CafeteriaRestaurantes

Acervo Café, espaço acolhedor de cafés especiais em Brasília

O café comandado por Paulo Lins começou pequeno, servindo apenas dois tipos de grãos especiais até que caiu no gosto da vizinhança e teve de se expandir

Um lugar meio escondido está chamando atenção em Brasília, especialmente de quem aprecia cafés especiais e ambiente acolhedor. Em meio a oficinas mecânicas, lojas de peças para automóveis e confecções está o Acervo Café.

Acervo Café
Fotos: Luciana Barbo

No início, o empreendimento do jovem Paulo Lins, de apenas 23 anos, ocupava a recepção da academia de lutas de sua família. Ali, ele oferecia apenas dois grãos, passados em moedor manual e extraídos por Aeropress, Hario V60 ou Chemex. Logo, a vizinhança começou a apreciar a novidade e, quatro meses depois, era quase impossível atender à demanda.

Foi aí que Paulo decidiu instalar sua cafeteria no primeiro andar do mesmo prédio. Em vez de uma reforma, detonou mais o ambiente que já apresentava algumas rachaduras e outras avarias no piso e nas paredes. Os móveis e objetos foram garimpados em sites de usados, ferros-velhos e lojas comuns. Para arrematar o ambiente vintage, ele escolheu samambaias e outras plantas. A sensação é de estar em uma casa dos anos 1970, cheia de bossa e aconchego.

Continua após o anúncio

O menu traz três tipos de café brasileiro e três tipos importados. As opções, selecionadas pela qualidade e pela inovação, mudam mensalmente. Em janeiro, uma das atrações foi o Bourbon Barrel Aged, da Alta Mogiana, cujos grãos da variedade Tupi foram maturados em barris de uísque de milho.

Acervo Café
Fotos: Luciana Barbo
Para comer

A sensação do lugar é o coffee cake, torta de chocolate com café criada por Abigail, a mãe de Paulo, e aperfeiçoada nos últimos 18 anos. Também vale provar o bolo de cenoura com generosa calda de chocolate e a torta cremosa de frango. O cardápio enxuto reúne ainda duas opções vegetarianas (bruschetta de tomate e nhoque com pomodoro e manjericão). A comida é “feita com amor” e a experiência é única.

Acervo Café

Acervo Café – QE 40, conjunto H, lote 18, sobreloja, Guará 1, tel. (61) 99665-5588, Brasília, DF; @acervocafe


*Por Luciana Barbo

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo