Destaque PrincipalNotíciasReportagens

Manu Buffara representa Curitiba em evento #50BestTalks, em Paris

A chef do restaurante Manu, em Curitiba, participou do encontro de chefs #50BestTalks na capital francesa

A chef paranaense Manu Buffara colocou Curitiba no mapa gastronômico global, durante um congresso dos melhores chefs do mundo em Paris. Ela foi convidada pela organização The World’s 50 Best Restaurants para participar do encontro de chefs #50BestTalks: Além das Fronteiras, apresentado pela Miele. Ela foi única brasileira entre sete cozinheiros. Manu palestrou ao lado do chef Mauro Colagreco do Mirazur, eleito o Melhor Restaurante do Mundo em 2019.

O amor por Curitiba

“Curitiba me faz feliz! A cidade acredita em mim, acredita nas minhas ideias,” afirmou a chef, para a plateia de mais de 400 pessoas. “A cozinha nos dá o poder de transformar e podemos usar a comida e a agricultura para mudar uma cidade. Quando eu vou trabalhar, falo para as minhas filhas, ‘mamãe não vai para o trabalho; mamãe vai mudar o mundo’. Não posso mudar o mundo, mas posso começar na minha cidade.”

No auge de seus 35 anos, Manu falou sobre os projetos do seu restaurante. A casa ganhou o Miele One To Watch Award na edição de 2018 de Latin America’s 50 Best Restaurants. O prêmio reconhece um restaurante com forte potencial para fazer parte da lista nos próximos anos. Ela mencionou a criação das hortas urbanas em Curitiba. Além dos esforços para eliminar lixo no Manu, o projeto de abelhas nativas e a filosofia de trabalhar com ingredientes locais do sul do Brasil. “Para conseguirmos realizar mudanças, temos que conectar as pessoas” contou a chef, mencionando a rede de mais de 100 produtores ao redor de Curitiba que trabalham com o Manu. “Precisamos de polinização, precisamos educar as nossas crianças, precisamos nos reconectar com a comida e entender as suas origens.”

Continua após o anúncio

Além do Manu, a chef se prepara para um novo desafio, o restaurante Ella, seu primeiro em Nova York, nos Estados Unidos, com abertura prevista para dezembro deste ano ou janeiro de 2020.

Precisamos consumir mais vegetais

Em conversa com jornalistas internacionais, após a palestra, Manu também comentou sobre os incêndios em Rondônia. “Isso aconteceu não porque um fazendeiro decidiu colocar mais vacas, aconteceu porque estamos consumindo mais carne. Precisamos consumir mais vegetais. Segundo a lei brasileira, as empresas têm que dar carne todos os dias para os funcionários. O problema não é só no Brasil, mas também na Argentina, Bolívia, no mundo. Temos o poder de informar as pessoas, de educar. A situação só muda depois disso. O incêndio é um problema enorme, mas há outros problemas antes do incêndio também.

Panorama geral do evento

Com o tema “Além das fronteiras,” o congresso no Musée du Quai Branly teve o objetivo de explorar a universalidade da cozinha. Quando recebeu o título de  Melhor Restaurante do Mundo, com o Mirazur, em junho, o chef argentino Mauro Colagreco disse: “A Argentina é o pais das minhas raízes; o Brasil é o pais que me deu o amor da minha vida; a França representa o meu treinamento culinário; e mais da metade da minha equipe vem da Itália. A cozinha não tem fronteiras. Através da cozinha, todos podem se expressar, onde quer que estejam.”

Tomando o palco no evento #50BestTalks, o argentino falou da nova cozinha francesa, que é “sem limites, sem fronteiras”. O terceiro palestrante foi o chef Dan Barber do restaurante Blue Hill at Stone Barns, em Nova York. Ele contou sobre a necessidade de respeitar a natureza e a diversidade para garantir um melhor futuro. Completando a sequencia de palestras, houve uma discussão em painel sobre o futuro da cozinha francesa entre os chefs Alain Passard, do Arpége, Romain Meder, do Alain Ducasse au Plaza Athénée e Bertrand Grebaut, do Septime.

A chef paulista Janaina Rueda do Bar da Dona Onça, no centro de São Paulo, também viajou para Paris para acompanhar o evento. A Casa do Porco, do casal Janaina e Jefferson Rueda, entrou no ranking The World’s 50 Best Restaurants 2019 na posição 39. A próxima edição de Latin America’s 50 Best Restaurants será anunciada no dia 10 de outubro em Buenos Aires.

Manu Buffara representa Curitiba em evento #50BestTalks em Paris
Manu Buffara ao lado dos cheff Mauro Colagreco e Dan Barber I Foto: Divulgação

Por Laura Price

 

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo