de variadas bebidas quentes e sucos. No almoço, no  jantar e na happy hour, as tortas, salgados, lanches, pizzas e pratos diversos fazem a alegria dos comensais. Além da padaria, existe um espaço com completa seleção de vinhos.

Imperdível – Entre as opções do extenso cardápio fazem sucesso os pães especiais, os docinhos de vitrine e as massas artesanais. Não deixe de aproveitar o brunch, servido aos sábados e domingos na varanda da casa.

Rua Canário, 870 A, Moema, tel. (11) 2101-4000; emporiomoema.com.br

Fabrique

Inaugurada há dois anos em Higienópolis, a Fabrique abriu recentemente a segunda unidade, dessa vez na Vila Romana. Em ambas as casas há o cuidado no preparo de pães, com uso de fermentação natural e farinhas especiais. Bom destino para apreciar um café da manhã sem pressa, com boa variedade de pães e excelentes cafés.

Imperdível – Fazem sucesso os folhados, com destaque para os croissants, e o miche, enorme pão rústico, redondo e 100% artesanal. Para quem não dispensa os clássicos de padoca, há também o pão francês.

Rua Itacolomi, 612, Higienópolis, tel. (11) 4801-4318; @fabriquepaes

Galeria dos Pães

A Galeria dos Pães vem fazendo a alegria dos paulistanos há 20 anos. Suas mesas continuam concorridas e hoje são mais de 450 funcionários trabalhando para que a qualidade continue ímpar. Ela faz as vezes de padaria, com seus frios e salgados, pãezinhos únicos, mas também de lanchonete, com sanduíches deliciosos. O melhor de tudo é que fica aberta 24 horas.

Imperdível – Os sanduíches de metro de pastrami e de rosbife caseiro. Ou ainda de salmão defumado com cream cheese e queijo estepe.

Rua Estados Unidos, 1645, Jardim América, tel. (11) 3064-5900; galeriadospaes.com.br 

Julice Boulangère

Julice Vaz já criou mais de 180 tipos de pão, todos de fermentação natural. Quem vai à sua boulangerie pode experimentar alguns deles. Diariamente, muda o cardápio de pães da Julice Boulangère. Aproveite para conhecer a casa em um dia sem pressa e peça o brunch, no qual é servida uma seleção de pães, frios, geleias artesanais, quiche, salada, frutas, iogurte, ovo frito, minicrepe, além de sobremesas e bebidas.

Imperdível – O pão pecan com nozes e girassol, o pão com gorgonzola e nozes, o pão de chocolate meio amargo, e a Julieta Julice, uma rosca doce recheada com goiabada.

Rua Dep. Lacerda Franco, 536, Pinheiros, tel. (11) 3097-9162; julice.com.br

Le Pain Quotidien

A rede belga de padarias conta com diversas unidades em São Paulo. Todos os pães de Le Pain Quotidien são feitos à base de farinha de trigo orgânica de moinho de pedra, sal, água e levain e são assados em forno de pedra. A casa também é conhecida por suas tartines.

Imperdível – Para levar para casa: a ótima baguette. Para comer lá: as tartines de brie, nozes e mel orgânico; e a de salmão defumado, abacate, cebolinha e dill.

Diversas unidades, consulte no site lepainquotidien.com

Le Vin Boulangerie

Inaugurada em 2008, a boulangerie do grupo Le Vin aposta nos clássicos da panificação francesa, como brioche, croissant, pain au chocolat, gougères e pães variados, como o de campanha. Os pães da boulangerie abastecem todos os restaurantes do grupo.

Imperdível – O croissant, o pain au-chocolat e o macaron são capazes de transportar o comensal para a França.

Al. Tietê, 184, Jardim Paulista, tel. (11) 3081-3924; levin.com.br/boulangerie

Marie Marie Bakery

Charmoso e aconchegante espaço no Tatuapé, a Marie Marie Bakery é uma realização das irmãs Maria Daniela, padeira e confeiteira, e Maria Gabriela Meneghini, responsável pelas atividades comerciais da loja. Por lá, é possível encontrar desde bolos e docinhos a folhados e cafés especiais. Mas são os pães rústicos feitos com fermentação natural e kefir que brilham na boulangerie.

Imperdível – Dê atenção especial à parte dos viennoiserie, as receitas de massa folhada. As opções doces são irresistíveis. Há ainda uma boa seleção de pães de forma, para levar e saborear no café da manhã.

Rua Azevedo Soares, 2532, Tatuapé, tel. (11) 2293-7260; mariemariebakery.com.br

Migalha Selvagem

Farinha francesa e fermentação longa são o que fazem dos pães da Migalha Selvagem um sucesso. Quem comanda as fornadas é Maurício Nascimento, que saiu da área de audiovisual para se aventurar no mundo da panificação. Localizada na Vila Mariana, a casa funciona do meio-dia às 18h30, ou até o último pão vendido.

Imperdível – Além dos clássicos baguette, campanha e ciabatta, há sabores variados dessas mesmas receitas, como o pão de campanha com nozes e gorgonzola e a ciabatta com azeitonas pretas e cebola.

Rua Cel. Lisboa, 661, Vila Mariana; @padariamigalhaselvagem

Mediterrain
As melhores padarias - Mediterrain
Foto: RJ Castilho

Quatro amigos apaixonados por pães se reencontraram após 30 anos e decidiram unir os seus talentos e experiências profissionais para abrir a padaria artesanal Mediterrain. A pequena casa no bairro do Campo Belo acomoda até 20 pessoas e serve pães de fermentação natural, croissants, foccacias, além de sanduíches, saladas, ovos e bolos. As receitas são criações do chef Ricardo Moisés.

Imperdível: O baguette tradicional com crosta crocante e dourada e o tortano, pão italiano recheado com linguiça calabresa e queijo parmesão são os destaques da padaria. Seu pão de queijo é sensacional.

Rua Gabriele D’Annunzio, 1263, Campo Belo, tel. (11) 2306-1929; mediterrain.com.br

Miolo Padaria Orgânica

Próximo à Serra da Cantareira, a Miolo Padaria Orgânica tem mesas no quintal, espaço ideal para tomar um bom café da manhã desfrutando da natureza. Inaugurada em 2013 pelo padeiro Marcos Carneiro, a padaria de estilo rústico produz diariamente diversos tipos de pão.

Imperdível – Para levar, o pão de banana com uva-passa e o de centeio com limão e pimenta. Para comer lá, a focaccia caprese, que leva queijo Minas curado, tomate assado e pesto de manjericão.

Avenida Sen. José Ermírio de Moraes, 1400, Tremembé, tel. (11) 2203-2478; @miolopadariacafe

Mundo Pão do Olivier

Localizado no térreo do Edifício Esther, a padaria do chef Olivier Anquier tem um modelo inovador de autosserviço, pensado para a rotina corrida dos paulistanos. No Mundo Pão do Olivier, o cliente escolhe os produtos na vitrine e leva diretamente ao caixa. Enquanto o serviço é ágil, a produção é lenta. Olivier aposta na longa fermentação, com pães que descansam mais de 70 horas.

Imperdível – A linha de folhados intitulada suculentos com oito opções de recheio de frutas, além das irresistíveis madeleines.

Rua 7 de Abril, 425 Loja 1, tel. (11) 3120-3521; @mundopaodoolivier

Officina
Foto: Ricardo D’Angelo

A padaria de Marcos Livi nasceu como uma fábrica para abastecer os demais empreendimentos do chef, mas em pouco tempo foi tomando outra forma e hoje também atende os consumidores finais. O espaço serve ainda como uma espécie de escola. É ali que Livi treina jovens interessados em seguir carreira em panificação e confeitaria.

Imperdível – O croissant desenvolvido por Mariana Borges, aprendiz na padaria, que desmancha na boca, e o pão de uva, que é feito com farinha de sobras da fruta.

Praça Sir Willian Crookes, 18, Brooklin Novo, tel. (11) 5102-4811; fb.com/officinamarket 

Padaria do Mosteiro

Há 20 anos, o Mosteiro de São Bento passou a oferecer pães, bolos, doces e outras receitas que estavam guardadas a sete-chaves na abadia, instalada no centro de São Paulo desde o final do século XVI. Os modos de preparo são transmitidos de monge a monge, seguindo o preceito de que é preciso estar sempre em atividade, pois a ociosidade é inimiga da alma. Há uma pequena padaria no próprio mosteiro, mas a unidade dos Jardins é ponto de parada daqueles que buscam tomar café em um ambiente clean e sofisticado. A boa notícia é que eles têm loja on-line que entrega para todo o Brasil.

Imperdível – O pão de mel feito com açúcar mascavo e recheado de geleia de damasco. E o pão São Bento, uma criação dos monges beneditinos paulistanos.

Rua Barão de Capanema, 416, Jardins, tel. (11) 3063-0522; padariadomosteiro.com.br

Pão – Padaria Artesanal Orgânica
As melhores padarias - PAO
Foto: Ricardo D’Angelo

Tudo começou com um pequeno espaço na Rua Bela Cintra, que vendia pães feitos com farinhas orgânicas e ingredientes de pequenos produtores. Passaram-se 11 anos, e já são oito lojas espalhadas por São Paulo seguindo o mesmo conceito, afinal a expansão não fez cair a qualidade. Rafael Rosa acompanha de perto cada uma das lojas que servem café da manhã, salgados, sanduíches, saladas, quiches e doces. Diferentemente das demais, a unidade do Itaim oferece buffet na hora do almoço, seguindo a filosofia da casa, com receitas saudáveis e orgânicas.

Imperdível – O pão de figo com nozes, de fermentação natural, e o bolo de chocolate 70% com seis camadas e lâminas de caramelo – um queridinho dos clientes e um dos mais famosos em posts no Instagram.

Diversas unidades, consulte no site padariaartesanal.com.br

Padoca do Maní

O ambiente agradável foi projetado para lembrar uma casa de interior ou de roça. As mesas são superconcorridas e as receitas de qualidade ímpar. É impossível vagar por ali e não ter vontade de comer de tudo. E isso é quase possível nos deliciosos combos de café da manhã, como o que vem suco de laranja, tostada do dia, fatia de tortilla, quiche ou torta do dia, saladinha verde com granola salgada e torradinha de focaccia.

Imperdível – O sanduíche chivito, que leva milanesa, queijo curado, tomate, folhas e ovo frito, no pão da casa, e a tostada de cogumelo, com queijo emmental gratinado e mix de cogumelos.

Rua Joaquim Antunes, 138, Av. Brig. Faria Lima, 2232 (Shopping Iguatemi) Jardim Paulistano, tel. (11) 2579- 2410; manimanioca.com.br/padocadomani

Padaria da Esquina

À frente da Padaria da Esquina está o chef Vitor Sobral e o empresário Edrey Momo. A dupla se uniu com o intuito de trazer o melhor de Portugal para o Brasil, desde o café da manhã ao almoço e lanche da tarde. Nas concorridas mesas da Alameda Campinas, eles resgatam a panificação portuguesa artesanal. Não deixe de provar os pastéis de nata e o pão português.

Imperdível – Os pães, com chourizo, e o folar, tradicional preparo português recheado com embutido. Nos doces, o pastel de natas, óbvio, e os fios de ovos.

Alameda Campinas, 1630, Jardim Paulista, tel. (11) 2387-0149; padariadaesquina.com 

Panificadora Marengo

Tradicional padaria da Zona Leste de São Paulo, a Panificadora Marengo é conhecida por sua grande variedade de produtos. As opções vão desde pães e doces a pizzas e sanduíches. Por lá, ainda é possível desfrutar de buffets de café da manhã, almoço e, nas noites mais frias, um sortimento de sopas para aquecer.

Imperdível – Sanduíches especiais e beirutes são pedidas certeiras. Passeie ainda pelos balcões de salgadinhos e doces.

Rua Francisco Marengo, 700, Vila Gomes Cardim, tel. (11) 2296-3399; panificadoramarengo.com.br

Pace e Bene

Uma das mais novas da cidade, é comandada pelo administrador Marcos Antônio Martins, que se apaixonou pelo mundo da panificação, e pelo chef Rafael Ostronoff. Seu nome, traduzido do italiano significa paz e bem. Pequena e aconchegante, tem um café da manhã completo e cannoli dos deuses. A casa é pet friendly.

Imperdível – O omelete e os pães de longa fermentação, sem uso de conservantes ou aditivos químicos são deliciosos, caso do de chocolate e do de sete grãos.

Rua Plínio de Morais, 436 , Perdizes, tel. (11) 2367-5777

Pistachio Bakery

Há cerca de um ano, a Pistachio Bakery abriu as portas em uma rua tranquila, a poucas quadras da Avenida Paulista. A casa oferece pães integrais, com nozes e frutas secas, além de bolos e cupcakes. Além disso, quem escolher tomar um café no próprio local, pode acompanhar as xícaras com sanduíches e sobremesas, como panna cotta.

Imperdível – As roscas de linguiça, ótimas para levar para casa e comer a qualquer hora do dia. Vira e mexe, a casa testa novas receitas que costumam ser boas pedidas.

Rua Sampaio Viana, 276, Paraíso; @pistachio_bakery

Quitand’arte
As melhores padarias - QuItandarte
Foto: Ricardo D’Angelo

Com o melhor do jeitinho mineiro de receber bem, o Quitand’arte é um misto de café com empório trazido direto da querida Beagá pelos irmãos Iara e Rafael Rodrigues. Uma boa pedida é tomar o café no local e depois abastecer a despensa de casa com compotas, queijos, doce de leite e outras mineirices. Localizado na região de Pinheiros, oferece brunch aos fins de semana e feriados, das 9 às 14 h.

Imperdível – O pão de queijo feito com queijo canastra, que pode ser saboreado puro ou recheado com pernil na lata, requeijão de corte, ovo com gema mole, picles de cebola-roxa e coentro; e o bolo de coco cremoso, feito pudim.

Rua Joaquim Antunes, 391, Pinheiros, tel. (11) 2384-9439; @quitandarte

Sagrado Boulangerie

A ideia era poder levar pães de qualidade à porta da casa dos moradores de Alphaville. Assim nasceu a padaria sobre rodas. Mais do que um food truck, tudo ali foi pensado para que os pães chegassem ainda quentinhos e para que o comensal se sentisse em uma loja. Por isso, o cliente entra no caminhão e fica no mesmo patamar que o atendente para escolher confortavelmente da vitrine quais receitas quer levar. A frota cresceu e, hoje, além dos trucks, a Sagrado conta ainda com duas lojas físicas.

Imperdível – O croissant, bem folhado e com boa dose de manteiga, e o bem molhadinho bolo de tapioca com coco e doce de leite – feito a partir de uma receita secreta, tem a dose certa de açúcar.

Diversos endereços, consulte no site sagradoboulangerie.com

Santo Pão

Nascida em 2013, a Santo Pão é destino certo para quem deseja aproveitar um bom café da manhã. Croissants, pães de grãos e brioches são algumas das receitas que conquistam os comensais em São Paulo desde então. Porém, hoje o cardápio vai além da primeira refeição do dia, com opções de almoço executivo e refeições leves, caso da tapioca guaca, com frango, guacamole, tapioca com grãos e acompanhada de salada verde.

Imperdível – O croissant com bastante chocolate e o bolo de cenoura com camadas de ganache fazem qualquer dia mais feliz.

Rua Padre João Manuel, 968, Cerqueira César, tel. (11) 2309- 5594; santopao.com.br 

São Domingos

Desde 1913 – fundada por Domingos Albanese, italiano da Calabria – oferece o melhor filão de pão italiano da cidade. De casca crocante e massa muito macia, tira qualquer um do regime. Massas secas, queijos e linguiças artesanais penduradas fazem parte do ambiente.

Imperdível – Além do pão italiano, o pão de linguiça e o zeppola, também conhecido como bolo de São José, um delicioso creme de confeiteiro em massa choux.

Rua São Domingos, 330, Bela Vista, tel. (11) 3104-7600

St. Chico
As melhores padarias - St. Chico
Foto: Ricardo D’Angelo

A chef boulangère Helena Mil-Homens é quem está à frente dessa padaria artesanal com DNA europeu e alma tupiniquim. Tanto é que, já pelo nome, fica evidente o intercâmbio entre França e Brasil. O discreto imóvel no Largo da Batata atende aos moradores da região que passam por lá para levar para casa os saborosos filões 100% artesanais e de fermentação natural.

Imperdível – As baguettes de farinha orgânica e fermento natural são a assinatura da casa. Vale apostar ainda no famoso pão francês, no brioche e nos macios croissants.

Rua Fernão Dias, 461, Pinheiros, tel. (11) 3031-5096; @stchicopadar

União Fialense

Essa é uma das casas mais tradicionais da cidade, fundada em 1962 e comandada pelos sócios Augusto Júnior, Fernando Antônio Alves e Paulo Pinho. Seu nome é inspirado em uma pequena região portuguesa, próxima da Serra da Estrela. Além da parte de panificação, destaque para seus diferentes bufês, caso do concorrido almoço, frequentado pelos executivos da Berrini; mesa de salgadinhos no chá da tarde e sopas à noite para os dias mais frios. O pão na chapa com manteiga e requeijão é quase obrigatório.

Imperdível – Os pães de fermentação natural, o pão sueco, o croissant e uma deliciosa torta de morangos, em que a fruta fresca casa perfeitamente com o creme.

Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 1709, Brooklin, tel. (11) 5506-3717;  uniaofialense.com.br

Villa Grano

Da série de padarias completas, que servem desde o pão na chapa, do café da manhã, até a pizza do jantar. Com duas unidades, uma na Vila Clementino e outra na Vila Madalena, a Villa Grano serve pães de fermentação natural, doces diferenciados e buffet de sopas, que faz bastante sucesso entre os clientes. Atende toda a família.

Imperdível – Os pães de fermentação natural e o buffet de sopas.

Rua Wizard, 500; e Rua Borges Lagoa, 371; villagrano.com.br

Zan Pan

Gabriella Zanforlin trata seus pães como verdadeiras obras de arte. Um a um, a padeira prepara seus filões de fermentação natural e os expõe em sua pequena, porém aconchegante, padaria. Além de artesanais, as receitas levam ingredientes orgânicos, como a farinha, que chega do Paraná. A Zan Pan também oferece opção de assinatura para que o cliente receba os pães em casa.

Imperdível – No espaço, todos os dias é possível encontrar os pães sourdough, integral, baguette, multigrãos e de azeitona. Mas não deixe de perguntar sobre o especial do dia, que varia entre pães de forma, focaccia e pão de linguiça.

Rua Clodomiro Amazonas, 1158, Loja 67, Vila Nova Conceição, tel. (11) 3044-2128; zanpan.com.br

Sorocaba, SP

Padaria Real

Os amantes da coxinha não podem deixar de conferir o quitute da Padaria Real, em Sorocaba. Fundada em 1957, por José Vicente de Souza, juntamente com seus pais e seu irmão, foi uma das pioneiras no quesito padaria e hoje conta com quatro lojas, todas em Sorocaba. Apesar do nome consolidado, em 1993, a família acrescentou ao cardápio a coxinha de frango com Catupiry, responsável por fazer o estabelecimento famoso, inclusive em outras cidades. Os moradores garantem que é difícil encontrar algum turista, que esteja visitando Sorocaba e que não saiba da fama da tal coxinha.

Imperdível – A coxinha, é óbvio. O quitute é envolto por uma casquinha extremamente crocante e fina e pode ser com ou sem Catupiry. A casca é tão fina que algumas partes chegam a desmanchar na mão, mas o melhor é que ela é sequinha, e apesar de esfarelar, não deixa os dedos oleosos.

Diversas unidades, consulte no site padariareal.com.br   

Teresópolis, RJ

Padaria Império
As melhores padarias - Padaria Imperio
Foto: Ricardo D’Angelo

Pedro Alves é um dos responsáveis pelo sucesso da padaria, inaugurada em 1959. O pai dele comprou o negócio do amigo, depois que o mesmo adoeceu e não conseguiria dar continuidade, em 1991. Hoje, a Império é um dos pontos de referência da cidade e acabou de passar por uma reforma. Os pais já estão na fase final de transição, deixando a empresa sob os cuidados dos filhos. Não há quem não conheça a Império e que não fale maravilhas dos pãezinhos franceses, carro-chefe da casa, que foca em produtos de padaria tradicional.

Imperdível – O pão francês da Império é para ninguém colocar defeito. Ele fica ótimo na chapa, ou nos sanduíches. Acompanhado do café coado deles, não há pedida melhor.

Avenida Delfim Moreira, 501, Várzea, tel. (21) 2742-0876; @padimpe 

Tiradentes, MG

Pandoro Padaria e Confeitaria

Recém-inaugurada, a casa é o coroamento do longo trabalho de 11 anos do padeiro Ricardo Gonzalez, que é de Petrópolis, RJ, e especializou-se em pães étnicos, integrais e de longa fermentação, todos artesanais. Abre diariamente, das 6 às 22 horas.

Imperdível – Pão da Salvação 100% integral, de longa fermentação, cheeseburger no pão de abóbora, sanduíche de pernil no pão cubano com coleslaw e minipães indianos com banana, canela e mel.

Rua dos Inconfidentes, 488, tel. (32) 3355-2754; pandorotiradentes@gmail.com

Destaques

Juquehy, SP

Feito à Mão

Cibele e Renato Costa se conheceram durante as férias no Nordeste e em cerca de dois meses já estavam casados. Por 17 anos, ela trabalhou como corretora de imóveis, mas quando veio a primeira filha e as contas apertaram, aventurou-se no universo da panificação, para ter uma renda extra. Autodidata, ela se viu cada vez mais envolvida na área e passou a estudar fermentação natural. A produção caseira não deu mais conta de tantas encomendas, e Renato não conseguia mais fazer as entregas de bicicleta. Foi então que compraram um trailer, em novembro de 2016, que ficava estacionado próximo à rua da Praia de Juquehy. A temporada foi um sucesso e, um ano depois, o casal já estava instalado no ponto que hoje é um dos sucessos da cidade.

Na Feito à Mão, os clientes fazem fila para garantir a fornada do dia, que tirando os pães tradicionais, nunca é igual. O espaço é aconchegante, mas conta com apenas duas mesas, para quem quiser tomar o café por ali mesmo. A opção é sempre pão na chapa, com requeijão e geleia e pode vir acompanhado de ovos mexidos. Até o final do ano, o casal pretende inaugurar a nova unidade, na Praia da Baleia. Fora de temporada, eles só abrem de sexta-feira a domingo.

Imperdível – O pão de azeite é coisa de outro mundo. Supermacio, fica delicioso com uma manteiguinha, na chapa. Experimente também o pão de pimenta e o de parmesão.

Avenida Mãe Bernarda, 856, Juquehy, São Sebastião, tel. (12) 99711-6264; @feitoamao_paoartesanal

As melhores padarias - Feito a mão
As melhores padarias - Feito a mão
As melhores padarias - Feito a mão

    Belo Horizonte, MG

    Cum Panio

    A butique de pães artesanais é fruto da paixão do casal Luciana Martins e Camilo Lima Gazzinelli, por diferentes tradições de panificação. Depois de muitas pesquisas, testes e intercâmbio de imersão em diversos países, a dupla se especializou em receitas que contam histórias de culturas próximas e distantes. A origem das massas e os tipos de fermentação natural são os mais diversos: pães chatos da Índia, pães brancos franceses e italianos, integrais e de centeio alemães, recheados suíços, condimentados marroquinos. Também há receitas exclusivas, desenvolvidas na casa. Na loja, é possível degustar café espresso mineiro ou cappuccino. Além dos mais diversos pães, há croissants, brioches, broinhas, brownies.

    Imperdível – Sucesso absoluto é a baguette de grãos – baguette tradicional acrescida de gergelim branco, preto e semente de girassol torrados. A crocância da crosta junto à proporcionada pelos grãos agrada em cheio. E fica uma delícia com manteiga, geleias, queijos e antepastos. Uma combinação perfeita é um espresso com um pedaço do pão citrus saído do forno: chocolate belga meio amargo derretendo, com notas de laranja e a crocância das avelãs.

    Rua do Ouro, 292, Serra, tel. (31) 3225-5246; cumpanio.co

    As melhores padarias

    Rio de Janeiro, RJ

    The Slow Bakery

    Padeiro autodidata que criou The Slow Bakery, Rafa Brito Pereira é referência em panificação no Rio – e quiçá no país. Nascida nas feiras gastronômicas promovidas pela Junta Local, a marca logo avançou para um ponto no bairro de Botafogo, onde conta também com espaço de café. No ano passado, foi inaugurada uma venda de pães, que ocupa a garagem do T.T. Burger, em Ipanema.

    Imperdível – A panelinha de ovo com gema mole, em cama de molho de tomate artesanal, vem acompanhada de pão sourdough. O croque do padeiro traz queijo meia cura artesanal, presunto, molho bechamel e Dijon no pão sourdough.

    Rua São João Batista, 93, Botafogo; Rua Barão da Torre, 422, Ipanema; theslowbakery.com.br

    As melhores padarias
    Fotos: Samuel Antonini | Divulgação

      São Paulo, SP

      Deli Garage

      A jovem Fernanda Valdívia se formou em gastronomia no Senac Águas de São Pedro, em 2005. Passou quatro anos trabalhando com Laurent Suaudeau e depois rumou em direção à Europa para trabalhar com confeitaria. De volta ao Brasil, ajudou a desenvolver o projeto da Padoca do Maní, mas decidiu não continuar na casa para partir em voo-solo. Na pequena e charmosa Deli Garage, Fernanda coloca em prática tudo o que aprendeu no decorrer dos anos. A casa localizada na Vila Madalena, próxima ao Beco do Batman, conta com mais de 20 opções de pão de fermentação natural divididas entre filões, baguettes, brioches, focaccia, e outros.

      A Deli Garage não funciona apenas como padaria, mas também é rotisserie. Fernanda é apaixonada por todas as receitas que evoluem naturalmente com o tempo, por isso, além de pães, a chef gosta de trabalhar com produtos curados, fermentados, desidratados, conservados etc. Esses ingredientes podem ser encontrados nas opções de pratos e sanduíches da casa. Completam o cardápio deliciosos doces e bebidas.

      Imperdível – Não deixe de provar a tartine de salmão curado com guacamole, o croissant servido quente com geleia ou manteiga e o pain au chocolat.

      Rua Medeiros de Albuquerque, 431, Vila Madalena, tel. (11) 35787768; deligarage.com.br

      As melhores padarias - Deli Garage
      Fotos: Ricardo D’Angelo
      As melhores padarias - Deli Garage
      As melhores padarias - Deli Garage

        Fazemos Pão

        Quem passa pela calçada da Rua Simão Álvares logo é atraído pela janela que mostra os pães sendo preparados delicadamente. Enquanto algumas massas descansam, esperando o fermento agir, outras saem do forno para abastecer a vitrine ao lado. É ali que o comensal pode escolher qual receita vai compor sua mesa. Em comum, todas são feitas com matéria-prima de qualidade e respeito aos tempos e processos.

        O espaço foi inaugurado no ano passado pelo casal Priscila Imai e Thiago Dragão, que passou um bom tempo estudando e testando receitas, antes de dar vida à casa. Além dos pães de fermentação natural, o comensal pode aproveitar os cafés especiais, drinques como o espresso tônica, e o achocolatado. O menu de doces também faz bonito, com opções que vão desde cookies até brownies, incluindo o queridinho bolo gelado de pistache. Quem busca um lanche rápido, os sanduíches feitos na baguette são práticos e saborosos.

        Imperdível – O pão de queijo faz jus ao nome, em que o queijo da Canastra entra sem mesquinharias. A dica é chegar lá por volta das 10 da manhã, quando a fornada sai quentinha, ou levá-los congelados para tê-los em casa a qualquer hora. O pão de azeitonas também é um dos queridinhos da clientela.

        Rua Simão Álvares, 127, Pinheiros; fazemospao.com

        As melhores padarias - Fazemos pão
        As melhores padarias - Fazemos pão
        As melhores padarias - Fazemos pão

           

          Etiquetas
          Mostrar mais

          Beatriz Albertoni

          A paulistana divide-se entre duas paixões: jornalismo e gastronomia. Formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, a repórter está na redação de Prazeres da Mesa desde 2015. Adora conhecer histórias, viajar e apreciar um bom show de rock, além de nunca recusar bolo acompanhado de cafezinho.

          Isabel Raia

          Na equipe desde 2014, Isabel Raia é editora de Prazeres da Mesa. É formada em jornalismo, pela PUC-SP e pela Universidad de Castilla-La Mancha (na Espanha), e pós-graduada em Cozinha Brasileira, pelo Senac. Isabel tem na gastronomia uma de suas grandes paixões (principalmente se a receita incluir queijo ou chocolate).

          Stephanie Vapsys

          Foi vendendo cupcakes na feira de empreendedorismo da escola, aos 15 anos, que Stephanie Vapsys se encantou pela confeiteira e, posteriormente, pela gastronomia. A jovem que nunca recusa um docinho ou um convite para jantar, decidiu cursar jornalismo na Faculdade Cásper Líbero por ser fã de literatura e fascinada por contar boas histórias. Desde 2015, na redação de Prazeres da Mesa, a repórter tem a oportunidade de conviver diariamente com sua grande paixão. Entre viagens, idas ao teatro ou ao cinema sempre aproveita a deixa para conhecer um bom restaurante por perto.

          Artigos relacionados

          Botão Voltar ao topo