Destaque PrincipalItalianaRestaurantes

Maiale Restaurante, cozinha clássica italiana no interior de Góias

Para ir sem pressa, o restaurante serve massas e pães feitos na própria casa, escoltada por cerca de 460 rótulos de vinhos de sua carta

Na charmosa cidade histórica de Pirenópolis, em Goiás, o Maiale (que significa porco, em italiano) proporciona uma experiência deliciosa com cozinha caprichada. Além de carta de vinhos excelente, com cerca de 460 rótulos, digna de figurar na edição de 2018 da revista americana Wine Spectator, que premia as melhores cartas do mundo (3.759 no total, com apenas sete casas no Brasil).

Esse projeto bem-sucedido nasceu da amizade de dois casais de Goiânia. Os advogados Alexandre e Daniela Kafuri e os empresários Sérgio e Simone Araújo há sete anos decidiram reformar a antiga casa que existia no local. Mas, deixaram alguns elementos originais, como as paredes de adobe (barro amassado), criando um ambiente agradável e aconchegante.

Maiale Restaurante
Foto Divulgação

O cardápio segue a linha italiana clássica com massas mais simples. Caso do spaghetti al sugo com manjericão. Também têm opções mais elaboradas, como as recheadas de pato desfiado e servidas com o molho do próprio assado. Há ainda opções de risotos, peixes e frutos do mar (de Santa Catarina), além de aves. Como confit de pato, carnes bovina, de porco e de cordeiro, que podem receber acompanhamentos de massas com manteiga e sálvia, risotos ou lentilhas de Puy. Alguns dos pratos, como a lasanha, são finalizados no forno a lenha.

Continua após o anúncio
Maiale Restaurante
Foto Divulgação

100% artesanal

A panificação e as massas frescas são feitas ali mesmo. Comece sua experiência com a saborosa focaccia com alecrim. Ela pode ser acompanhada de uma entrada que traz mortadela e presunto italianos, bolinhas de mussarela fresca, queijo grana padano e legumes grelhados. Prossiga pelo variado cardápio, que inclui ainda uma boa seleção de sobremesas.

Quem coordena a cozinha é o empresário Sérgio Araújo. Também músico, ele de vez em quando, se apresenta com sua banda no Maiale. A música ao vivo, aliás, faz parte das atividades da casa. A música está sempre presente nos jantares nos fins de semana. Alexandre Kafuri, que há anos trabalha no mercado de vinhos (além de se dedicar à advocacia), cuida da adega. A carta de uísques traz cerca de 50 rótulos, e o Maiale é um “habano’s point”, o que significa que há boas opções de charutos cubanos.

O Maiale é um lugar para você ir sem pressa, aproveitando cada momento, seguindo o ritmo da cidade.

*Por Solange Souza

Maiale Restaurante
Foto Divulgação
Maiale Empório e Restaurante

Rua do Rosário, 34, Centro, Pirenópolis, GO, tel. (62) 3331-1918; fb.com/maiale.restaurante

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo