Prazeres da mesa

Árabe, Bar, Bistrô

HAZ

Foi observando a avó, que a chef Katia Hannequim aprendeu a cozinhar. No Haz, ela mescla toques da cozinha europeia com clássicos do Oriente Médio, passando por Marrocos, Israel, Turquia, Síria e Jordânia

Por: Prazeres Da Mesa | 8.aug.2018
HAZ RJCastilho (8)

Árabe, Bar, Bistrô

contatos: (21) 3114-0780

Por Ursula Alonso Manso

Fotos RJ Castilho

O carioca Haz – sorte, em árabe – é um misto de bistrô e bar, que reúne sabores do Oriente Médio, em um menu com receitas de Marrocos, Israel, Turquia, Síria e Jordânia. Seus pratos apresentam ainda toques da culinária europeia, com forte influência moura, como a mussaca grega (lasanha de berinjela e batata, recheada de carne moída).

Entre shakshukas (ovos moles no molho de tomate, ligeiramente picante) e schnitzels (frango à milanesa consumido pelos judeus, que não comem copa-lombo da receita alemã), ganham destaque as seis versões dos mezzes, pratos compostos por um pouco de cada preparo, combinando picles de repolho-roxo, tabule, homus (pasta de grão-de-bico), babaganuj (pasta de berinjela), coalhada e uma proteína (mínicaftas envoltas em pau de canela, quibe cru, michuís ou espetos de mignon), que servem de uma a quatro pessoas.

Mas que fique claro: cada porção ali desvenda um sabor distinto, graças ao ras el hanout (mistura de especiarias), diferente para cada preparo. “Usamos em torno de 50 tipos de tempero, de pétalas de rosa a cominho”, afirma a chef Katia Hannequim, à frente da casa. Uma boa opção é o mezze israeli, com o famoso falafel da chef, que arrasta uma legião de fãs para as feiras da Junta Local, das quais ela participa. Carioca e autodidata, Katia aprendeu a cozinhar olhando a avó armênia, que morreu sem dominar o português. “Dona Fada tinha uma geladeira só para a coalhada, feita com leite fervido”, diz a chef, responsável pelo bufê, que leva seu nome.

01/12

localização

Praça Santos Dumont, 126, loja A, Gávea
Rio de Janeiro, RJ

Mais Restaurantes

Restaurantes