Destaque PrincipalMercadoRestaurantes

Mercado de Produtores/Uptown, espaço carioca de produtos orgânicos e artesanais

De cafés especiais à peixes frescos e açougue vegano, o mercado na Barra de Tijuca reúne uma infinidade de opções

Tudo começou na década de 1970, no Mercado São Pedro, em Niterói, no Rio de Janeiro. Foi lá que o imigrante italiano Nivero Amendola estabeleceu sua Peixaria Brasil, mais tarde rebatizada como Delta Mare Pescados. Moradora da Barra da Tijuca, no Rio, Vanessa Ribeiro não se importava em percorrer cerca de 40 quilômetros para comprar na Delta Mare e ter à mesa peixes da costa fluminense, sempre frescos. Logo, amigos foram fazendo encomendas. Então, formou-se um grupo de WhatsApp e ela passou a fornecer também para condomínios vizinhos no bairro.

Em julho de 2017, Vanessa e Alexandra Amendola, nora de Nivero, abriram o Emporium San Pietro, no Mercado de Produtores, no Shopping Uptown. Ali, além de oferecer os produtos Delta Mare, que conta com quatro barcos próprios, e realizar entregas para cerca de 500 clientes da Zona Oeste à Zona Sul do Rio, as sócias introduziram um cardápio que vai da manjubinha frita à feijoada de frutos do mar, passando por sushis e sashimis.

Seguindo a tradição do Mercado São Pedro, o cliente pode, ainda, escolher o peixe e pedir para que ele seja preparado na hora, frito ou grelhado. Ainda dá para pedir acompanhamentos como arroz, pirão, aipim frito e salada verde. “Aos fins de semana, as pessoas vêm para cá no pós-praia. Pedem bastante a lagosta e a cavaquinha, grelhadas na hora, com manteiga e vinho branco”, diz Vanessa.

Continua após o anúncio
Mercado de Produtores
Fotos Divulgação

Boas compras

Mercado de Produtores
André Deolindo, do Produtos D.O.C I Foto Alfredo Viana/Divulgação

A ida ao Mercado de Produtores também rende boas compras. No espaço, inspirado no Mercado da Ribeira, em Lisboa, marcam presença fornecedores de produtos orgânicos, cafés especiais, cervejas artesanais, vinhos e espumantes. Um dos quiosques mais movimentados é o Produtos D.O.C. De André Deolindo, o box vende queijos de pequenos produtores de todo o país. “Estamos trazendo uma linha de búfala orgânica, com coalho, mussarela, ricota e manteiga produzidos em Itororó, na Bahia, na fazenda da família do ator Marcos Palmeira”, diz André.

Para comer, outras boas pedidas incluem a Parrilla del Mercado, com cortes da Argentina e do Uruguai; o Açougue Vegano e suas famosas coxinhas de jaca; o Armazém Casa Brasileira, bastante procurado pelas ostras frescas e os melhores bolinhos de bacalhau do mercado; e o também disputado Ceviche da Fabi, que serve não só o prato clássico. Tem ceviche nas versões tropical (com manga e tomate-cereja); mexicana (abacate, tomate, pimentas dedo-de-moça e habanero); thai (na marinada de leite de coco e curry); e mediterrânea (na marinada de limão-siciliano).

A Tio Ruy Beer House, por sua vez, tem cardápio desenvolvido pelo chef Marcelo Barcellos, do Barsa. Em 2018, a casa da sommelière Marcela Oberlaender, que conta com 12 torneiras dedicadas exclusivamente aos chopes brasileiros, deverá, ainda, inaugurar espaço para cursos de produção de cerveja no Mercado de Produtores.

Mercado de Produtores
Emporium San Pietro I Foto Márica Moreno/Divulgaçaõ

*Por Ursula Alonso Manso

Mercado de Produtores

Avenida Ayrton Senna, 5500, Shopping Uptown, Barra da Tijuca, tel. (21) 3030-5500, Rio de Janeiro, RJ.

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo