Contemporânea

Hotel Marina All Suites 

Informações
Cidade: Rio de Janeiro, RJ
Endereço: Av. Delfim Moreira, 696, Leblon
Telefone: (21) 2172-1100

Por Mariella Lazarretti

Foto Ricardo D’Angelo

Lydia Gonzalez, chef que aos 31 anos comanda a cozinha executiva do Hotel Marina All Suites, foi estagiária no Bar D’Hotel (o restaurante do hotel, apesar do nome) e no Bar do Lado, aos 20 anos, quando Paulo Martins e Daniela Dahoui passaram por ali como chefs executivos. Depois disso, ela deslanchou em uma carreira meteórica pontuada por uma parada no Sawasdee e no comando de três cozinhas do Sushi Leblon, aos 21. Até que, estimulada pelo pai, saiu em um mochilão pela Europa por três anos. “Ele achava que eu devia experimentar muitas cozinhas, conhecer restaurantes”, diz Lydia. Com isso, fez estágios no Kabuki de Paris, no restaurante do catalão Santi Santamaria e com os irmãos Roca no El Celler de Can Roca.  O resultado da intensa experiência no exterior conduziu-a a exercer uma cozinha brasileira moderna e saborosa, leve e afetiva, que pode ser experimentada nos novos cardápios do Bar D’Hotel e do Bar do Lado, desde que assumiu o comando da cozinha executiva do Marina All Suites.

Continua após o anúncio

Muita gente boa passou pela cadeira do hotel antes dela. Gente diversa como Danio Braga, Felipe Bronze e Maria Victoria. Lydia engata na linha de cozinha arejada, com pegada brasileira, usando produtos de várias regiões do país e executando-os de maneira eclética e moderna. A salada morna de feijão Santarém com lagostim recebe o caldo de tucupi no prato à moda moderninha. Um clássico de boteco como o camarão empanado é feito com farinha panko e castanha-do-brasil – e de acompanhamento vem com chutney de cajá. O risoto de beterraba leva queijo da Canastra, brotos orgânicos e nibs de cacau brasileiro.

Lydia desempenha a profissão com leveza, ousadia e afeto.  Acerta ao banhar um clássico medalhão de mignon em chocolate orgânico 100%, contrapondo-o à doçura de um mil-folhas de batata-doce, mandioquinha e batata-inglesa. E, na sobremesa, agarra o comensal com uma pavlova linda, leve e feminina e com o bolo morno de chocolate e café resgatado do livro da avó Eugênia – que, na versão da neta, leva creme inglês com cumaru.

Uma boa pedida, enfim, para quem quer comida universal com afeto brasileiro, tendo o mar do Leblon como testemunha.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo