BrasileiraDestaque Principal

Fitó, um pedaço do Piauí em São Paulo

A cozinha é comandada por Cafira Foz, uma cearense que passou grande parte da vida em Teresina e leva seu jeito arretado para os pratos

Informações
Cidade: São Paulo, SP
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2773, Pinheiros
Site: fitocozinha.com.br
Telefone: (11) 3032-0963

Por Isabel Raia
Fotos Ricardo D’Angelo

Em meio aos barulhos e ares cinza da pauliceia, a casa com fachada azul e branca, paredes cobertas por plantas e alma essencialmente feminina é o lugar ideal para quebrar a rotina. A cozinha é comandada por Cafira Foz. Ela é cearense, mas passou grande parte da vida em Teresina e leva seu jeito arretado para os pratos do Fitó, restaurante com base na culinária piauiense.

A carne de sol é maioria ali e merece cada mordida. O pastel de banana-da-terra com o ingrediente dá o pontapé inicial para a refeição. Ele pode ser seguido pela salada sertaneja, que não tem nada de sem graça. É daquelas feitas para fazer feliz mesmo quem pensa que salada é coisa de “dieta”. Com um delicioso molho agridoce, ela leva agrião, rúcula e alface, ovo cozido, tomate assado e, claro, carne de sol – aqui, vale pedir o queijo coalho à parte.

Continua após o anúncio

Se a fome for maior, a aposta é o contrafilé de carne de sol selado na manteiga de garrafa com purê de cará e vinagrete. Um prato que reúne alguns dos melhores sabores do Nordeste.

Bobó de camarão também está presente no cardápio do restaurante e recheia o pastel, enquanto a casquinha de siri com dendê e farofa da casa faz pedir bis. Há ainda uma opção especial para cada dia da semana, de maria isabel a peixe na tapioca e arroz de capote.

Entre as bebidas, as opções com álcool privilegiam ingredientes brasucas, caso de cachaças artesanais, gim nacional, maracujá, jabuticaba, cupuaçu e açafrão-da-terra. Aos abstêmios, a carta de refrescos segue a mesma linha e oferta cajuína, mate gelado, cupuaçu soda, e outros, como vinagreira (chá de hibisco com mix de limões e gengibre).

Na hora da sobremesa, doces de limão (sazonal) ou de caju típicos do Piauí são bem equilibrados e leves, além de virem acompanhados de um irresistível requeijão de corte nordestino. Em meio a criações verde-amarelas, contrasta o destaque no menu ao chocolate belga para descrever o bolo, que mais valia ser enobrecido por sua calda de cupuaçu.

Por fim, não pule o café especial da Fazenda Pessegueiro, localizada na região paulista da Alta Mogiana, redondo e com bom dulçor.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar