Frutos do Mar

Bazzar ao Mar

Informações
Cidade: Rio de Janeiro, RJ
Endereço: Rua Barão da Torre, 538, Ipanema
Telefone: (21) 3202-2284

Por Ursula Alonso Manso
Fotos Rodrigo Azevedo/ divulgação

A ideia da restauratrice Cristiana Beltrão era criar um espaço com a cara do verão carioca, que privilegiasse os peixes e frutos do mar e não fosse engessado como um restaurante – oferecendo pequenas porções (é possível pedir uma única ostra) e vinhos em meia taça (excelente notícia nestes tempos de crise). Mas, para o cardápio do Bazzar Ao Mar sair do papel, foi preciso muita pesquisa. Uma história de êxitos e também de frustrações.

Com apoio de Jonas Leite, doutor em biologia marinha e pesquisador do Projeto Meros do Brasil, Cristiana conseguiu desenvolver um fornecedor local para entregar o camarão fresco (sem adição de sulfito), servido cru na varanda do Bazzar. As torradinhas que acompanham o petisco são salpicadas do verde de algas cultivadas em Barra de Guaratiba e o siri-açu, recheando pastéis ou gratinado com purê de funcho e chicória, vem de manguezais sustentáveis de Niterói. “A ideia era trabalhar só com fornecedores do estado, a exceção ficou por conta das ostras e dos mexilhões, que não temos por aqui com qualidade e segurança alimentar. As vieiras e os beijupirás são trazidos de Ilha Grande”, afirma. “Mas mesmo as ostras e os mexilhões chegam frescos”, diz Cristiana, acrescentando que, por não conseguir ouriços frescos e não aceitar o produto congelado vindo de São Paulo, o chef Claudio de Freitas desistiu de incluir a opção no menu.

Continua após o anúncio

Assado inteiro, o peixe depende da pesca do dia. “Ainda existe muito preconceito contra o que não é cherne ou robalo, mas a gente não se limita a isso, o limite é dado pela sazonalidade. Aqui você pode encontrar até a desconhecida prejereba”, afirma Cristiana, sem medo de dizer “não tem” ao cliente. “Não vamos ao mercado ao lado comprar um ingrediente industrializado para substituir algo que acabou.”

 

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.